segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Mongol (Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Alemanha,2007,126 mins)
Minha nota: [9,0] -
Por Wendell Borges - 01/12/2008

Comentário: Dirigido e roteirizado pelo russo Sergei Bodrov (1948), juntamente com Arif Aliyev, este belíssimo filme ganhou muito em qualidade devido à magistral fotografia da dupla Rogier Stoffers (1961) e Sergei Trofimov (1961) mostrando belíssimas paisagens da China e do Cazaquistão, aproveitando as cores exuberantes do deserto, das montanhas e do pôr-do-sol oriental. Concorreu ao oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, mas perdeu para o filme austríaco, Os Falsários.

A trama é uma dramatização romantizada da vida de um dos personagens históricos mais famosos, o grande líder do povo Mongol, Genghis Khan (1160 - 1227), cujo nome verdadeiro era Temudjin, interpretado no filme por Odnyam Odsuren (Criança) e na versão adulta por Tadanobu Asano (Zatoichi, Ichi: o assassino).

Os outros personagens de destaque são: a esposa de Temudjin chamada Borte, interpretada por Khulan Chuluun,Targutai, o inimigo de Temdujin a quem ele jura vingança, interpretado por Amadu Mamadakov, o irmão de sangue de Temudjin, que ao longo da trama se tornaria seu maior rival, Jamukha, interpretado por Amarbold Tuvshinbayar ( Jamukha jovem) e na versão adulta por Honglei Sun (1970).

Destaques especiais para Ba sen, que interpreta Esugei, o pai de Temudjin; a carismática atriz de nome complicadíssimo, Bayertsetseg Erdenebat que interpreta a jovem Borte; Aliya no papel de Oelun, a mãe de Temudjin e o monge que ajuda Temudjin em certo momento da trama, interpretado por Su Ben Hon. Outro destaque que não posso deixar de mencionar é a música do compositor finlandês Tuomas Kantelinen que dá um realçe todo especial em diversos momentos do filme.

Para finalizar, Mongol tem pouco mais de duas horas, excelente ritmo, grandes cenas de batalhas com centenas de figurinistas e o mais incrível é que o filme custou apenas US$ 20 milhões. Fiquei pensando que uma produção como esta nos Estados Unidos teria custado no mínimo umas três vezes mais. Méritos para os produtores e toda a equipe técnica.

Curiosidades: Quer saber mais sobre a vida do famoso Genghis Khan? Então não deixe de ler esta matéria do site UOL Educação.


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

[Descrição de Momentos iniciais do filme]

Ano 1192 - Ano do Rato Negro [início da trama, quando mostra Temudjin preso e em seguida escutamos um garoto dizendo: "O monge enviado para encontrar sua esposa está morto. Você ouviu?" A história volta no tempo [Estepe Mongol, 20 anos atrás]

"Quando eu tinha 9 anos meu pai me levou para o clã Merkit para que eu escolhesse uma noiva. Ele havia roubado minha mãe dos Merkits. E eles nunca o perdoaram por isto. Agora ele quer paz. E eu tenho que me casar com uma Merkit. Eu não podia dizer não ao meu pai." [Temudjin narrando em off]

Porém, o que acontece na sequência é que Esugei juntamente com Temudjin e o clã param no acampamento de Dai-Sechen (He Qi), um amigo de Esugei. É neste acampamento que Temudjin conhece a jovem Börte (Bayertsetseg Erdenebat) e decide casar-se com ela. Momentos depois, quando já voltavam para casa, Esugei é morto por uma tribo rival, envenenado. Targutai, trai a confiança de Esugei e jura morte a Temudjin, que também cresce jurando vingar-se.

1 - A mulher com pernas fortes faz o homem feliz. (pai de Temudjin)
2 - Nosso deus Tengri está furioso. Todo Mongol teme o trovão.
3 - Você precisa mais de um cavalo do que de uma mulher. [ o pequeno Jamukha, irmão de sangue de Termudjin ]
Ano 1186 - Ano do Cavalo de Fogo
4 - Boorchu liberta Temudjin após ele fugir de seus algozes.
5 - Borte, a noiva de Temudjin.
6 - Limite da cidade de Tungnut (1 ano depois) [Temudjin é capturado por Targutai e seu khan após lutar bravamente contra vários guerreiros]
Ano 1196 - Ano do Dragão Vermelho
7 - As leis para os Mongóis: Não matar mulheres ou crianças - Não esquecer suas dívidas - Enfrentar os inimigos até o fim - Nunca trair seu Khan

Sinopse: Conta a história de Genghis Khan, que de escravo se tornou um dos maiores conquistadores de todos os tempos, durante o início dos anos de 1200.

Ficha Técnica: Direção: Sergei Bodrov - Roteiro: Sergei Bodrov (autor), Arif Aliyev (autor) - Gênero: Drama/Histórico - Origem: Alemanha/Cazaquistão/Mongólia/Rússia - Duração: 120 minutos - Tipo: Longa.
________________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Anônimo1:31 PM

    Onde consigo esse filme?
    Agradeço.
    Wander
    wanderpfo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir