quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Amigas de Colégio (Fucking Amal,Suécia, 1998, 89 mins)

Minha cotação:

Por Wendell Borges - 15/01/2009 [15º filme visto em 2009]

"Mostre-me o amor"

Comentário: Excelente filme do diretor sueco Lukas Moodysson (1969), o mesmo do também excelente Bem Vindos (Together/2000), ele estreou em 1998 com este drama que mostra um romance entre duas adolescentes. O filme é conduzido com tanta elegância e ritmo, recheado de músicas pop românticas como "I wanna know what love is" do grupo Forever e "Show me Love" de Robyn Carlsson, que fica fácil perceber o porquê de Moodysson ser considerado uma das grandes revelações do cinema sueco nos últimos tempos. Ele é apontado como o realizador mais popular desde Ingmar Bergman. Moodysson diz ter influências na banda de rock inglesa The Cure e no cantor inglês Steven Patrick Morrissey (1959).

Amigas de colégio é o tipo de filme que revigora nossa vontade de voltar a se apaixonar pelo cinema e pela vontade de assistir filmes. As atrizes suecas Alexandra Dahlstrom (1984) no papel de Elin e Rebecka Liljeberg (1981) como a adolescente rebelde e lésbica chamada Agnes são encatadoras e a relação entre elas aparentemente impossível no contexto inicial do filme vai se transformando aos poucos numa intensa e crível paixão verdadeira.


Obs: Trilha sonora do filme no IMDB

Link
para o clipe da música: I wanna know what love is" no Youtube. Letra da música no Terra: I wanna know what love is

Curiosidades:
1 - Amal é uma pequena cidade sueca com pouco mais de 9.000 habitantes.
2 - Na época do filme, em 1998, Alexandra tinha apenas 14 anos e Rebecka tinha 17.




A bela atriz sueca Alexandra Dahlstrom (1984), interpreta Elin, a popular e desejada adolescente em Fucking Amal.






A graciosa Rebecka Liljeberg (1981) no papel da adolescente lésbica chamada Agnes.





Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)


1 - Johan Hult está apaixonado por Elin, uma garota de 14 anos. Agnes é uma jovem lésbica de 16 anos que está apaixonada também por Elin.
2 - Jéssica é a irmã de Elin.
3 - Olof é o pai de Agnes.
4 - Oskar é o irmão pequeno de Agnes, aparentando uns 8 anos.
5 - A cena em que Agnes repudia sua amiga de cadeira de rodas é uma das mais intensas do filme. O pai vai até o quarto tentar consolá-la, mas quem precisava mesmo de consolo era a ex-amiga de Agnes.
6- Markus (o loiro) é o amigo de Johan e o paquera de Jéssica.
7 - Edith Sodergran, escritora finlandesa de expressão sueca conhecida como a poetisa infeliz, nasceu em 1892 e faleceu em 1923, ela é a autora de um livro que Agnes está segurando quando o pai dela entra em seu quarto.
8 -Agnes morava em Mariefred antes de se mudar para Amal.
9 - Que diabos vocês estão fazendo? É uma câmera escondida? - Pergunta o homem que deu carona a Agnes e Elin quando pega as duas se beijando no banco de trás [ neste momento está tocando a música "I wanna know what love is" do grupo Forever]
10- Após saírem do banheiro e revelarem sua paixão a todos da escola, Agnes e Elin bebem milkshake e detonam o preconceito. [ a música "Show me love" de Robyn Clarksson é a música que toca nos letreiros finais]

Sinopse: O filme conta a história de uma adolescente, Agnes, que se mudou com a família para uma pequena cidade sueca chamada Amal, o lugar mais chato da terra, segundo ela mesma. Agnes não consegue fazer amigos no colégio e sua companheira na sala é uma garota que vive em uma cadeira de rodas.Para complicar ainda mais as coisas, ela está apaixonada por Elin, uma garota do colégio, porém o único a saber desta paixão é seu computador, onde ela faz todas as suas anotações.No dia de seu aniversário, Agnes não percebe que a irmã mais velha de Elin descobre suas anotações e faz uma aposta com a irmã: se ela deixar Agnes beijá-la, pagará à irmã 20 cronas(moeda sueca). Este é só o começo de uma série de situações vividas por essas adolescentes nesta pacata cidade.Vencedor do Prêmio de Melhor Filme Gay/Lésbico no Festival de Berlim 1999.

Elenco: Alexandra Dahlstrom (Elin), Rebecca Liljeberg, (Agnes), Erica Carlson, Mathias Rust, Stefan Horberg.

Ficha Técnica: Diretor: Lukas Moodysson - - Produção: Lars Jonsson - Roteiro: Lukas Moodysson - Fotografia: Ulf Brantas - Trilha Sonora : Broder Daniel, Lars Gullin, Robyn - Duração: 89 min - Ano: 1998 - País: Suécia - Gênero: Drama.
_______________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Anônimo4:05 AM

    Filme expetacular

    ResponderExcluir
  2. qual a música que toca no inicio do filme?

    ResponderExcluir