segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Mensageiro do Diabo (The Night of the hunter, EUA,1955, 93 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 22/12/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Único filme dirigido pelo ator inglês Charles Laughton (1899-1962), este O Mensageiro do diabo é uma pequena obra-prima realizada em 1954 com grandiosa interpretação de Robert Mitchum (1917-1997) no papel do assassino Harry Powell. Mitchum também ajudou na direção do filme, mas sua participação como diretor não aparece nos créditos.

O filme tem belíssima fotografia expressionista de Stanley Cortez (1908-1997) e conta com as interpretações de Shelley Winters (1920-2006), duas vezes premiada com o oscar de melhor atriz coadjuvante [O diário de Anne Frank /The Diary of Anne Frank, em 1959 e Quando só o coração vê/A Patch of Blue, de 1965), no papel de Willa Harper e também com a estrela dos filmes mudos, Lilian Gish (1893-1993), no papel de Rachel Cooper, uma doce e caridosa velhinha que cuida de crianças abandonadas.

No elenco ainda temos James Gleason (1882-1959) no papel do Tio Birdie, as crianças John e Pearl Harper interpretadas por Billy Chapin (1943) e Sally Jane Bruce (1948); completando o elenco temos Peter Graves (1926), interpretando Ben Harper, pai de John e Pearl e o casal Icey e Walt Spoon interpretados por Evelyn Varden (1893-1958) e Don Beddoe (1903-1991) respectivamente.

O roteiro creditado para James Agee (1909-1955) foi baseado em livro de Davis Grubb (1919-1980). No entanto, apesar do roteiro não ser creditado para o diretor Charles Laughton foi ele quem o reescreveu, pois não aprovou a versão escrita por Agee.

A trama gira em torno do segredo guardado pelos filhos de Ben Harper, um homem condenado por roubo e homicídio e que deixa com os filhos John e Pearl a quantia de US$ 10 mil para que estes cuidem de sua mãe e não tenham mais que passar por necessidades, lembrando que a trama se passa no início dos anos 30, durante a grande depressão americana. Após também ser preso por roubar um carro, Harry Powell que finge ser um pastor, é colocado na mesma cela de Ben, este acaba por lhe revelar a quantia em dinheiro que havia escondido e morre enforcado na prisão, após ser libertado, Harry vai ao encontro da viúva de Ben e tenta arrancar o segredo do dinheiro guardado a sete chaves pelos pequenos John e Pearl Harper.

O filme tem momentos brilhantes e de grande impacto visual como a cena em que vemos Willa Harper amarrada no fundo do lago e as cenas em que John e Pearl escapam pelo rio. Além é claro das cenas clássicas em que Harry exibe as tatuagens de "Love" e "Hate" em suas mãos.

Um filme de encher os olhos. Obrigatório!







Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Borges)


1 - Ele conheceu seu pai na penitenciária Moundsville.
2- Tio birdie perdeu a mulher há 25 anos.
3 - O dinheiro do roubo estava escondido na boneca de pano de Pearl.

Elenco: Robert Mitchum (Harry Powell) - Shelley Winters (Willa Harper) - Lillian Gish (Rachel Cooper) - James Gleason (Birdie Steptoe) - Evelyn Varden (Icey Spoon) - Peter Graves (Ben Harper) - Don Beddoe (Walt Spoon) - Billy Chapin (John Harper) - Sally Jane Bruce (Pearl Harper) - Gloria Castillo (Ruby)

Sinopse [
Fonte: Adorocinema]: Durante a Depressão, no início dos anos 30, Ben Harper (Peter Graves) roubou o banco de West Virginia, matou duas pessoas e fugiu para sua casa com 10 mil dólares, que escondeu na boneca de sua filha. Antes de ser preso Ben fez que John (Billy Chapin) e Pearl (Sally Jane Bruce), seu casal de filhos, jurassem que nunca iriam dizer onde o dinheiro estava escondido. Harry Powell (Robert Mitchum), um assassino que se faz passar por pregador, é preso em uma casa de espetáculos por ter roubado um carro e mandado para a mesma cela de Ben, que foi condenado a morrer na forca. Enquanto esperava a execução Ben tinha sonhos que revelavam algo sobre o dinheiro, mas não tudo. Ben é executado e Harry, após cumprir uma pena de 30 dias, é libertado e então ruma para a casa de Ben. Harry chega ao lugarejo onde a família de Ben vivia e se insinua com os vizinhos Icey (Evelyn Varden) e Walt Spoon (Don Beddoe), que têm uma loja de doces, e impressiona o casal com seus dons como pregador. Willa Harper (Shelley Winters), a viúva de Ben, fica deslumbrada por Harry e logo os dois estão casados. Quando Henry constata que ela será um obstáculo para o dinheiro, corta sua garganta e joga seu corpo dentro do rio. Ele tenta fazer com que as crianças digam onde está o dinheiro, mas se Pearl mostra sinais de fraqueza John vigia sua irmã para que nada revele. Quando a situação fica insustentável as crianças fogem, descendo o rio em um pequeno barco. Mas Powell está determinado em conseguir o dinheiro e vai no encalço de John e Pearl.

Curiosidades [Fonte: Adorocinema]
- Em sua biografia o ator Robert Mitchum declarou que o diretor Charles Laughton detestou o roteiro escrito por James Agee, o tendo reescrito totalmente.
- Como não tinha grande afeição por crianças, Charles Laughton passou a Robert Mitchum a tarefa de rodar várias cenas protagonizadas pelo elenco infantil do filme.
- Desapontado com a má recepção que O Mensageiro do Diabo teve tanto do público quanto da crítica especializada, Charles Laughton prometeu - e cumpriu - jamais dirigir outro filme.
- Refilmado como A Noite do Caçador (1991).
- O orçamento de O Mensageiro do Diabo foi de US$ 795 mil.

Ficha Técnica: Título Original: The Night of the Hunter - Gênero: Suspense - Tempo de Duração: 93 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 1955 - Estúdio: United Artists / Paul Gregory Productions - Distribuição: United Artists / Columbia Pictures Corporation Ltd. - Direção: Charles Laughton - Roteiro: James Agee, baseado em livro de Davis Grubb - Produção: Paul Gregory - Música: Walter Schumann - Fotografia: Stanley Cortez - Desenho de Produção: Al Spencer - Direção de Arte: Hilyard M. Brown - Figurino: Jerry Bos - Edição: Robert Golden.
________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário