quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Quanto mais quente melhor (Some like it Hot,EUA,1959,122 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 13/11/2008

Ninguém é perfeito!

Comentário: Obra-prima de Billy Wilder (1906-2002) traz Marilyn Monroe (1926-1962), Tony Curtis (1925) e Jack Lemmon (1925-2001) em grandes atuações.

Na Chicago de 1929, Joe interpretado por Tony Curtis e Jerry vivido por Jack Lemmon são músicos desempregados, Joe toca Sax e Jerry é contrabaixista, ambos estão desesperados por trabalho.

Após conversarem com Sig Poliakoff (Billy Gray) que está precisando de duas garotas que toquem justamente Sax e Contrabaixo os dois resolvem se disfarçar de garotas para não perderem a oportunidade de viajar para Miami e ganhar algum dinheiro.

Ao chegarem na oficina para pegar o carro de uma das namoradas de Joe, eles acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, ao ver o criminoso Spats Colombo (George Raft: 1895-1980) e seus comparsas aniquilarem Charlie Palito "Toothpick Charlie "(George E. Stone) e toda a sua gangue (na vida real tratou-se da história da chacina de sete mafiosos de Chicago em 1929, no dia de São Valentim envolvendo o famoso Al Capone).

Os dois são vistos por Spats e fogem da oficina sendo perseguidos pelos mafiosos, conseguem escapar e resolvem deixar a cidade. Apesar de Joe hesitar no início disfarçar-se de garota, acaba sedendo devido à iminência da morte pelos sanguinários mafiosos. Eles então embarcam no trem para tocar na banda de garotas da Sweet Sue (Joan Shawlee: 1926-1987) e suas Sincopadoras.

Joe passa a se chamar Josephine, enquanto Jerry adota o nome de Daphne, eles embarcam no trem que vai para Miami, Flórida junto com as outras garotas da banda. Jerry acaba se apaixonando pela belíssima Sugar Kane, interpretada pelo símbolo Marilyn Monroe. Quando chegam em Miami, um milionário chamado Osgood (Joe E. Brown) se apaixona por Daphne e Joe resolve se fazer passar por um milionário chamado Shell Petróleo Júnior para tentar conquistar Sugar Kane.

Uma convenção de criminosos chamada Amigos da Ópera Italiana, traz à cidade Spats Colombo e sua gangue, então Joe e Jerry se vêem novamente ameaçados tendo que fugir apressadamente do Hotel. No final, após Colombo e seus comparsas serem assassinados por um mafioso rival chamado Little Bonaparte (Nehemiah Persoff), Joe, Jerry, Sugar Kane e o milionário Osgood escapam num iate.

Obs: Marilyn Monroe casou-se três vezes e divorciou-se dos três maridos:
Arthur Miller (29 Junho 1956 - 20 Janeiro 1961) (divorciada)
Joe DiMaggio (14 Janeiro 1954 - 27 Outubro 1954) (divorciada)
James Dougherty (19 Junho 1942 - 13 Setembro 1946) (divorciada)

Obs 2: A atriz Barbara Drew que interpreta Nellie, uma das ex-namoradas de Joe faleceu em 2001. Barbara Drew (1916-2001)


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - No início um tiroteio entre policiais e bandidos que levavam bedidas dentro de um caixão no carro. Grande cena, com batidas de carro e belos enquadramentos. (Chicago - 1929) Os bandidos conseguem escapar levando o caixão até a capela funerária.
2 - E se Mary Pickford se divorciar de Douglas Fairbanks? ( Joe )
3 - Jerry (Jack Lemmon) escapa da batida policial à falsa Funerária
4 - Nellie Weinmeyer é a garota de Joe que indica o emprego no qual eles tem que se disfarçar de garotas. Eles correm para falar com Sig Poliakoff, mas quando descobrem que a banda é composta apenas por mulheres ficam chateados, porém Jerry dá a idéia de se fantasiarem de mulheres e embarcar para Miami.
5 - Charlie Palito é acusado por Spats Colombo de o denunciar para a polícia.
6 - Sr.Bienstock, o empresário e Sweet Sue recebem Daphne (Jerry/Jack Lemmon) e Josephine (Joe/Tony Curtis) no trem de embarque para Miami.
7 - Joe toca Sax e Jerry Contrabaixo.
8 - Joe e Jerry flagram Sugar Kane bebendo uísque dentro do banheiro. Ela pede Josephine e Daphne/Jerry para que não contem nada a Sweet Sue.
9 - Osgood Field III se apaixona por Daphne, ela se apresenta como Cinderela II quando ele calça nela o sapato que havia saído de seu pé.
10 - No grupo regido por Sweet Sue e suas Society Syncopators a personagem de Marylin Monroe toca guitarra Havaiana.
11- Shell Petróleo Júnior, personagem interpretado por Tony Curtis disfarçando-se de rico milionário para tentar fisgar a bela Sugar Kane.
12 - Tenho discos novos do Rudy Valle. ( Osgood conversando no telefone com Josephine.)
13 - Joe disfarçado de Shell Petróleo diz já ter feito de tudo para resolver seu problemas de impotência, visitou Freud e os famosos irmãos Mayo (os doutores Dr. William James Mayo e Dr. Charles H. Mayo-1898-1968), mas nada de cura para sua impotência.
14 - For he's a jolly good fellow,For he's a jolly good fellow,For he's a jolly good fellow,Which nobody can deny - Little Bonaparte e a máfia cantando para homenagear Spats Colombo. Um homem sai de dentro do bolo com uma metralhadora e fuzila Spats e seus guarda-costas advogados.
15 - Chega disso Sugar. Homem nenhum vale a pena (Nesta cena, Joe beija Sugar vestido como Josephine enquanto é perseguido pelos capangas de Little Bonaparte. Sugar estava cantando no saguão do hotel junto com Sweet Cane e as outras garotas da banda)
16 - Sugar corre atrás de Joe e Jerry para fugir com eles no Iate de Osgood. Jerry faz várias revelações dizendo que não pode ser casar com ele e então revela que é um homem e Osgood diz: Ninguém é perfeito!

Premiações:
- Ganhou o Oscar de Melhor Figurino - Preto e Branco, além de ter recebido outras 5 indicações: Melhor Diretor, Melhor Ator (Jack Lemmon), Melhor Direção de Arte - Preto e Branco, Melhor Fotografia - Preto e Branco e Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou 3 Globos de Ouro: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jack Lemmon) e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Marilyn Monroe).

Elenco: Marilyn Monroe (Sugar Kane) - Tony Curtis (Joe / Josephine) - Jack Lemmon (Jerry / Daphne) - George Raft (Spats Colombo) - Pat O'Brien (Mulligan) - Joe E. Brown (Osgood Fielding III) - Nehemiah Persoff (Bonaparte) - Joan Shawlee (Sweet Sue) - Billy Gray (Sig Poliakoff) - George E. Stone (Toothpick Charlie) - Dave Berry (Beinstock).

Sinopse: Chicago, 1929. Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) são músicos desempregados, que estão desesperados por trabalho. Eles acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, assistindo o criminoso Spats Colombo (George Raft) e seu cúmplice aniquilarem Toothpick Charlie (George E. Stone) e sua gangue. Forçados a apressadamente deixarem a cidade, Joe e Jerry pegam o primeiro trabalho que podem arrumar: tocar na banda de garotas da Sweet Sue (Joan Shawlee) e suas Sincopadoras. Em trajes femininos, os dois se juntam ao resto da banda em um trem que vai para Miami, Flórida. Diante desta situação, Joe adota o nome de Josephine e Jerry torna-se Daphne. De repente eles vêem Sugar Kane (Marilyn Monroe), a vocalista da banda de Sweet Sue. Jerry se apaixona na hora, mas Joe o lembra que ele não pode se fazer notar. Porém, após chegarem a Miami, um milionário (Joe E. Brown) se apaixona por Daphne e Joe resolve se fazer passar por um milionário para tentar conquistar Sugar, tudo isto em meio à uma reunião dos Amigos da Ópera Italiana, uma convenção de criminosos que traz à cidade Spats Colombo e sua gangue.

Curiosidades:
- Inicialmente era idéia do diretor Billy Wilder que Frank Sinatra interpretasse Jerry e Daphne.
- A escolha inicial de Billy Wilder para a personagem Sugar Kane não foi Marilyn Monroe, mas sim Mitzi Gaynor.
- Marilyn Monroe queria que Quanto Mais Quente Melhor fosse rodado a cores, já que seu contrato estipulava que todos os seus filmes deveriam ser a cores. Monroe somente concordou com que o filme fosse rodado em preto e branco após ser convencida por Billy Wilder, que usou como argumento o fato de que a maquiagem utilizada por Jack Lemmon e Tony Curtis ao se travestirem de mulher deixava suas peles com um tom esverdeado.
- Foram necessárias 47 tomadas para que a cena em que a personagem de Marilyn Monroe diz a fala "It's me, Sugar" ficasse pronta. A atriz sempre trocava a fala ou para "Sugar, it's me" ou para "It's Sugar, me". Após a 30ª tomada, o diretor Billy Wilder resolveu escrever em um quadro-negro a fala correta, para que Monroe não mais se confundisse.
- Outra cena que precisou de um grande número de tomadas foi quando a personagem de Marilyn Monroe procurava em várias gavetas e precisava dizer "Where's the bourbon?". A atriz trocava sempre a fala para "Where's the whiskey?", "Where's the bottle?" ou "Where's the bonbon?" e, após a 40ª tomada, o diretor Billy Wilder resolveu escrever dentro de uma das gavetas a frase correta. Como ainda assim Monroe se confundia, pois se esquecia em qual gaveta estava a fala que precisava dizer, Wilder escreveu "Where's the bourbon?" dentro de todas as gavetas as quais a atriz precisaria abrir. Esta cena precisou ser rodada 59 vezes até que ficasse na forma correta.
- Após várias tomadas de uma cena em que precisava beijar Marilyn Monroe, o ator Tony Curtis comparou a sensação de beijar a atriz como sendo idêntico a beijar Adolph Hitler.
- Em uma pré-estréia de teste, o público riu tanto na cena em que Jack Lemmon anunciava seu noivado que muitos diálogos não foram acompanhados pelo público. O diretor Billy Wilder resolveu então rodar novamente a cena, colocando algumas pausas entre as falas e adicionando o movimento dos chocalhos, feito por Lemmon.

Ficha Técnica:Título Original: Some Like It Hot - Gênero: Comédia - Tempo de Duração: 122 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 1959 - Estúdio: United Artists / Ashton Productions / Mirisch Company - Distribuição: United Artists - Direção: Billy Wilder - Roteiro: I.A.L. Diamond e Billy Wilder, baseado em estória de M. Logan e Robert Thoeren - Produção: Billy Wilder - Música: Adolph Deutsch - Direção de Fotografia: Charles Lang - Direção de Arte: Ted Haworth
Figurino: Orry-Kelly- Edição: Arthur P. Schmidt.
_____________________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Esse filme é ótimo!
    Outro dia estava passando na televisão e eu morri de rir.
    Excelente lembrança!

    Beijocas

    ResponderExcluir