sábado, 29 de novembro de 2008

O Rolo compressor e o violinista (Katok I Skripka,URSS/Russia,1961,44 mins)
Minha nota: [9,0] -
Por Wendell Borges - 29/11/2008

Comentário: Lançado pela continenal, este média-metragem do grande gênio russo Andrei Tarkovksy (1932-1986) além de ter sido seu primeiro filme, realizado com apenas 28 anos como conclusão do curso de cinema, trouxe para o diretor o prêmio de reconhecimento como Melhor filme de estudantes de cinema de Nova York. Trata-se de um média-metragem de apenas 44 minutos, feito de forma elaborada para criar imagens poéticas e simbólicas, personagens enquadrados de forma simétrica com câmera baixa e alta, dimensionando os personagens no cenário, utilização da grua e da profundidade de campo extraindo das cenas belas imagens, uma marca que o autor aprimoraria no decorrer de sua carreira.

O jovem Igor Fomchenko, interpretando o músico violinista de apenas 7 anos chamado Sasha e Vladimir Zamansky (1927), um operário chamado Sergei, que trabalha dirigindo um rolo compressor, estabelecem uma relação de amizade, simbolismo para mostrar a difícil relação da arte com a força, a brutalidade com a delicadeza e o afastamento das classes populares com o universo da arte.



Há toda uma simbologia política por trás das ações das personagens femininas, a mãe e a professora, ambas conservadoras entram em choque com o jovem Igor. Ele tenta apresentar a arte ao operário, enquanto este mostra como se defender dos inimigos . Os dois combinam de assistir o filme "Chapayev-O Soldado Vermelho" realizado em 1934, dirigido pelos irmãos Georgi (1899-1946) e Sergei Vasilyev (1900-1959) e que se tornou símbolo da pobreza estética dos anos 50 na antiga URSS. O filme narrava a história do comandante Chapayev, que comandou parte do Exército vermelho na longa briga com o Exército branco pelo comando da URSS.

Apesar da proibição da mãe, Sasha vai ao encontro do amigo operário, este encontro ocorre apenas na imaginação do menino, uma alusão à utopia de um dia vermos uma grande parte da população valorizando e dedicando-se ao estudo da estética, apreciando com criticidade as obras de arte.


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - O final, com Sasha correndo em direção a seu amigo subindo no rolo compressor. A arte unindo-se com a força para transformá-la.

Sinopse: A amizade de um garoto pobre que estuda violino, com um motorista de um rolo compressor.


Ficha Técnica: Título original: Katok i Skripka (URSS, 1960) - Diretor: Andrei Tarkovski - Elenco: Igor Fomchenko, Vladimir Zamansky, Marina Adzhubei, Yura Brusser - Idioma: Russo (2.0) - Legendas: inglês, espanhol, português - Gênero: Drama - Duração: 44 min. Cor - Distribuidora: Continental.
____________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário