domingo, 7 de dezembro de 2008

Busca Implacável (Taken, EUA, 2008, 93 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 07/12/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): o diretor de fotografia Pierre Morel estreou em longas-metragens em 2004 com o filme B13: 13º distrito,um excelente filme de ação protagonizado por David Belle e Cyrill Raffaelli,dois grandes atletas que conferiram ao filme um ritmo vertiginoso. Neste Busca Implacável, Pierre não conta com atletas no nível dos dois atores citados, mas com um ator que apesar de passar toda a credibilidade nas cenas de ação, juntamente com os dublês em algumas delas, não consegue logicamente repetir o ritmo dos dois jovens de B13. O roteiro foi escrito por Luc Besson e Robert Mark Kamen.

O roteirista Robert Mark Kamen foi o autor dos roteiros da trilogia Karatê Kid, Máquina Mortífera 3, O Beijo do dragão, O Quinto elemento, Carga Explosiva 1,2 e 3 e do recente O Reino Proibido com Jet Li e Jackie Chan.

A ação aqui se concentra na personagem do irlandês Liam Neeson, (1952 - atualmente com 56 anos) interpetando um ex-agente da CIA (Central Intelligence Agency) chamado Bryan, que ameaça os homens que sequestraram sua filha, Kim, ridicularmente vivida por Maggie Grace ( da série Lost) de que eles pegaram a garota errada. O filme ainda conta com as atuações de Famke Janssen( a Jean Grey da trilogia X-Men), que interpreta Lenora, a ex-esposa de Bryan e mãe de Kim, e Xander Berkeley, no papel de Stuart, atual marido dela.

Busca Implacável é o chamado filme de "macho", onde o protagonista é uma espécie de Rambo (irnociamente é este o apelido dele) que sai detonando friamente todos os bandidos que lhe passam na frente, e claro, ninguém conseguirá pará-lo, já sabemos de antemão que ele vai conseguir resgatar a filha e que tudo é só questão de tempo.

A diferença em termos de qualidade de um filme como esse, e outras centenas que pipocam nas locadoras todos os meses, vindos de antigos astros B como Jean-Claude Van Damme, Steven Seagal e Dolph Lundgren está na atuação de Neeson e na direção de Morel, que mesmo não conseguindo repetir seu sucesso de 2004, fez um filme que é entretenimento indicado apenas para quem curte os filmes de ação no estilo rápido e rasteiro.

Curiosidade: Liam Neeson está atualmente com 56 anos, excelente forma atlética, desbancando ex-atletas como o hoje inchado e apático Steven Seagal de 57 anos.


Curiosidade 2: A data de nascimento do roteirista Robert Mark Kamen é misteriosa, fiz uma pesquisa na internet em vários sites e nenhum trás a informação de sua data de nascimento. Kamen fez bacharelado em Literatura na Universidade de Nova York e é Ph.D. em Estudos Americanos na Universidade da Pensilvânia. É produtor de vinho em Sonoma, Califórnia e reside em Nova York.


Lista de filmes roteirizados por Robert Mark kamen
[Fonte: Epipoca]
Busca Implacável (2008) (Longa-metragem), Escrito por
Carga Explosiva 3 (2008) (Longa-metragem), Personagens
Carga Explosiva 3 (2008) (Longa-metragem), Roteiro
Bandidas (2006)
Carga Explosiva 2 (2005) (Longa-metragem)
Carga Explosiva (2002) (Longa-metragem)
O Beijo do Dragão (2001) (Longa-metragem)
O Quinto Elemento (1997) (Longa-metragem)
Caminhando nas Nuvens (1995) (Longa-metragem)
Karatê Kid 4 - A Nova Aventura (1994) (Longa-metragem)
Máquina Mortífera 3 (1992) (Longa-metragem)
Karatê Kid 3 - O Desafio Final (1989) (Longa-metragem), Escrito por
Karatê Kid 3 - O Desafio Final (1989) (Longa-metragem), Personagens
Karatê Kid 2 - A Hora da Verdade Continua (1986) (Longa-metragem)
Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984) (Longa-metragem), Escrito por


Sinopse: Bryan (Liam Neeson) é um agente aposentado da CIA. Sua filha Kim (Maggie Grace) acaba de ser convidada por uma amiga para passar as férias dos seus sonhos em Paris. No entanto, mal chegam à cidade, as duas são seqüestradas por uma quadrilha internacional de traficantes de escravas brancas. No momento em que o rapto acontece, Bryan está falando com Kim pelo celular. Através do aparelho, ele mantém contato com o chefe da quadrilha. Porém, sem conseguir convencê-lo a libertar a jovem, Bryan precisará utilizar todo o conhecimento adquirido no serviço secreto para encontrá-la e se vingar dos seqüestradores.

Ficha Técnica: Diretor: Pierre Morel - Elenco: Liam Neeson, Maggie Grace, Famke Janssen, Xander Berkeley, Katie Cassidy, Olivier Rabourdin, Leland Orser. - Produção: Luc Besson, Pierre-Ange Le Pogam, India Osborne - Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen - Fotografia: Michel Abramowicz - Trilha Sonora : Nathaniel Mechaly - Duração: 93 min. - Ano: 2008 - País: França - Gênero: Suspense - Cor: Cor - Distribuidora: Fox Films - Estúdio: Europa Corp./ Twentieth Century-Fox Film Corporation - Classificação: 16 anos - Site: http://www.europacorp.com/dossiers/taken/
____________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário