quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Carga Explosiva 3 (Transporter 3, EUA, 2008, 100 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 14/01/2009 [ 14º filme visto em 2009 ]

Comentário: Eis o exemplar mais fraco da série Carga Explosiva até então, e mesmo assim, eu não me surpreenderia se nos próximos anos novos exemplares da franquia voltarem a estampar posters nos cinemas.

O grande problema do cinema de ação é a falta de criatividade dos roteiristas e a mesmice das cenas de ação. Com toda esta mesmice, o que ainda salva este exemplar do fracasso total são as cenas onde o personagem do ator inglês Jason Statham (1972), o eficiente e duro na queda Frank Martin usa suas habilidades marciais para chutar o traseiro dos bandidos.

As cenas de perseguição são até vertiginosas, mas de tão inverossímeis acabam perdendo um pouco da emoção que poderiam causar. Desta vez Frank Martin tem que levar uma jovem Ucraniana chamada Valentina, papel da atriz Natalya Rudakova (em sua estréia como atriz nos cinemas), até as mãos de um inescrupuloso bandido chamado Johnson (Robert Knepper, o Theodore Bagwell da série Prison Break). Ele por sua vez está chantageando o pai de Valentina, o Ministro do meio ambiente da Ucrânia Leonid Vasilev, papel do ator holandês Jeroen Krabbé (1944) para que este assine um papel liberando o despejo de um carregamento de lixo tóxico na Ucrânia, enviado pela empresa Ecocorp.

Os roteiristas Luc Besson (também produtor) e Robert Mark kamen usaram a idéia do filme Aliança Mortal (Wedlock), filme que teve como protagonista o ator Rutger Hauer (1944) filmado em 1991, para tentar gerar algum suspense nas cenas onde Frank e Valentina estão ligados por colares sem puder se distanciar um do outro. A direção do filme ficou por conta de Olivier Megaton, nome artístico de Olivier Fontana, o nome Megaton veio de seu aniversário de nascimento, 06 de agosto de 1965, data esta onde ficou registrado 20 anos atrás a queda da Bomba atômica em Hiroshima.

A série ainda não perdeu seu charme, mas irá precisar de um melhor roteiro na próxima aposta da franquia ou correrá sérios riscos de naufragar nas bilheterias. Este ficou devendo.

Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)
1 - As cenas onde Frank persegue um carro em uma bicicleta e as cenas onde ele anda com o carro em cima do trem são das mais absurdas do filme.

Sinopse: Frank Martin (Jason Statham) é obrigado a conduzir Valentina (Natalya Rudakova), a filha de Leonid Vasilev (Jeroen Krabbé), o chefe da Agência de Proteção Ambiental da Ucrânia. Ela foi sequestrada por Jonas Johnson (Robert Knepper), contratado por uma empresa de gerenciamento internacional de resíduos que deseja operar na Ucrânia. Para ter Frank e Valentina sob controle, Jonas prende em seus pulsos um dispositivo que determina que não possam se afastar muito do carro que os conduz, caso contrário o bracelete explode. Contando com a ajuda do inspetor Tarconi (François Berléand), Frank busca um meio de deixar a armadilha.

Ficha Técnica: Título Original: Transporter 3 - Gênero: Ação - Tempo de Duração: 100 minutos - Ano de Lançamento (França): 2008 - Site Oficial: http://transporter3film.com - Estúdio: Europa Corp. / CinéCinéma / Canal+ / Apipoulaï / Current Entertainment / TF1 Films Production / Grive Productions - Distribuição: Lionsgate / Imagem Filmes - Direção: Olivier Megaton - Roteiro: Luc Besson e Robert Mark Kamen, baseado nos personagens criados por Luc Besson e Robert Mark Kamen - Produção: Steve Chasman e Luc Besson - Música: Alexandre Azaria - Fotografia: Giovanni Fiore Coltellacci - Desenho de Produção: Patrick Durand - Direção de Arte: Arnaud Le Roch - Figurino: Olivier Bériot - Edição: Camille Delamarre e Carlo Rizzo - Efeitos Especiais: Duran Duboi.
________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. B?! Agora me surpreendi com a sua nota.
    Eu até não acho o segundo muito ruim. Lembro-me que curti bastante. Só não estou com vontade de ver o três. hehe

    ResponderExcluir
  2. O 1 e o 2 são guilty pleasures. Ação exagerada com estilo. Mas não espero tanto desse novo...

    Ciao!

    ResponderExcluir