quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Última Parada 174 (Brasil,2008, 110 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges: 24/12/2008

Comentário: Este novo trabalho de Bruno Barreto (O que é isso companheiro?/1997) narrando a vida de Sandro Barbosa do Nascimento, o protagonista real de um dos acontecimentos polêmicos que aconteceram no Brasil em 12 de Junho do ano 2000, acontecimentos estes que foram narrados de forma brilhante no documentário de José Padilha, Ônibus 174 (2002), resultaram aqui em um filme de ficção irregular, que contém acertos, mas também erros que diminuiram a dramaticidade e a relevância do filme.

Por ainda não ter visto todos os filmes brasileiros que entraram na lista dos selecionados para uma possível indicação ao oscar, não posso ainda apontar qual seria meu escolhido entre os indicados. Os 6 profissionais da área audiovisual que fizeram a lista divulgada pelo Ministério da Cultura escolheram o filme de Bruno Barreto para representar o Brasil na disputa, mas a má recepção do filme nos cinemas norte-americanos já o descartaram para a indicação. Bruno Barreto que teve seu filme "O Que é isso companheiro?" indicado ao oscar de melhor filme estrangeiro em 1998 é casado com a ex-esposa de Steven Spielberg, Amy Irving, e talvez por sua maior popularidade no meio cinematográfico americano tenha tido um cartaz maior tanto na divulgação quanto no peso na hora da escolha.

O que mais prejudicou o filme foram as cenas mambembes que ocorrem vez ou outra, como a cena em que Soninha, personagem da atriz Gabriela Luiz, namorada de Sandro, sai distribuindo tapas em Sandro e em seu amigo Alê interpretado por Marcello Melo Junior, numa cena completamente descartável, além de algumas cenas que tentam forçadamente extrair risos da platéia.

O ator Michel Gomes não se sai mal como o personagem protagonista da trama, Sandro Barbosa do Nascimento, um dos jovens sobreviventes da chacina da Candelária, fato que teve repercussão mundial e resultou na morte de 6 menores de idade e 2 maiores, além de diversos feridos. Não se sabe ao certo o que levou os policiais envolvidos a realizarem a chacina, ponto este que também não é explorado no filme.

O roteiro escrito por Bráulio Mantovani, responsável pelos roteiros de Cidade de Deus e Tropa de Elite, não conseguiu a mesma qualidade dos trabalhos citados. Vale destacar também a fotografia do francês Antoine Héberlé (o mesmo de "Paradise Now") e a atuação de Chris Viana, no papel de Marisa, mãe adotiva de Sandro.

Elenco: Michel Gomes (Sandro) - Marcello Melo Jr. (Alê Monstro) - Gabriela Luiz (Soninha) - Cris Vianna (Marisa) - Anna Cotrim (Walquíria) - Tay Lopes (Jaziel) - Jana Guinoud (Maria) - Rodrigo dos Santos (Wagner) - Douglas Silva (Patola) - Gleyson Lima (Quico) - Rafael Logan (Meleca) - André Ramiro (Policial negociador) - Alessandra Cabral (Geni) - Teresa Xavier (Selma) - Maria Delfina (D. Jacira) - Vítor Carvalho (Sandro - criança) - Ramom Francisco (Patola - criança) - Lucas Rodrigues (Quico - criança) - Yasmine Luyindula (Soninha - criança) - Hyago Silva (Alê Monstro - criança)

Sinopse: Rio de Janeiro, 1983. Marisa (Cris Vianna) amamenta o pequeno Alessandro (Marcello Melo Jr.), em sua casa na favela. Viciada em drogas, assiste impotente seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Dez anos depois Sandro (Michel Gomes), filho único, vê sua mãe ser morta por dois ladrões. Apesar de ficar sob os cuidados da tia, ele decide fugir e passa a conviver com um grupo de garotos que dorme na igreja da Candelária, onde tem acesso ao mundo das drogas. Apesar de não saber ler ou escrever, Sandro sonha em ser um famoso compositor de rap. Para tanto ele espera a ajuda de Walquíria (Anna Cotrim), que realiza um trabalho voluntário junto a meninos de rua. Só que Sandro testemunha mais uma tragédia, a chacina da Candelária, onde 8 meninos de rua foram mortos pela polícia. Este evento aproxima Sandro e Alessandro, que passam a ter um forte convívio.

Ficha Técnica: Título Original: Última Parada - 174 - Gênero: Drama - Tempo de Duração: Ano de Lançamento (Brasil / França): 2008 - Site Oficial: www.ultimaparada174.com.br - Estúdio: Moonshot Pictures / Movie&art / Mact Productions / Paramount Pictures / Globo Filmes / Canal+ - Distribuição: Paramount Pictures - Direção: Bruno Barreto - Roteiro: Bráulio Mantovani - Produção: Patrick Siaretta, Paulo Dantas, Bruno Barreto, Antoine de Clermont-Tonnerre - Música: Marcelo Zarvos - Fotografia: Antoine Heberlé - Direção de Arte: Cláudio Amaral Peixoto - Figurino: Bia Salgado - Edição: Letícia Giffoni.
__________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Tadeu1:44 PM

    Dessa vez vc foi "bonzinho" demais com esse B+.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Dessa vez vc foi "bonzinho" demais com esse B+. [2]

    hehe

    Também achei o filme BEM irregular, cheio de problemas, mas foi melhor do que imaginava. No meio de tantas produções melhores com essa temática, Última Parada acaba ficando esquecido entre elas.

    []s!

    PS: Wendell, posso te linkar no meu blog?

    ResponderExcluir