quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O Sobrevivente (Rescue Dawn, EUA,2006, 126 mins)
Minha nota: [7,0] -
Por Wendell Borges - 13/11/2008

Comentário: Dirigido pelo alemão Werner Herzog (1942), um dos principais diretores de filmes de arte da década de 80 e um dos responsáveis pelo movimento do novo cinema alemão, realizador de obras como O Enigma de kaspar Hauser e Fitzcarraldo (1982), este longa é uma adaptação do seu documentário O Pequeno Dieter Precisa Voar realizado em 1997 com a participação do verdadeiro Dieter Dengler.

O filme narra a fuga de Dengler, piloto da marinha americana, interpretado por Christian Bale. Ele caiu no Laos durante a Guerra do Vietnã, tornando-se prisioneiro de guerra e sofrendo diversas torturas junto a um grupo de 6 prisioneiros: Gene (Jeremy Davies), Duane (Steve Zahn), Y.C. (Galen Yuen), Phisit (Abhijati 'Muek' Jusakul) e Procet (Chaiyan 'Lek' Chunsuttiwat). Dieter usa todo o seu conhecimento para arquitetar uma fuga mirabolante do campo de prisioneiros do Camboja.

O filme tem ritmo lento e o espectador precisa de um pouco de paciência para acompanhar as duas horas de torturas e correrias na selva. Destaque para a boa interpretação de Steve Zahn que recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de melhor ator.

Este é apenas o segundo filme que assisto do diretor Werner Herzog. Estão na minha lista para conferir posteriormente: Fitzcarraldo (1982), Stroszek (1977), Woyzeck (1979), Onde sonham as formigas verdes (1984), Cobra Verde (1987), O Homem-Urso (2005) e documentário Além do Azul (2005).

Obs: O verdadeiro Dieter Dengler faleceu em Mill Valley na Califórnia no ano de 2001. Dieter Dengler (1938-2001)

Curiosidade: - Herzog escreveu seu primeiro roteiro aos 15 anos de idade.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Gene está usando uma roupa com o nome Quo Vadis nas costas.
2 - Prateleira de cima, um peru. Não daqueles de Ação de Graças, mas um peru enorme, de 16kg, com um peito igual ao de Jane Mansfield (Duaine conversando com Dieter e Gene na mesa) 01:02:51
3 - Phisit, Procet, Y.C, Duane e Gene eram os outros prisioneiros que estavam com Dieter
4 - Logo após o resgate Dieter Dengler foi reformado e virou piloto civil de testes. Ele sobreviveu a mais quatro acidentes de avião.
5 - Duane é degolado por homens da aldeia, na sequência há várias tentativas de confundir o espectador mostrando Dieter tendo alucinações e pesadelos com Duane, mas a brincadeira para e finalmente vemos que Duane realmente morreu. Dieter é resgatado poucos momentos depois.

Curiosidades sobre o filme O Sobrevivente:

- Steve Zahn perdeu 18 quilos para interpretar seu personagem em O Sobrevivente.
- As filmagens ocorreram entre 22 de agosto e 17 de outubro de 2005.
- Não havia trailers para os atores e integrantes da equipe técnica durante as filmagens.
- Baseado no documentário Little Dieter Needs to Fly (1997), também dirigido por Werner Herzog.
- O orçamento de O Sobrevivente foi de US$ 10 milhões.

Sinopse: Piloto alemão da marinha americana, Dieter Dengler caiu no Laos durante a Guerra do Vietnã. Tornou-se prisioneiro de guerra e foi brutalmente torturado. Junto com outros prisioneiros, americanos e vietnamitas, organiza plano de fuga.


Ficha Técnica: Título Original: Rescue Dawn - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 126 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2006 - Site Oficial: http://rescuedawn.mgm.com - Estúdio: MGM / Gibraltar Films / Top Gun Productions / Thema Production - Distribuição: MGM / California Filmes - Direção: Werner Herzog - Roteiro: Werner Herzog - Produção: Elton Brand, Harry Knapp e Steve Marlton - Música: Klaus Badelt - Fotografia: Peter Zeitlinger - Direção de Arte: Arin "Aoi" Pinijvararak - Figurino: Annie Dunn - Edição: Joe Bini.
________________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Esse filme não foge em nada do tipo de história de prisioneiros que tentam escapar de uma espécie de prisão. Mas a direção consistente e firme do Herzog mantém o bom ritmo durante todo o filme.

    ResponderExcluir