domingo, 23 de novembro de 2008

O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of The Sierra Madre,EUA,1948,126 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 22/11/2008

Comentário: John Huston (1906-1987) e seu pai Walter Huston (1884-1950) juntos em um clássico filme americano que mistura vários gêneros como aventura, drama, faroeste e suspense. No elenco de O Tesouro de Sierra Madre temos o ícone Humphrey Bogart (1899-1957), aqui fazendo o papel de um homem chamado Fred C. Dobbs que se junta a outros dois homens, Bob Curtin, interpretado pelo ator Tim Holt (1918-1973) e o pai do diretor John Huston, Walter Huston, no papel que lhe deu o oscar de melhor ator coadjuvante, um velho mineiro chamado Howard.

O roteiro, agraciado com o oscar em 1949, foi escrito por John Huston baseado em obra de um escritor anarquista cujo pseudônimo é B. Traven, sua data de nascimento e morte são incertas, mas segundo fontes pesquisadas nasceu na Alemanha em 1890 e faleceu na capital mexicana em 1969. No final dos anos 70, Will Wyatt e Robert Robinson da BBC fizeram um documentário sobre ele chamado B.Traven: A Mystery solved e lançaram também um livro. Aqui no Brasil foi lançado pela editora Dinal a obra O Visitante e Outras Histórias que reúne dez dos melhores contos de Traven.

A trama de O Tesouro de Sierra Madre gira em torno dos personagens Fred, Bob e Howard que vão até o México garimpar na Serra Madre do título e lá enfrentam muitos problemas, que vão desde a ganância e a mesquinharia humanas perpassando pela frieza dos fenônemos naturais. Eles enfrentam bandidos mexicanos, desabamentos e animais venenosos do deserto, além do sol castigante. Um outro componente se junta ao trio em determinado momento do filme, o personagem James Cody vivido pelo ator Bruce Bennett que também está atrás do cobiçado ouro de Sierra Madre. Um grande filme, vencedor de três merecidos oscars, John Huston levou também o prêmio de melhor diretor. Recebeu uma indicação para melhor filme, mas perdeu para o Hamlet de Laurence Olivier.

Curiosidade: Confira esta interessante matéria publicada pela revista Veja sobre um dos mais peçonhentos personagens do filme, o Monstro-de-gila. Sua saliva deu origem a um novo remédio para o diabetes tipo 2. [clique aqui para acessar a matéria].

Anotações para quem já viu o filme (Wendell-Notes)

1 - Monstro-de-gila é o nome do lagarto que se esconde quando Curtin tenta fazê-lo sair do buraco. Durante esta cena Fred desconfia que Bob estava atrás dos sacos de ouro que ele havia escondido entre as pedras. Por coincidência Bob tenta retirar o monstro-de-gila justamente no local onde Fred havia escondido seu ouro. [O monstro-de-gila (Heloderma suspectum) é um lagarto venenoso da família dos helodermatídeos , encontrado no sudoeste dos E.U.A. e noroeste do México, com até 60 cm de comprimento coloração preta e rosada. É o único lagarto venenoso do mundo].
2 - Quando Cody leva um tiro no pescoço durante o tiroteio com os bandidos mexicanos, Fred, Howard e Bob lêem a carta de sua mulher Helena escrevera para ele, numa clara atitude de demonstrar humanidade nesta aventura onde o homem é lobo do homem.
3 - Voces dois devem ter nascido num encontro evangélico, Fred ironizando a atitude de Howard e Bob de darem um quarto de seu ouro à viúva de Cody.
4 - No final ninguém ficou com o ouro, Fred é morto pelos bandidos mexicanos e Howard juntamente com Bob gargalham a brincadeira da natureza. Um forte furacão leva o ouro que os bandidos haviam jogado fora pensando que se tratava só de areia.

Sinopse: Baseado na obra de B. Traven, acompanhe a história de Dobbs e Curtin, que se conheceram no México, onde fizeram um trabalho temporário juntos. Um velho minerador os convence a gastar o dinheiro comprando equipamentos para mineração, pois com sua experiência, eles poderiam ganhar muito mais do que têm atualmente. É um filme sobre a ganância e o que as pessoas fazem por dinheiro. Oscar de Melhor Direção, Ator Coadjuvante (Walter Huston) e Roteiro Adaptado.

Ficha Técnica: Direção: John Huston - Roteiro: B. Traven (romance), John Huston - Gênero: Aventura/Drama/Faroeste - Origem: Estados Unidos - Duração: 126 minutos.
___________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário