terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O Mundo de Sofia (Sofies Verden, 2000, Noruega, 200 mins)
Minha cotação: 1/2
Por Wendell Borges - 23/12/2008

Comentário: Excelente esta adaptação para linguagem audiovisual da obra "O Mundo de Sofia", escrita pelo norueguês Jostein Gaarder (1952) e lançada em 1991 (a primeira versão brasileira é de 1995), obra esta que já foi traduzida para mais de 50 línguas.

O filme saiu em forma de mini-série para TV norueguesa em 8 episódios com duração de 23 minutos e foi lançada aqui no Brasil pela Versátil Home Vídeo.

Eu li o livro um ano antes de entrar na faculdade de Letras e lembro ter gostado bastante na época e mesmo tendo ouvido críticas de alguns professores de literatura na faculdade quanto à literariedade do romance, jamais deixei de apreciar a obra, e o sucesso que o livro teve em muitos países do mundo não foi à toa, afinal, pensar com profundidade não é tarefa fácil e a iniciativa de Jostein Gaarder em escrever um romance que tem como base um resumo da história da filosofia apresentando alguns dos mais destacados filósofos da história para o público infanto-juvenil, apesar da obra também agradar alguns adultos, é sempre algo válido.

Lógico que não irá adiantar muita coisa se após a leitura do livro ou agora com o filme, após concluídas as experiências com as obras literária ou audiovisual o leitor ou o expectador não procurarem conhecer algumas das obras e filósofos que recebem destaque. Ambas servem como introdução ou estímulo à leitura filosófica, o livro com suas 560 páginas descreve mais detalhes sobre os filósofos discutidos e o filme tem como destaque a boa atuação da encatadora atriz Silje Storstein no papel de Sofia Amundsen e uma bela trilha sonora.

A direção ficou por conta do norueguês Erik Gustavson e o roteiro foi escrito por Petter Skavlan. Além da trilha sonora e das boas atuações de Silje Storstein e Tomas Von Bromssen (Alberto Knox), o filme tem grandes momentos como as aparições dos filósofos George Berkeley (1685-1753) e Søren Kierkegaard (1813-1855).

Sinopse: Sofia Amundsen está perto de completar 15 anos, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha numa jornada pela história da filosofia.

Ficha Técnica: Título original : Sofies Verden (Noruega, 2000) - Diretor: Erik Gustavson - Idioma: norueguês - Legendas: português - Gênero: minissérie - Duração: 200 min. Cor. - Distribuidora: Versátil.
Elenco: Silje Sorstein, Tomas von Bronmssen, Andrine Saether, Hans Alfredson,Lars Arentz- Hansen.
________________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. O livro pra mim não passa de uma grande aula de introdução à filosofia, só que um pouco mais atrativa. Isso não faz com que eu não goste dele, pelo contrário, me deu uma base muito boa à filosofia. Não sabia da existência do filme e acho uma adatapação muito complicada, me interessei. Abraços...

    ResponderExcluir