quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Rebobine, Por favor (Be kind Rewind,2008,102 mins, EUA)

Minha cotação:
½

Por Wendell Borges - 31/12/2008

Comentário: Esta mistura de comédia e ficção científica homenageia alguns dos filmes blockbuster da década de 80 e também diversos clássicos de vários gêneros e que marcaram outras décadas como Carrie: A estranha (1976), protagonizado por Mia Farrow e 2001: uma odisséia no espaço (1968) , além de satirizar os personagens de Jack Chan e Chris Tucker da série A Hora do Rush.

Divertido e com uma brilhante direção de arte que aproveita com excelência as locações e cenários usados no filme este Rebobine por favor é uma das melhores comédias do ano. Lembra um pouco o filme Saneamento básico usando o bom humor e a criatividade para realizar filmes.

O diretor francês Michel Gondry (Brilho eterno de uma mente sem lembranças) também autor do roteiro, realizou um excelente trabalho com a sempre cativante interpretação de Jack Black (1969), interpretando o lunático Jerry e seu amigo Mike, interpretado pelo ator Mos Def (1973) .

Vale ressaltar também a simpática atuação de Alma, interpretada pela jovem Melone Diaz (1984) que se une à dupla Jerry e Mike para realizar as refilmagens "Suecadas" [gíria utilizada no filme que faz referência às diversas refilmagens toscas de filmes populares, bastante em moda no You Tube] de diversos filmes VHS [Vídeo Home System] da velha locadora de Elroy Fletcher, personagem de Danny Glover. A atriz Sigourney Weaver faz uma rápida participação no papel d.

Há também uma homenagem ao pianista, comediante e compositor de Jazz Fats Waller (1909-1943). Durante o filme são feitas várias referências à sua personalidade incluindo um filme sobre sua vida feito com recursos precários pelos personagens do filme.

Eu assisti Rebobine, Por favor sem saber nada da trama, nem sequer uma sinopse eu havia lido e fui descobrindo o teor do filme enquanto assistia, então, é fácil perceber logo no início que o filme vai por uma linha de nostalgia, crítica e amor à sétima arte, feito por pessoas que esboçam amor àquilo que fazem e isto faz toda a diferença.

O Elenco e o diretor



O diretor francês Michael Gondry (08/05/1936)







O esfuziante Jack Black interpreta o mecânico paranóico Jeff.





Mos Def interpreta o personagem Mike. É ele quem fica tomando conta da locadora de Elroy Fletcher. [Keep Jerry Out!]








A atriz Melonie Diaz no papel de Alma.






A atriz Mia Farrow (1945) interpreta a Sra. Kimberley.








Danny Glover é Elroy Fletcher, o fã de Fats Weller (1904-1943) e dono da velha locadora que ainda insiste em continuar com os velhos VHS.






O grandalhão Quinton Aron de 2m 08 cm de altura faz uma pequena ponta no filme. Será que foi ele que pegou a fita do Rei Leão?







O verdadeiro Fats Waller, nome artístico de Thomas Wright Waller, compositor, pianista e comediante nascido em Nova York em 1904, faleceu em 15 de Dezembro de 1943 com apenas 39 anos devido à Pneumonia.







Sinopse: Certo dia, Jerry, mecânico atrapalhado, tem o corpo magnetizado e destrói acidentalmente todas as fitas de vídeo da locadora onde seu amigo Mike trabalha. Para garantir a sobrevivência da loja, os dois arranjam uma solução alternativa: filmarem remakes das fitas. Suas inspiradas versões fazem enorme sucesso na vizinhança, que encomenda todo tipo de filme, de King Kong a Rei Leão. Mas o sucesso tem um preço, e logo advogados de Hollywood aparecem cobrando direitos autorais. Agora, eles terão de bolar um grande plano ou a locadora será definitivamente fechada.

Ficha Técnica: Rebobine, Por Favor - (Be Kind Rewind, 2008) - Direção: Michel Gondry - Roteiro: Michel Gondry - Gênero: Comédia/Ficção Científica - Origem: Estados Unidos - Duração: 102 minutos - Tipo: Longa.









_______________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário