terça-feira, 6 de janeiro de 2009


[ ESTA POSTAGEM ESTARÁ EM EDIÇÃO POR TODO O ANO DE 2009 ]


Os 10 melhores filmes que assisti lançados nos cinemas brasileiros em 2008

[ Ver observações abaixo]

As datas de lançamento dos filmes nos Cinemas variam bastante, muitos filmes são lançados oficialmente em Festivais como Cannes na França, Festival de Nápoles na Itália, entre outros. É o caso do filme dos irmãos Coen, Onde os fracos não tem vez, que foi lançado na França em 19 de maio de 2007 no Festival de Cannes, e somente estreou nos Estados Unidos dia 06 de Outubro do mesmo ano, sendo que no Brasil o filme só foi lançado em 01 de fevereiro de 2008. Juno, outro filme badalado pelo público e pela crítica só estreou oficialmente no Brasil em 2008.


[ Obs: Esta lista poderá sofrer modificações à medida que eu for assistindo outros filmes lançados em 2008 e que merecem espaço aqui, ampliarei portanto a lista para pelo menos uns 30 filmes, então por enquanto, a lista é esta ]

1. O Escafandro e a Borboleta de Julian Schnabel.
2. Batman: Cavaleiro das trevas de Christopher Nolan.
3. Rebobine, por favor de Michel Gondry.
4. Queime depois de ler de Joel e Ethan Coen.
5. Onde os fracos não tem vez [01/02/2008: Brasil / 06/10/2007 EUA]
6. Wall-E de Andrew Stanton.
7. Antes que o diabo saiba que você está morto de Sidney Lumet
8. Sangue Negro de Paul Thomas Anderson
9. Vicky Cristina Barcelona de Woody Allen
10. Juno [Data de Lançamento no Brasil: Fevereiro/2008]

Obs: Apesar de só ter visto Vicky Cristina Barcelona ontem, não poderia deixar de colocá-lo na lista dos filmes de 2008, já que a proposta acima é de eleger os melhores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2008 e acredito que ele possa ser um dos grandes filmes da lista geral de 2009, a segunda que realizarei selecionando os melhores entre todos os filmes vistos, tanto nos cinemas quanto em DVD. A lista geral com os melhores [link] e os piores [link] de 2008 vistos tanto nos cinemas quanto em DVD será lançada no blogue até sexta-feira desta semana e nesta lista especificamente só incluirei os filmes que consegui assistir de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2008.

Vicky Cristina Barcelona foi lançado oficialmente no Festival de Cannes, dia 17 de maio de 2008, nos Estaods Unidos em 15 de agosto do mesmo ano, e no Brasil primeiramente passou no Festival do Rio de Janeiro dia 25 de Setembro e só em 14 de Novembro foi exibido nas demais capitais.

--------------------------------------------------


Os 10 piores filmes que assisti lançados nos cinemas Brasileiros em 2008

Uma pausa para reflexão antes da lista: Alguns dos filmes citados são até passatempos razoáveis, daqueles descartáveis que não acrescentam muito na bagagem dos cinéfilos, mas como nem sempre tudo é felicidade, vez ou outra acontece dos envolvidos deixarem escapulir algumas produções mal realizadas, servindo-nos apenas como balizamento para distinguir o que é bom do que é ruim, mesmo sabendo que opiniões são opiniões, difícil ser sempre coerente com relação ao próprio gosto, enfim, acredito que é melhor expor uma opinião do que não ter nenhuma, o que é sempre melhor do que somente criticar os outros sem expor seus pensamentos.

Não sei muita coisa sobre cinema, sou apenas um daqueles amantes que aprecia a arte e a indústria, gosta de ler e de aprender sobre ela a cada dia, e quem não concordar com minha opinião tem toda a liberdade de se expressar contra, ou a favor da opinião, caso compartilhe com ela, desde que o faça sem xingamentos ou abusos quando discordar. Estas listas são sempre superficiais, um tanto vazias quando pensadas com mais profundidade, e muitas vezes servem apenas para promover certas produções em detrimento de outras. Somente quem pudesse conferir todos os lançamentos dos filmes brasileiros e tivesse uma formação sólida em Cinema poderia ter um critério pelo menos razoável para poder ter mais relevância do que os outros meros mortais. Como ver tudo é quase impossível aqui está minha lista pessoal dos filmes que decepcionaram em 2008.

Obs: A lista também não está em ordem de gosto, apenas fui lembrando e colocando os filmes lançados nos cinemas que menos gostei. A lista também poderá sofrer alterações à medida que for assistindo outros filmes lançados nos cinemas mesmo que logicamente agora eu só possa vê-los em DVD.

Os 10 piores? [ A lista poderá sofrer alterações ao longo do ano de 2009]

1. 10000 AC
2. Super-Herói: O filme
3. Espartalhões
4. Perigo em Bangkock
5. Imagens do Além
6. Antes de Partir
7. Jumper
8. Fim dos tempos
9. O caçador de pipas
10. Missão Babilônia

__________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Tadeu N/A4:57 PM

    Que bom, fico feliz de não só ter assistido a um filme dessa lista, o pobre e sem criatividade "Caçador de Pipas" que Roger Ebert colocou na sua lista.

    ResponderExcluir
  2. Tadeu N/A5:02 PM

    Já da lista de melhores só não vi "Rebobine Por Favor" e també não tenho grandes expectativas sobre o filme por saber de onde vem.
    Minha lista de melhores:
    comendofilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Do seu top 10 de melhores:
    Só não vi REBOBINE, POR FAVOR, do resto, entra no meu top 10 7 deles! Uma surpresa. Fica de fora só Queime Depois de Ler e Vicky Cristina Barcelona que por sua vez entram no top 20. ;)

    Do top 10 de piores:
    Não vi BANGKOK e BABILONIA, dos outros eu gostei muito de O Caçador de Pipas e achei Fim dos Tempos aceitável. Mas os outros 6 todos figuram entre meus 30 piores, se safando apenas Antes de Partir, e por muito pouco.

    Ciao!

    ResponderExcluir