quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

4 meses, 3 semanas e 2 dias (4 luni, 3 saptamani si 2 zile, Romenia, 2007, 113 mins

Minha cotação: * * * * *

Por Wendell Borges - 07/01/2009 [9º filme visto em 2009]

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Este filme romeno do diretor Cristian Mungiu (1968) é um daqueles trabalhos densos que criam um atmosfera sufocante do início ao fim. Não havia lido sinopse ou qualquer coisa que revelasse o significado de seu título, acredito que não saber sobre o quê o filme se trata ajuda em aumentar a tensão inicial, até que se revelem quais são os dramas das personagens. O cinema romeno está em boa fase, três trabalhos recentes foram agraciados com prêmios no Festival de Cannes, Cristi Puiu levou o Un Certain Regard por A Morte do Senhor Lazarescu em 2005, Corneliu Porumboiu ganhou o Camera D'Or (para cineastas estreantes) em 2006 pelo filme A leste de Bucareste e agora Cristian Mungiu trouxe a consagração definitiva do cinema romeno com 4 meses, 3 semanas e 2 dias que levou a Palma de Ouro em 2007.

As duas atrizes principais, Anamaria Marinca (1978) no papel de Otilia e Laura Vasiliu (1976) como Gabriela Dragut são excelentes atrizes e ajudam a tornar o filme um drama cru e realista. A participação do ator Vlad Ivanov como Viarel (Bebe) também é impactante. O que não dá para entender é um filme deste nível não ter nem sequer entrado na disputa pelo oscar de filme estrangeiro.

Vale ainda destacar a fotografia de Oleg Mutu que opta pela quase ausência de luminosidade, principalmente nas cenas externas,e a ausência de trilha sonora, Mungiu opta por utilizar sons diegéticos [sons produzidos no próprio contexto do filme como o latido do cão no momento em que Otilia levava o feto morto], elementos que fazem com que o filme ganhe em dramaticidade e tensão. Para se compreender o contexto histórico no qual o filme se passa vale ressaltar que a Romênia em 1987 estava vivendo seus últimos anos de comunismo sob a ditadura de Nicolae Ceausescu.


Anotações para quem já viu o filme

1 - Otilia é natural de conpulung.
2 - Viarel [Bebe ou Belo] conversa com a mãe enquanto Otilia o observa de dentro do carro.
3- Gabitza estava no quarto 206 esperando Otilia e Belo, o misterio continua.
4 - Sabia que a partir do quarto mês já é outro tipo de delito? Não conta mais como aborto, e sim como homicídio e isso dá de 5 a 10 anos.
5 - A cena em que a câmera focaliza o feto morto no chão do banheiro é o momento mais dramático e intenso do filme.

Sinopse: Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov) , chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

Premiações e Indicações
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou 2 prêmios no European Film Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Atriz (Anamaria Marinca) e Melhor Roteiro.
- Ganhou a Palma de Ouro e o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Cannes.
- Ganhou o Prêmio FIPRESCI, no Festival de San Sebastián.

Elenco: Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov, Alexandru Potocean, Ion Sapdaru

Ficha Técnica: Título Original: 4 Luni, 3 Saptamani si 2 Zile - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 113 minutos - Ano de Lançamento (Romênia): 2007 - Site Oficial: www.4months3weeksand2days.com - Estúdio: Mobra Films / Saga Film - Distribuição: IFC Films / Lumière - Direção: Cristian Mungiu - Roteiro: Cristian Mungiu - Produção: Cristian Mungiu e Oleg Mutu - Fotografia: Oleg Mutu - Desenho de Produção: Mihaela Poenaru - Figurino: Dana Istrate - Edição: Dana Bunescu.
___________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Tadeu N/A11:48 AM

    Mesmo assim é complicado de entender já que Roger Ebert é considerado um grande critico.
    Tô dodio pra ver esse 4mese, 3 semanas e 2 dias.

    ResponderExcluir
  2. Tae um filme q eu tenho mta vontade de ver,Wendell...já tem pra locar?ou tu baixou?

    ResponderExcluir