sábado, 27 de dezembro de 2008

007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No, EUA,1962, 111 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 27/12/2008

Comentário: Este foi o primeiro filme da grande série do agente 007 criado por Ian Flemming (1908-1964) em 1953. O charme da produção ainda hoje continua bastante especial, apenas as cenas de ação soam hoje um tanto desengonçadas, mas a narrativa fluente, a excelente atuação de Connery, o melhor ator que já encarnou o agente 007 e o vilão Dr. No bem interpretado por Joseph Wiseman, sem esquecer é claro a beleza de Ursula Andress no papel da primeira bondgirl chamada Honey Ryder, e a famosa cena na qual ela sai do mar carregando suas conchas na ilha Crab Key, fazem deste primeiro filme da série que atualmente se encontra na 22ª produção um dos melhores já realizados.

Vale ressaltar também a direção elegante do já falecido diretor chinês Terence Young (1915-1994) e a belíssima fotografia de Ted Moore.

Obs: Não deixe de visitar a Comunidade 007 Brasil. Um portal com tudo sobre o agente mais famoso do mundo.




O ator canadense Joseph Wiseman (1918) encarna o primeiro vilão da série, o Satânico Dr. No. Um agente da SPECTRE a serviço do mal. - SPECTRE significa: Especial Executiva de Contra-inteligência, Terrorismo, Retaliação e Extorsão. [Special Executive for Counterintelligence, Terrorism, Revenge, Extorsion."]



Anotações para quem já viu o filme [ Wendell - Notes ]

1 - SPECTRE - Especial executiva de contra-inteligência, Terrorismo, Retaliação e Extorsão.[ Special Executive for Counterintelligence, Terrorism, Revenge, Extorsion." ]
2 - Sylvia Trench interpretada por Eunice Gayson (1931) estava jogando Chemin de fer com James Bond no cassino logo no início do filme
3 - A secretária Moneypenny é a única atriz no elenco a usar sua voz real, todas as outras tiveram suas vozes dubladas.
4 - Bond recebe uma Walther PPK no lugar de sua velha Beretta que ele usava há 10 anos.
5 - Sr. Jones interpretado por Reginald Carter se mata com cianureto quando é capturado por Bond. Jones se fez passar por motorista para tentar enganar o agente 007.
8 - A secretária de Strangeways é assassinada logo no início do filme assim como o próprio Strangways que é assassino por um trio de falsos cegos negros.
9 - Savile Row é o nome do alfaiate que Bond diz ser o responsável por seus paletós.
10 - Quarrel (John Kitzmiller: 1913-1965) e Puss feller (Lester Prendergast) surpreendem o agente Bond que mesmo conseguindo derrubar os dois é logo pego por Felix Leiter (Jack Lord:1920-1998), mas este demonstra estar do lado de Bond e ser o agente enviado para ajudá-lo.
11 - Sra. Taro, papel da atriz Zena Marshall (1926), a secretária de Pleydell-Smith (Louis Blaazer:1925) revela ser uma vilã traidora.
12 - Quarrel é carbonizado pelo dragão mecânico quando estava na ilha com 007 e Honey. Quarrel estava com tanto medo do dragão, chegando a achar que era verdadeiro que acabou sendo morto.
13 - No final após destruir o Dr. No e sua estação nuclear, Bond beija a bela Honey em um barco enquanto é içado pelo navio resgate.

Sinopse: James Bond (Sean Connery) investiga o desaparecimento de um agente britânico. Em meio às suas investigações ele descobre o esconderijo do Dr. No (Joseph Wiseman), um gênio louco que pretende desviar o rumo dos foguetes americanos.

Curiosidades
- 007 Contra o Satânico Dr. No é o primeiro filme da série James Bond.
- Inicialmente estava previsto que o primeiro filme de James Bond seria 007 Contra a Chantagem Atômica, mas problemas legais com o co-autor do livro fizeram com que os produtores optassem por filmar antes 007 Contra o Satânico Dr. No.
- A escolha inicial do autor Ian Fleming para interpretar James Bond era o ator Roger Moore, que apenas não aceitou o papel por já estar comprometido com a série televisiva "O Santo".
- O personagem James Bond chegou a ser oferecido ao ator Max Von Sydow, que recusou o papel. Além de Von Sydow, outros atores chegaram a ser cogitados para interpretar Bond, como Cary Grant, David Niven, Trevor Howard e Rex Harrison.
- Sean Connery foi contratado para atuar como James Bond após ter seu nome sugerido pela esposa do produtor Albert R. Broccoli, que o tinha visto atuar em Darby O'Gill and the Little People.
- Ian Fleming, criador do personagem James Bond, queria que seu sobrinho, o ator Christopher Lee, fosse o intérprete do Dr. No. Lee terminou não sendo contratado para o papel, mas atuou em outro filme da série James Bond, 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro.
- Após não ter conseguido que Christopher Lee interpretasse Dr. No, o autor Ian Fleming convidou o ator Noel Coward para o papel, que respondeu dizendo: "Dr. No? No! No! No!".
- Todas as vozes femininas de 007 Contra o Satânico Dr. No foram dubladas por atrizes inglesas não-creditadas no filme. A única exceção foi Lois Maxwell, que interpreta a personagem Miss Moneypenny e que teve sua voz mantida no filme.
- A personagem Sylvia Trench, interpretada por Eunice Grayson, inicialmente seria uma personagem recorrente na série 007, sempre se envolvendo romanticamente com James Bond. A personagem apareceu ainda em Moscou Contra 007, mas não foi incluída em nenhum dos filmes seguintes de James Bond.
- Eunice Grayson foi a primeira - e única até o momento - Bondgirl a aparecer em dois filmes da série 007, interpretando a mesma personagem.
- A personagem Sylvia Trench foi inicialmente oferecida a Lois Maxwell, que terminou interpretando Miss Moneypenny em 007 Contra o Satânico Dr. No.
- Uma réplica de um quadro pintado pelo Duque de Wellington que fora roubado em 1960 e nunca mais encontrado pode ser visto no quartel-general do Dr. No.
- O escritório japonês da United Artists cometeu um erro ao interpretar o título original de 007 Contra o Satânico Dr. No, acreditando que o filme se chamasse "Dr.? No!". Vários pôsters com este título chegaram a ser produzidos, contendo ainda o seguinte slogan: "We don't want a doctor". O erro apenas foi descoberto pouco antes do lançamento do filme nos cinemas japoneses.
- Após ter estreado nos cinemas italianos, o Vaticano soltou uma nota oficial expressando sua desaprovação à moral pregada no filme.

Elenco: Sean Connery (James Bond) - Ursula Andress (Honey Ryder) - Joseph Wiseman (Dr. No) - Jack Lord (Felix Leiter) - Bernard Lee (M) - Anthony Dawson (Professor Dent) - Zena Marshall (Miss Taro) - John Kitzmiller (Quarrel) - Eunice Gayson (Sylvia Trench) - Lois Maxwell (Miss Moneypenny) - Peter Burton (Prefeito Boothroyd) - Monica van der Syl (Honey Ryder - voz)

Ficha Técnica: Título Original: Dr. No - Gênero: Aventura - Tempo de Duração: 111 minutos - Ano de Lançamento - (EUA): 1962 - Estúdio: Danjaq Productions / Eon - Distribuição: United Artists - Direção: Terence Young - Roteiro: Richard Mailbaum e Johanna Harwood, baseado em livro de Ian Fleming - Produção: Albert R. Broccoli e Harry Saltzman - Música: Monty Norman - Direção de Fotografia: Ted Moore - Desenho de Produção: Ken Adam - Direção de Arte: Syd Cain - Figurino: Tessa Welborn - Edição: Peter R. Hunt.
_________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Tadeu N/A9:50 AM

    Na minha modesta opinião, esse é o melhor 007, os outros são só os outros...

    ResponderExcluir