quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Rebecca - A mulher inesquecível (Rebecca,EUA,1940, 130 mins)
Minha nota: [10,0] -
Por Wendell Borges - 04/12/2008

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Alfred Hitchcock dirigiu em 1940 esta obra-prima estrelada por Laurence Olivier (1907-1989), Joan Fontaine (1917), Judith Anderson (1897-1992) e George Sanders (1906-1972) em grandes atuações.

Recebeu os Oscars de Melhor Filme e Melhor Fotografia - Preto e Branco assinada por George Barnes (1892-1953), tendo sido indicado em outras 9 categorias:

1. Melhor Diretor (o prêmio ficou com John Ford por Vinhas da Ira),
2. Melhor Ator (Laurence Olivier - o prêmio foi para James Stewart por Núpcias de Escândalo)
3. Melhor Atriz (Joan Fontaine - o prêmio ficou com Ginger Rogers pelo filme Kitty Foyle)
4. Melhor Atriz Coadjuvante (Judith Anderson - o prêmio foi para Jane Darwell por Vinhas da Ira).
5. Melhor Roteiro, escrito por Robert E. Sherwood (1896-1955) e Joan Harrison (1907-1994), baseado em livro de Daphne Du Maurier (1907-1989) (prêmio que ficou com Núpcias de Escândalo)
6. Melhor Direção de Arte - Preto e Branco (o prêmio foi para Orgulho e Preconceito do diretor Robert Z Leonard)
7. Melhores Efeitos Especiais (o prêmio foi para o filme O Ladrão de Bagdá)
8. Melhor Edição [Montagem] (o prêmio foi para o filme North West Mounted Police de Cecil B. DeMille)
9. Melhor Trilha Sonora (o prêmio foi para o desenho da Disney,Pinóquio).

A trama gira em torno da jovem intepretada por John Fontaine, que se torna a segunda esposa de um milionário chamado George Maxime, interpretado por Laurence Olivier. Ele por sua vez ainda sofre por causa do trauma de ter perdido a sua esposa, a personagem Rebecca, (inesquecível) que nunca aparece no filme, mas sua persona é construída de forma tão brilhante e cheia de mistérios que gera no espectador enorme expectativa durante o filme inteiro. Eu cheguei a imaginar em certo momento da trama que Rebecca ainda estaria viva e iria surgir na tela a qualquer momento.

O final então, com a mansão Manderley em chamas é incrível, cheguei a pensar que Hitchcock iria matar uma das personagens principais durante esta cena, mas logo vemos a personagem de Jean Fontaine viva correndo para os braços de Maxime, na hora eu também fiquei imaginando que ele poderia ter prolongado ainda mais a tensão da cena fazendo com que Maxime procurasse a Sra. de Winter (Fontaine) por mais alguns segundos, o que geraria uma tensão ainda maior.

Brilhante filme, uma mistura de drama com suspense realizada por um dos grandes mestres do gênero. Destaque para a personagem Sra. Danver, interpretada pela atriz Judith Anderson, uma das grandes vilãs da história do cinema, sem dúvida.

Sinopse: Uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) se casa com um riquíssimo nobre inglês (Laurence Olivier), que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele.

Elenco: Laurence Olivier (Geroge Fortescu Maximilian de Winter) - Joan Fontaine (2ª Sra. de Winter) - George Sanders (Jack Favell) - Judith Anderson (Sra. Danvers) - Gladys Cooper (Beatrice Lady) - Nigel Bruce (Giles Lacy) - Reginald Denny (Frank Crawley) - C. Aubrey Smith (Coronel Julyan) - Florence Bates (Sra. Edythe Van Hopper) - Leonard Carey (Ben) - Leo G. Carroll (Dr. Baker) - Edward Fielding (Frith) - Lumsden Hare (Tabbs) - Forrester Harvey (Chalcroft) - Philip Winter (Robert) - Alfred Hitchcock (Homem fora da cabine telefônica).

Premiações
- Ganhou o Oscar de Melhor Filme e Melhor Fotografia - Preto e Branco. Foi ainda indicado em outras 9 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator (Laurence Olivier), Melhor Atriz (Joan Fontaine), Melhor Atriz Coadjuvante (Judith Anderson), Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte - Preto e Branco, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.

Curiosidades
- Rebecca, A Mulher Inesquecível foi o primeiro filme rodado pelo diretor Alfred Hitchcock em Hollywood e foi também o único dirigido por ele que ganhou o Oscar de melhor filme.
- Mais de 20 atrizes fizeram testes para ser a intérprete da Sra. de Winter. Entre elas estavam as atrizes Vivien Leigh e Anne Baxter, sendo que a última trabalhou posteriormente com Hitchcock, em A Tortura do Silêncio (1953).
- Durante o período de testes para a intérprete da Sra. de Winter, Laurence Olivier fez pressão para que a escolhida fosse sua namorada Vivien Leigh. Como Leigh terminou não sendo contratada, Olivier passou a tratar friamente Joan Fontaine, a escolhida para o papel. Percebendo a frustração de Fontaine com o tratamento recebido por Olivier e sabendo que era exatamente aquele sentimento que ela deveria passar à sua personagem, Hitchcock ordenou que todos nos sets de filmagens fizessem com que ela ficasse tímida e deslocada durante as filmagens, de forma a ajudá-la em sua performance em Rebecca, A Mulher Inesquecível.
- Rebecca, A Mulher Inesquecível é o primeiro filme da atriz Joan Fontaine.
- Em suas clássicas aparições, o diretor Alfred Hitchcock surge na rua, perto de uma cabine telefônica, aos 126 minutos de filme.
- Assim como no livro, não é revelado no filme o primeiro nome da Sra. de Winter.
- Rebecca, A Mulher Inesquecível já foi refilmado por três vezes, em 1962, 1978 e 1997, todas para a televisão e todas com o mesmo título do original.

Ficha Técnica: Título Original: Rebecca - Gênero: Suspense - Tempo de Duração: 132 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 1940 - Estúdio: Selznick International Pictures - Distribuição: United Artists - Direção: Alfred Hitchcock - Roteiro: Robert E. Sherwood e Joan Harrison, baseado em livro de Daphne Du Maurier - Produção: David O. Selznick - Música: Franz Waxman - Direção de Fotografia: Geroge Barnes - Direção de Arte: Lyle R. Wheeler - Edição: Hal C. Kern.
________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Boa Tarde
    Procuro em DVD a versão feita para TV de Rebecca, A Mulher Inesquecível, ano 1978. Assisti em 1983 pela Tv extinta TVManchete (como minisérie especial quando da inauguração desse canal).
    É possível encotrar/adquirir? Onde/com quem?
    Obrigada. Ana

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana M, se você está se referindo à minisérie dirigida por Simon Langton com Jeremy Brett e Joanna David, com 4 episódios de 55 minutos, vou perguntar a alguns conhecidos que costumam pesquisar por raridades e se você puder me passar seu email eu responderei a você assim que encontrar.

    ResponderExcluir