sábado, 20 de dezembro de 2008

De Volta ao Vale das Bonecas (Beyond the Valley of the Dolls,EUA,1970,109 mins)
Minha cotação: 1/2
Filme Cult
Por Wendell Borges - 20/12/2008


"É o primeiro musical de rock de horror explícito" Roger Ebert

Comentário: Um filme do excêntrico Russ Meyer (1922-2004), um tarado por seios avantajados, diretor de clássicos cult como "Faster, pussycat! Kill! Kill! " estréia em um grande estúdio de Hollywood [20th Century Fox] com um filme que também tornou-se bastante cultuado, "De volta ao vale das bonecas" realizado em 1970. Este é um daqueles filmes onde tudo pode acontecer e as interpretações dos atores parecem ser o menos importante.

O colorido acachapante é um prazer visual à parte, méritos da fotografia de Fred J. Koenekamp (1922) e do estilo de Meyer que gostava de deixar tudo em foco. O contexto da época é alucinadamente retratado com jovens que só pensam em sexo, drogas, rock n'roll e uma festa atrás da outra.

Há sátiras ao boxeador Muhammad Ali (interpretado no filme por James Inglehart) e o músico norte-americano Phil Spector (1939), satirizado pelo ator John Lazar, que vive o personagem Z-man.

O roteiro foi escrito por Russ Meyer e pelo hoje respeitado crítico de cinema Roger Ebert. Nos extras há várias entrevistas com o elenco e o próprio Roger Ebert comenta o filme inteiro.

Curiosidade: O biógrafo Jimmy McDonough afirma que Russ Meyer foi virgem até os 23 anos. Meyer trabalhou como cinegrafista durante a segunda guerra mundial. Fotografou 8 das 12 primeiras coelhinhas de Hugh Hefner. O imoral Sr. Teas foi o primeiro filme de Russ, filmado em 1959 ao custo de US$ 25 mil. Uma das coisas que Meyer adorava era o foco. Ele achava que tudo devia estar perfeitamente em foco então seus filmes sempre eram bonitos. Ele tinha um estilo de história em quadrinhos em seus filmes em cores. Tudo tinha que ser claro, definido e exagerado. Outro detalhe interessante que vale a pena citar é que Russ Meyer não gostava que os atores piscassem os olhos em cena, quando alguém piscava, ele mandava voltar a cena. Leslie Fiedler, uma das mais famosas críticas literárias em 1960 escreveu um artigo dizendo que The Immoral Mr Teas era a melhor comédia americana do ano. Uma comédia despreocupada para adultos desavergonhados! E depois disso, Russ recebeu muitas críticas boas de críticos sérios.

Curiosidade 2: Phil Spector ficou conhecido por produzir o último albúm da banda britânica The Beatles, "Let It Be".



O Elenco
/ Personagens (De Volta ao Vale das Bonecas)
(não leia as informações entre parênteses caso não tenha visto o filme ainda)

The Carrie Nations (O trio de garotas da banda)


Dolly Read/Dolly Martin como Kelly McNamara (a líder da banda que namora com Lance, mas depois o deixa para ficar com Harris)






Cynthia Myers como Casey Anderson ( a lésbica que fica grávida de Harris e no final leva um tiro na cabeça dado por Z-man)





Marcia McBroom como Petronella Danforth ( a morena que coloca chifre no namorado)





O Restante do Elenco




Harrison Page como Emerson Thorne (o futuro advogado namorado de Petronella)







Michael Blodgett como Lance Rock - (o loiro que agarrou Kelly e teve a cabeça arrancada por Z-Man)







John Lazar como Ronnie "Z-man" Barzell ( o efeminado Z-man que se fantasia de Super-mulher e enlouquece, sai matando a torto e a direito)





David Gurian como Harris Allsworth - (ele era o antigo empresário das garotas, fica paraplégico, mas volta a andar).








Duncan McLeod como Porter Hall (ele faz o advogado canalha que tenta convencer Kelly a abrir mão de sua herança)






Phylis Daves como Susan Lake - (A tia milionária de Kelly que no final casa com Baxter Wolfe, personagem de Charles Napier)






Charles Napier como Baxter Wolfe ( ele volta para pedir Susan em casamento, pois ela sempre foi seu verdadeiro amor)






Edy Williams como Ashley ( a atriz de filmes pornôs tarada que tenta transar com Harris)




James Inglehart como Randy Black (a sátira ao boxeador Muhammad Ali, Randy está sempre sem camisa exibindo o corpo e ainda agarra a bela Petronella em uma cena do filme. Ele luta com Emerson duas vezes por causa dela)

Erica Gavin como Roxanne (ela é o par romântico de Casey, as duas fazem uma cena lésbica)


Henry Rowland como Otto (o mordomo vestido de nazista que é assassinado por Z-man com golpes de espada. Nesta cena Otto estava fugindo pela praia, mas é alcançado por Z-man.)





Veronica Ericson como Miriam (ela faz uma pequena ponta como a namorada de Lance Rock, ele a descarta para ficar com Kelly)




Anotações para quem já viu o filme
(Wendell - Notes)

1 - No final após Ronnie "Z-man" Barzell matar Casey, Roxanne e decepar a cabeça de Lance Rock , Kelly chega com Petronella e Harris.
2 - No final Kelly passeia com Harri, que havia recuperado o movimento das pernas. Eles andam pelo vale felizes.

Sinopse: Entre neste caleidoscópio delirante dos psicodélicos anos 60 na hilária (L.A. Herald-Examiner) e "sensual" (Playboy) paródia do grande sucesso de 1967 chamado O Vale das Bonecas. Dirigido pelo original cineasta Russ Meyer (Faster, Pussycat! Kill! Kill!) e escrito pelo novato crítico de cinema Roger Ebert, este clássico da cultura sensual "ao mesmo tempo, satiriza, celebra e parodia a cultura da época" (Village Voice). As irresistíveis Kelly, Casey e Pet formaram uma banda de rock e partiram rumo a Hollywood em busca do sucesso. Graças à tia bem relacionada de Kelly, elas logo se vêem numa festa de amor hedonístico dada pelo excêntrico promotor musical Ronnie "Z-Man" Barzell. Ele torna-se o protetor das garotas, e um mundo novo de sexo, drogas e rock´n´roll se abre aos seus pés. O sucesso está ao alcance da banda, mas as novas distrações realmente podem atrapalhar.

Ficha Técnica: Disco 1: Comentário de Roger Ebert - Comentário do Elenco - Disco 2: Introdução de John La Zar - Featurettes - As Fantásticas Lembrancinhas das Festas de Z-Man - Galeria de Fotos - Obs.: As Canções Não Estão Legendadas - Estúdio: Fox Film - Título Original: Beyond the Valley of the Dolls - Tempo: 109 - Cor: Colorido - Direção: RUSS MEYER
Recomendação: 18 anos.
______________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário