domingo, 7 de dezembro de 2008

O Segredo da Felicidade (The Serious Business of Happiness, EUA,2007, 100 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 07/12/2008

Comentário: Este documentário que traz estampado na capa original o título "The Serious Business of Happiness", algo como "O negócio sério da felicidade" não é tão ruim como a maioria dos livros de auto-ajuda e outros documentários que prometem receitas de felicidade que entulham as locadoras.

O grande problema é que bobagens como o livro e o documentário "O Segredo (2006)" de Rhonda Byrne (1955) e a avalanche de livros que empilham nas livrarias prometendo receitas de felicidade vendem e tem bastante popularidade, tornando-se então receitas apelativas para toda uma indústria que se aproveita das doenças emocionais que muitos de nós não conseguem lidar.

Outro problema aqui é o título brasileiro bastante apelativo, "O segredo da felicidade", como se fosse possível alguém dar receitas de bolo da felicidade ou revelar segredos e fórmulas de se alcançá-la. O título americano bem mais condizente com a proposta do documentário, mostrar que as doenças emocionais são veículos que geram renda para pessoas espertas, o ar irônico do ator demonstra isto em muitas das entrevistas que realiza, não pretende mostrar receitas de bolo prontas de como alcançar a feliciade, mas sim mostrar várias mensagens de como podemos alcançar um nível maior de espiritualidade e assim nos aproximarmos da idéia da felicidade.

Uma coisa é você ter consciência do poder de influência que os pensamentos negativos e positivos podem ter na sua vida, outra bem diferente é achar que o simples fato de pensar positivamente a todo instante irá atrair somente coisas boas e ainda se apoiar na física quântica, assunto ainda inexplicável para os próprios cientistas que estudam, para tentar dar uma credibilidade maior à idéia.

Um jovem ator, Sean A. Mulvill, também roteirista do documentário, sai em uma jornada pessoal para tentar encontrar a fórmula da felicidade. Durante sua trajetória ele entrevista vários especialistas no assunto,filósofos, psicólogos, monges budistas, judeus, escritores,conselheiros espirituais, sempre fazendo a pergunta: O que é a felicidade, e como ela pode ser atingida?

Agindo por vezes de forma irônica às respostas dadas, Sean ao final da jornada diz ter crescido espiritualmente durante as experiências passadas pelos diversos mestres que ele entrevistou e utiliza uma frase do famoso filósofo indiano Krishnamurti: No momento em que você pergunta: Eu sou Feliz? Você não é. "The moment you are asking am I happing,you're not."

Outro entrevistado que se destaca é o escritor e professor de espiritualismo contemporâneo, o alemão Eckhart Tolle (1948), autor do best-seller "O poder do Agora". Há ainda várias referências ao livro "Um curso em Milagres (conhecido em inglês pela sigla ACIM)", livro publicado em 1976 de autoria da psicóloga Helen Schucman (1909-1981) juntamente com William Thetford (1923-1988).

A direção ficou por conta de Larry Kurnarsky que co-escreveu o roteiro com o ator Sean A. Mulvill. Mulvill atuou em um filme B chamado Bad Reputation em 2005. [Fonte: IMDB]


Curiosidades: Algumas das obras citadas durante o documentário.


O poder do Agora

Editora: Sextante
Autor: ECKHART TOLLE
Origem: Nacional
Ano: 2002
Edição: 1
Número de páginas: 224
Acabamento: Brochura
Formato: Pequeno






Um curso em Milagres
(conhecido em inglês pela sigla ACIM)", livro publicado em 1976 de autoria da psicóloga Helen Schucman (1909-1981) juntamente com William Thetford (1923-1988).


"Que haja transformação, e que ela começe comigo."






Alguns Filósofos citados durante o documentário

Obs [Dúvida]:
o ator Muvill fala ao final do filme uma frase de Krishnamurti: No momento em que você pergunta: Eu sou Feliz? Você não é. "The moment you are asking am I happing,you're not.", mas por não ter certeza de qual dos Krishnamurti abaixo o ator se referia optei por não colocar informações adicionais no comentário acima; se alguém souber quem é o autor da frase ficarei agradecido se me informarem através de email ou comentários no blogue .



O filósofo indiano U. G. Krishnamurti (1918-2007), autor de vários best-sellers e famoso palestrante, ficou conhecido como o "anti-guru".






Jiddu Krishnamurti (1895-1986) - Filósofo e místico indiano.
"Meditação é libertar a mente de toda desonestidade. O pensamento gera desonestidade. O pensamento, no seu esforço para ser honesto, é comparativo e, portanto, desonesto. (...) Meditação é o movimento dessa honestidade no silêncio"
[Fonte: Wikipedia]




Sinopse:
Um jovem ator parte sozinho em busca das respostas para encontrar, enfim, a fórmula da felicidade. O que é a felicidade, e como ela pode ser atingida? Nesta jornada pela satisfação plena, ele visita mestres internacionalmente reverenciados em suas respectivas filosofias - que já mudaram as vidas de milhares de pessoas em todo o mundo, compartilham suas idéias únicas e servem para inspirar cada um de nós, ajudando-nos a encontrar nossa própria felicidade. Escritores, filósofos, líderes de diferentes religiões, todos entregando pérolas de sabedoria e apresentando caminhos para que você possa trilhar a sua paz interior. Afinal, o segredo pode estar dentro de você.

Ficha Técnica: O Segredo da felicidade (The serious Business of Happiness, EUA, 2007, 100 mins - Direção: Larry Kurnarsky - Roteiro: Sean A. Mulvill - Larry Kurnarsky.
_____________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário