quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile, EUA, 2003, 117 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 10/12/2008

Comentário: Um filme com bons momentos dramáticos, alguns funcionam, outros nem tanto, Julia Roberts está doce e meiga como costuma estar em seus papéis, ela não consegue esconder sua singeleza ao interpretar Katharine Watson, uma professora de História da arte que quer dar um rumo diferente às suas alunas que não seja o fogão e a máquina de lavar.

O filme sofre um pouco no seu ritmo, mas Mike Newell, diretor do sucesso de público e crítica Quatro Casamentos e um funeral (1994), dirige com segurança seu elenco feminino composto por Julia, Kirsten Dunst, Maggie Gyllenhall (1977), Julia Stilles (A identidade Bourne e A Supremacia Bourne), Juliet Stevenson (1956), Marcia Gay Harden (1959) e Ginnifer Goodwin (1978). No elenco masculino destacam-se Dominic West como Bill Dunbar, Topher Grace como Tommy Donegal e John Slattery como Paul Moore em menor participação. O roteiro foi escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal.

O Sorriso de Mona Lisa é um filme leve, não há grandes conflitos e tudo gira em torno da personagem de Julia e suas tentativas de fazer com que suas alunas enxerguem um futuro diferente para suas vidas. Serve como uma pequena visualisação da sociedade intelectual femina americana do pós-guerra, mais especificamente as estudantes da Faculdade particular Wellesley, uma conceituada escola para mulheres localizada na cidade de Wellesley, no estado de Massachusetts; a trama se passa no ano de 1953.


Curiosidade 1: [ Fonte: Tradução minha da versão espanhola - Wikipedia]

Wellesley College é uma faculdade feminina que abriu suas portas em 1875. Foi fundada por Henry Fowle Durant e sua esposa Pauline Fowle Durant. Hoje, sua missão é " prover uma excelente educação liberal para mulheres que farão a diferença no mundo". Seu lema, "Non Ministrari sed Ministrare" (não ser ajudado se não ajudar), refleja este propósito.




O Mapa dos Estados Unidos com o Estado de Massachusetts [Destacado em vermelho], onde está localizada a cidade e a faculdade Wellesley.












No mapa ao lado temos o estado de Massachusetts com o condado de Norfolk onde está localizada a cidade de Wellesley destacada em vermelho.











Símbolo da Faculdade Wellesley.





O bom Elenco feminino






A estrela pop Julia Roberts (1967) já está com 41 anos. Ela interpreta a personagem Katharine Watson, a professora de história da Arte altamente moderna e independente.








Kirsten Dunst (1982), a menininha chamada Cláudia de Entrevista com o vampiro cresceu, se tornou a Mary Jane no sucesso blockbuster Homem-Aranha (2002) e se tornou uma das atrizes mais requisitadas do atual cinema americano.




Julia Stiles no papel de Joan Brandwyn. Julia trabalhou nos filmes A identidade Bourne (2002), A Supremacia Bourne (2004) e o Ultimato Bourne (2007) com a personagem Nicky.






Ginnifer Goodwin no papel da patinho feio Connie Baker.






Maggie Gyllenhaal no papel de Giselle Levy, a mais liberal das estudantes. Maggie trabalhou em filmes como Donnie Darko (2001), Adaptação (2002) e Batman: O Cavaleiro das trevas (2008).






Marcia Gay Harden no papel de Nancy Abbey. Marcia esteve surpreendente em seu papel no recente filme O Nevoeiro (2007), onde ela interpreta a personagem Sra. Carmody, uma fanática religiosa.




Outras Curiosidades
- Para se preparar para o papel a atriz Julia Roberts assistiu a algumas aulas de História da Arte na Universidade de Nova York.
- As atrizes Ali MacGraw (1939) e Elizabeth Shue também estudaram na Faculdade Wellesley.

Sinopse: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

Elenco: Julia Roberts (Katharine Watson) - Kirsten Dunst (Betty Warren) - Julia Stiles (Joan Brandwyn) - Maggie Gyllenhaal (Giselle Levy) - Ginnifer Goodwin (Connie Baker) - Dominic West (Bill Dunbar) - Juliet Stevenson (Amanda Armstrong) - John Slattery (Paul Moore) - Marcia Gay Harden (Nancy Abbey) - Topher Grace (Tommy Donegal) - Laura Allen (Susan Delacorte) - Marian Seldes (Presidente Jocelyn Carr) - Terence Rigby (Dr. Edward Staunton) - Donna Mitchell (Sra. Warren) - Jorda Bridges (Spencer Jones) - Ebon Moss-Bachrach (Charlie Stewart) - Taylor Roberts (Louise)

Premiações
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Canção Original ("The Heart of Every Girl").

Ficha Técnica: Título Original: Mona Lisa Smile - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 125 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2003 - Site Oficial: www.sonypictures.com/monalisasmile - Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Revolution Studios / Red Om Films - Distribuição: Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment - Direção: Mike Newell - Roteiro: Lawrence Konner e Mark Rosenthal - Produção: Elaine Goldsmith-Thomas, Paul Schiff e Deborah Schindler - Música: Rachel Portman - Fotografia: Anastas N. Michos - Desenho de Produção: Jane Musky - Direção de Arte: Patricia Woodbridge - Figurino: Michael Dennison, Carmen Hawk e Milla Jovovich - Edição: Mick Audsley.
__________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. O filme é datado e tem muito cliché, mas é agradável de se ver, tem uma história bonitinha e um elenco recompensador.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. Tadeu4:44 PM

    alhado pela crítica que nunca cheguei a ver.

    ResponderExcluir