terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Insaciável (Levottomat,Finlândia,2000,111 mins)
Minha nota: [7,5] -
Por Wendell Borges - 04/11/2008

Comentário: Este filme finlandês dirigido e escrito por Aku Louhimies com a colaboração de Aleksi Bardi narra uma trama envolvendo um médico chamado Ari, interpretado por Mikko Nousiainen, o sujeito é viciado em sexo e não consegue se apaixonar por nenhuma mulher.

Sentindo um vazio em sua vida por causa desta sua frieza para com os relacionamentos íntimos, ele acaba conhecendo na praia uma garota chamada Tiina (Laura Malmivaara), ela aceita um convite para ir até o apartamento de Ari e lá fazem sexo. Tiina se apaixona por ele apesar de seus avisos sobre sua frieza para com os relacionamentos. Ela o apresenta ao seu grupo de amigos, a sacerdotisa Hanna-Riikka (Irina Bjorklund) e seu namorado Riku (Valtteri Roiha), Illona (Matleena Kuusniemi) e seu namorado Stig (Petteri Summanen). Após conhecer o grupo de amigos de Tiina diversas relações surgem a partir do momento em que as mulheres do grupo começam a se sentir atraídas por Ari. Há também no filme a participação de Roope (Samuli Edelmann), companheiro de trabalho de Ari, cujo casamento com a mulher Piia (Vilma Melasniemi) está sendo abalado pelo alcoolismo de Roope.

O filme é envolvente, tem cenas quase pornográficas, nudez masculina e feminina, orgias e muitas cenas de sexo. Apesar da frieza e da antipatia do personagem principal, aborda com desenvoltura, mas sem muita profundidade, temas como amor, desejo, sexualidade, traição e frustrações.


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Quando começei a faculdade de medicina, fiz uma lista dos meus sonhos. Muitas crianças, uma casa na praia, paz mundial, família, um emprego que valesse a pena e uma mulher para poder amar. Alguns sonhos se tornaram realidade, outros, não. Outros, não interessam. Minha vida está vazia. Não tenho sentimento algum.

2 - Ari conhece Tiina na praia após algumas crianças passarem por cima da toalha dele.

3 - Esta é Paivi. (Ari apresenta rapidamente a mulher com que ele estava transando para Tiina, ela havia acabado de chegar com um bolo para comemorar o aniversário dele e se decepciona ao ver Paivi saindo da casa de Ari)

4 - Eu quero todas vocês! (grita Ari para Tiina, ela responde: Mude essa mentalidade seu idiota!

5 - Stig, Riku, llona e Hanna-Riikka (a dona do barco) se apresentam a Ari quando Tiina o leva para conhecê-los.

6 - Na brincadeira do "Eu nunca..." Ari diz: Eu nunca me apaixonei por ninguém. Tiina se sente ofendida e sai do lugar. Todos estavam numa roda de fogueira perto da praia.

7 - Ari conversa com llona que diz a ele também nunca ter se apaixonado por ninguém, ela está com Stig apenas por convenção social. Os dois transam em um quarto sem que Tiina saiba.

8 - Vá se danar! sua maldita cadela hipócrita! (Ilona discute com Hanna-Riikka que queria conversar sobre o relacionamento dela às escondidas com Ari)

9- Não teria acontecido se a gente trepasse (é o que llona diz a Stig quando ele flagra ela com Ari na própria casa)

10 - Piia é a esposa de Roope. Ele conta a Ari que ela o abandonou para sempre por causa de seu alcoolismo.

11 - Hanna-Riikka apesar de relutante também não resiste a Ari, os dois transam, mas no dia seguinte Riku diz não ter sentido nada e que ele foi uma grande decepção.

12 - A mãe de Ari morre. Quem dá a notícia a ele é Tiina, esta cena ocorre quando Ari vai até a casa dela pegar alguns pertences dele que ficaram lá. Ari termina o filme com Hanna-Rikka, ele diz a Tiina que não poderá viver com ela e vai se encontrar na igreja com seu verdadeiro amor.


Sinopse: O Insaciável mostra um retrato desolador dos adolescentes finlandeses dos dias de hoje, entre as tradicionais pressões culturais e uma busca incessante do prazer. Ari trabalha como médico de emergência em uma ambulância e tem muitos encontros casuais no seu tempo livre. Até que um dia Tina conhece Ari na praia e vai para casa com ele. Ela quer que ele se torne um parceiro estável e, com orgulho, apresenta-o para seus amigos mais próximos. Só que Ari é um rapaz que perdeu a paixão pela vida, a não ser por um enorme impulso sexual que o faz estar sempre pronto a satisfazer os seus desejos carnais com qualquer garota disposta a um pouco de sexo descomprometido. Apesar de atraente e inteligente, não tem qualquer sensibilidade em relação aos valores morais, nem distingüe a importância das várias pessoas na sua vida, procurando saber o menos possível em relação às suas parceiras e fugindo às conseqüências de uma ligação emocional.

Ficha Técnica: Levottomat,Finlândia,2000,111 mins - Diretor: Aku Louhimies - Kuusniemi, Valtteri - Produção: Markus Selin - Roteiro: Aleksi Bardy - Fotografia: Mac Ahlberg - Trilha Sonora : Leri Leskinen - Duração:110 min. Ano: 2000 - País: Finlândia. Elenco: Mikko Nousianinen, Laura Malmivaar, Irina Bjorklund, Petteri Summanen, Matleena.
___________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário