domingo, 7 de dezembro de 2008

O Procurado (Wanted,EUA, 2008, 110 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 07/12/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Quando assisti ao trailer desse filme há alguns meses atrás confesso que torci o pescoço. Ver Angelina Jolie saltando e atirando balas que pareciam guiadas por controle remoto juntamente com o ator Morgan Freeman e James McAvoy não parecia ser algo interessante, tudo indicava que ia ser só mais um filme sem graça que havia bebido na fonte de Matrix (1999), longa dos irmãos Wachowski que criaram um novo estilo para as cenas de ação com o efeito "bullet time".

Foi uma grata surpresa então, após subirem os letreiros constatar que o diretor russo Timur Bekmambetov, responsável pelos filmes Guardiões da noite (2004) e Guardiões do dia (2006) e o roteirista Michael Brandt juntamente com Derek Haas e Chris Morgan, baseados na HQ de Mark Millar e J.G. Jones conseguiram criar um universo de personagens interessantes, aliados a impressionantes e empolgantes sequências de ação.

A trama gira em torno do personagem Wesley Allan Gibson, vivido por James McAvoy, um sujeito insignificante, que parece não se importar com nada que acontece ao seu redor, aguenta os resmungos de sua chefe e não dá a mínima para a traição da namorada. Angelina Jolie (1975) é Fox, uma assassina que faz parte de uma sociedade secreta centenária chamada Fraternidade, que aparece para avisar a Wesley, que o pai que ele sequer conhecia, foi assassinado. Wesley não era o "João ninguém" que ele imaginava ser, muito pelo contrário, ele havia herdado poderes inimagináveis que iriam torná-lo uma arma viva.

O gênero ação precisava de um fôlego novo diante de tantas bobagens que assolam os espectadores. Destaque para a fotografia assinada por Mitchell Amundsen (1958) e para as atuações de James McAvoy, no papel de Wesley Allan Gibson, e Angelina Jolie no papel da superassassina Fox. Morgan Freeman também dá o seu recado no papel de Sloan, o vião da trama.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Quando Wesley mata Sloan no final do filme usando o mesmo truque do assassino morto no início do filme já sabemos de antemão que um Procurado 2 vai vir aí. Espero que seja tão empolgante e divertido quanto foi esta primeira experiência de uma nova saga de ação para o século XXI.
2 - O verdadeiro pai de Wesley não era o Sr. X, mas sim o personagem Cross, interpretado por Thomas Kretschmann.

Curiosidade 1: Ao pesquisar pelo nome Wesley Allan Gibson no Google podemos ver que o personagem não é mais o insignificante que ele achava que era, tem até página própria no IMDB.

Sinopse: Wesley Gibson (James McAvoy) tem 25 anos e detesta sua vida. Ele segue o caminho de seu pai e entra para a Fraternidade, uma liga de assassinos treinados para executar as ordens do destino, cujo lema é "matar um, salvar mil". Logo ele se torna o preferido da Fraternidade, o que faz com que se sinta bem consigo mesmo. Porém a situação muda quando ele percebe que seus parceiros não têm interesses tão nobres quanto aparentavam.

Curiosidades
- Baseado em série de quadrinhos criada por Mark Millar e publicada, nos Estados Unidos, pela Top Cow Productions.
- É o 1º filme norte-americano do diretor Timur Bekmambetov.
- Não há créditos iniciais.
- Na cena em que Wesley deixa o emprego pode ser visto ao fundo um anúncio da peça da Broadway "Wicked: The Musical". Marc E. Platt, produtor de O Procurado, também produziu o espetáculo.
- As filmagens ocorreram entre 30 de abril e 20 de julho de 2007.
- O orçamento de O Procurado foi de US$ 75 milhões.

Elenco: Angelina Jolie (Fox) - James McAvoy (Wesley Gibson) - Morgan Freeman (Sloan) - Terence Stamp (Pekwarsky) - Thomas Kretschmann (Cross) - Common (Armeiro) - Kristen Hager (Cathy) - David O'Hara (Sr. X) - Chris Pratt (Barry) - Lorna Scott (Janice) - Sophiya Haque (Puja) - Brad Calcaterra (Max Petridge) - Brian Caspe (Farmacêutico) - Konstantin Khabensky (Exterminador) - Dato Bakhtadze (Açougueiro) - Marc Warren

Ficha Técnica: O Procurado- Wanted - EUA / Alemanha, 2008 - 110 min - Gênero: Ação - Direção:Timur Bekmambetov - Roteiro:Derek Hass, Michael Brandt, Chris Morgan, baseado na HQ de Mark Millar e J.G. Jones.
_____________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Filmaço de ação descerebrada. É isso mesmo, ação e mais ação!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Filmaço de ação este filme. Estilizado, em vezes esperto e simplesmente eletrizante.

    Daria um B.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  3. SÓ UM B? PELO MENOS UM B+ não? hehe....

    ResponderExcluir