terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Queime depois de ler (Burn After Reading, EUA, 2008, 96 mins)
Minha cotação: ou
Por Wendell Borges - 30/12/2008

Comentário: O novo trabalho dos irmãos Coen, após o sucesso de crítica Onde os fracos não tem vez (2007), é uma comédia de humor negro que traz grandes interpretações do excelente elenco. Brad Pitt rouba a cena como o abobalhado funcionário de uma academia chamado Chad Feldheimer que se une à frustrada Linda Litzke, interpretada por Frances McDormand, para juntos chantagearem o ex-analista da CIA, Osbourne Cox, em boa interpretação de John Malkovich. O personagem foi criado exclusivamente para ser interpretado por ele.

O filme tem um bom ritmo, ótimas piadas e é diversão ácida com a já conhecida veia humorística que os irmãos Coen já usaram em filmes como Arizona Nunca Mais e Fargo. No elenco também temos Tilda Swinton no papel da esposa de Osbourne Cox e Harry Pfarrer, o amante com carência emocional e ataques de infantilidade interpretado por George Clooney.

Os outros atores que se destacam na trama são J.K.Simmons como o chefe superior da CIA que rebaixa Osbourne de cargo logo no início do filme e também o ator Richard Jenkins no papel de Ted Treffon, o dono da academia onde Linda Litzkie e Chad Feldheimer trabalham. Hilariante e imperdível!


Curiosidade:
O pôster de "Coming Up Daisy", o filme exibido dentro de Queime Depois de Ler, é baseado em um livro de Cormac McCarthy, autor do livro o qual Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) foi baseado.


Sinopse: Osbourne Cox (John Malkovich) é um analista que trabalha para a CIA. Ao chegar em uma reunião ultra-secreta ele descobre que foi demitido. Revoltado, ele resolve se dedicar à bebida e a escrever um livro de memórias. Katie (Tilda Swinton), sua esposa, fica espantada ao saber da demissão de Osbourne, mas logo deixa o assunto de lado por estar mais interessada em Harry Pfarrer (George Clooney), um investigador federal casado que é também seu amante. Paralelamente Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária de uma rede de academias, faz planos para uma grande cirurgia plástica que deseja realizar. Ela tem em Chad Feldheimer (Brad Pitt), um professor da academia, seu melhor amigo. Até que um dia um CD perdido cai nas mãos de Linda e Chad, entregue por um faxineiro da academia. Ao perceberem que se trata de material confidencial, eles ligam para Osbourne Cox tentando conseguir dinheiro para evitar que seu conteúdo seja divulgado.

Elenco: George Clooney (Harry Pfarrer) - Frances McDormand (Linda Litzke) - John Malkovich (Osbourne Cox) - Tilda Swinton (Katie Cox) - Brad Pitt (Chad Feldheimer) - Richard Jenkins (Ted Treffon) - Elizabeth Marvel (Sandy Pfarrer) - Olek Krupa (Krapotkin) - Michael Countryman (Alan) - Hamilton Clancy (Peck) - Armand Schultz (Olson) - Brian O'Neill (Hal) - David Rasche (Oficial da CIA) - J.K. Simmons (Superior da CIA) - Dermott Mulroney (Astro de "Coming Up Baby")

Ficha Técnica: Título Original: Burn After Reading - Gênero: Comédia - Tempo de Duração: 96 minutos - Ano de Lançamento (EUA / Inglaterra / França): 2008 - Site Oficial: www.burnafterreading.com - Estúdio: Working Title Films / Studio Canal / Relativity Media / Mike Zoss Productions - Distribuição: Focus Features / Paramount Pictures / UIP - Direção: Joel Coen e Ethan Coen - Roteiro: Joel Coen e Ethan Coen - Produção: Tim Bevan, Ethan Coen, Joel Coen e Eric Fellner - Música: Carter Burwell - Fotografia: Emmanuel Lubezki - Desenho de Produção: Jess Gonchor - Direção de Arte: David Swayze - Figurino: Mary Zophres - Edição: Joel Coen e Ethan Coen - Efeitos Especiais: Brainstorm Digital / Big Film Design.
__________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Não vejo a hora de conferir. Sou fã dos Coen e o elenco é estupendo! Vou tentar ver esta semana.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do filme e adorei a volta dos irmãos Coen para a velha forma hilária.

    Um ano novo cheio de bons filmes para você!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir