terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sonhos de Mulheres (Kvinnodrom,Suécia,1955,87 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 18/11/2008

As mulheres romantizam a razão
(Sra. Lobelius,personagem de Ingá Landré)

Comentário: O Centro Cultural Banco do Nordeste aqui em Juazeiro do Norte está exibindo este mês de novembro a "Mostra 3 Décadas de Ingmar Bergman". Já foi exibido este mês Monika e o Desejo (1953), dia 12/11, e hoje tive o prazer de conferir mais duas excelentes obras deste maestro da sétima arte. Os filmes exibidos hoje, dia 18 de novembro, foram Noites de Circo (1953) e Sonhos de Mulheres (1955). A Mostra encerrará dia 25/11 com o filme Sorrisos de uma Noite de Amor (1955).

Na sessão das 18:47 foi exibido o filme Sonhos de Mulheres, uma das obras-primas do diretor antes de se consagrar em Cannes e ganhar prestígio mundial. Aqui ele faz um estudo psicológico dos sonhos, anseios e desespero de duas mulheres, a fotógrafa de moda chamada Susanne Frank, interpretada por Eva Dahlbeck,e a jovem modelo Doris, vivida por Harriet Andersson. Eva Dahlbeck atuou em 1948 no filme Eva cujo roteiro foi escrito por Bergman. Ela faleceu dia 08 de fevereiro deste ano, aos 87 anos, em consequência do Mal de Alzheimer.

Destaques para as cenas em que Doris passeia na montanha russa com o milionário Otto Sonderby (Gunnar Bjorstrand: 1909-1986) e o duelo entre Susanne e a esposa de Henrik Lobelius (Ulf Palme: 1920-1993), interpretada pela atriz Inga Landgré (1927). Henrik teve um caso com Susanne, caso este que ela tenta reatar ao ligar para ele, a princípio rejeitando o convite Henrik acaba cedendo à tentação de encontrá-la.

Destaque para a bela fotografia de Hilding Bladh (1906-1982). Bladh trabalhou com Sven Nykvist em Noites de Circo (1953).

Obs: Ingá Landré foi uma bela atriz que nunca ganhou fama apesar de ter atuado em "O Sétimo Selo" e "No Limiar da Vida", ambos de Bergman.

Curiosidade: Bergman faz uma rara ponta como o homem com o poodle no hotel. Confesso que nem percebi esta ponta, apenas após o filme um amigo me informou esta curiosidade. Eu havia lido apenas o enredo no encarte do filme e não reparei que lá comentava esta curiosidade, quem sabe numa possível revisão futura do filme eu confira a ponta do diretor que me passou despercebida.


Atriz (Eva Dahlbeck: 1920-2008)
Alguns dos filmes mais importantes da carreira de Eva Dahlbeck.

Páginas Íntimas (1966) (Longa-metragem)
No Limiar da Vida (1958) (Longa-metragem), Stina Andersson
Sonhos de Mulheres (1955) (Longa-metragem), Susanne
Uma Lição de Amor (1954) (Longa-metragem), Marianne Erneman
Quando as Mulheres Esperam (1952) (Longa-metragem), Karin
Eva (1948) (Longa-metragem), Susanne
Kärlek och störtlopp (Love Goes Up and Down) (1946), Vivi.




Sinopse: Susanne Frank é uma fotógrafa de moda em Estocolmo e que acabou o relacionamento amoroso que mantinha com um homem casado, Henrik Lobelius, que vive com a esposa e os filhos em Gothenburg. Um dia Susanne vai à cidade de Henrik para fotografar um jovem modelo, Doris, que enfrenta problemas com o namorado. Doris se identifica com Susanne e conta a ela sobre seu caso com um homem mais velho, o Consul Otto Sönderby, e a dificuldade que enfrenta com a filha do amante. Enquanto isso, Susanne decide ligar para Henrik e marca um novo encontro. Que será descoberto pela esposa dele, causando um grande conflito entre todos.

Ficha Técnica: Título original: Kvinnodröm (Suécia, 1955) - Diretor: Ingmar Bergman- Idioma: Sueco - Legendas: Português - Gênero: Drama - Duração: 84 min. P&B - Distribuidora: Versátil. Elenco: Harriet Andersson, Eva Dahlbeck, Gunnar Björstrand, Ulf Palme, Inga Landré, Sven Lindberg, Kerstin Hedeb.
______________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário