quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Martírio de Joana D'Arc 
de Carl Theodore Dreyer, La Passion de Jeanne D'Arc, França, 1928, 82 mins

Minha cotação:

Por Wendell Borges

Visto dia: 24/12/2008
Revisto dia: 25/07/2012  [Sessão do Grupo de Estudos de Cinema no SESC-Juazeiro do Norte]

Comentário: Experiência sublime este drama histórico que mostra o martírio da santa padroeira da França e famosa personagem histórica, Joana D'Arc (1412-1431), heroína da guerra dos cem anos [Este nome de "Guerra dos 100 anos" é uma forma didática de nomear os diversos conflitos armados, interrompidos por tréguas e tratados de paz, iniciados em 1337 e que terminaram no ano 1453, entre Inglaterra e França, as duas grandes potências européias da época].

A atriz de teatro Maria Falconetti (1892-1946) em seu único trabalho em cinema recebeu diversos elogios, sendo apontada pela famosa crítica norte-americana Pauline Kael como sendo, talvez, a mais perfeita interpretação já registrada no cinema. Conta-se que o diretor dinamarquês Carl Theodore Dreyer (1889-1968) tenha feito Maria ajoelhar-se em pedras para registrar sua dor real.

O filme é feito quase que inteiramente de closes e nenhum dos atores usou maquiagem. A montagem e as movimentações inusitadas de câmera usadas por Dreyer na época fazem deste filme um clássico absoluto do cinema. Vale destacar também a fotografia de Rudolph Maté (1898-1964) e a forma como os rostos sem maquiagem são expostos durante o filme. Esta edição lançada pela Magnus Opus foi restaurada e telecinada diretamente do negativo original e contém uma trilha sonora produzida especialmente para obra.

Observação: Em 1917 Maria Falconetti havia aparecido em um filme francês chamado La Comtesse de Somerive dirigido por Georges Denola e Jean Kemm.

Curiosidade: Este é o último filme mudo de Carl Th. Dreyer. Todos os filmes de Dreyer basearam-se em obras de ficção ou peça teatrais, com exceção deste filme que foi inspirado nos manuscritos oficiais do julgamento da donzela de Orleans, como também ficou conhecida a personagem Joana D'Arc.

Sinopse: O filme mostra os inúmeros sofrimentos pelos quais passou a mártir Joana d'Arc. Uma das grandes obras-primas do cinema em todos os tempos.

Ficha Técnica: Direção: Carl Theodor Dreyer - Roteiro: Joseph Delteil, Carl Theodor Dreyer - Gênero: Drama - Origem: França - Direção de fotografia: Rudolph Maté - Duração: 110 minutos - Tipo: Longa.


_________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Tadeu1:46 PM

    Mais um da minha lista de "vergonha" por não ter visto.

    ResponderExcluir