segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Frost/Nixon (EUA,2008,122 mins)
Minha cotação:[ * * * * 1/2]
Por Wendell Borges - 19/01/2009 [20º flme visto em 2009]


"Se o presidente faz, então não é ilegal". Richard Nixon (1913-1994)

Comentário: Podemos dizer que a alma desse filme está nas interpretações de Frank Langella (1938), no papel do ex-presidente norte-americano Richard Nixon e o ator inglês Michael Sheen (1969), no papel do apresentador David Frost (1939). Os dois fazem um verdadeiro duelo de interpretações em um filme que retrata os bastidores da entrevista que ocorreu entre os verdadeiros David Frost e Richard Nixon (1913-1994) em 1977, três anos após o escândalo político conhecido como "Watergate", no qual culminou com a renúncia do presidente em 1974, dois anos após sua reeleição. A série de entrevistas iniciaram dia 23 de março de 1977 e duraram 12 dias, no total foram 28 horas e 45 minutos de um intenso confronto psicológico que culminou com a confissão do presidente diante das câmeras.

Elogios não poderiam faltar ao roteiro de Peter Morgan (1963), baseado em sua peça teatral que já havia sido encenada com os mesmos atores com algumas pequenas alterações, como a cena em que Nixon embriagado telefona para Frost alguns dias antes da última entrevista. Destaques ainda para a fotografia de Salvatore Totino (1964) que explora com um eficiente jogo de luzes as atmosferas dramáticas das personagens e a direção de arte creditadas a Brian O'hara e Gregory Van Horn. O diretor Ron Howard recupera-se aqui de seu fracasso anterior, quando diririu O Código da Vinci,uma das maiores decepções de 2006. O famoso compositor Hans Zimmer (1957) foi o responsável pela trilha do filme Frost/Nixon, ele recebeu o oscar pela trilha sonora do desenho O Rei Leão (1994) e já recebeu diversas outras indicações além de prêmios em vários festivais de cinema.

Frost/Nixon foi indicado a 5 prêmios no Globo de Ouro, Melhor filme de drama, Melhor Diretor, Melhor ator dramático (Langella), Melhor roteiro (Peter Morgan) e Melhor trilha sonora (Hans Zimmer), porém não recebeu nenhum dos prêmios ao qual foi indicado.


Saiba mais sobre o caso Watergate



Richard Nixon (1913-1994) -
37º presidente dos Estados Unidos (20/01/1969 - 09/08/1974)

[Fonte: Wikipedia] O caso Watergate foi o escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos da América que, ao vir a tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon eleito pelo partido republicano. "Watergate" de certo modo tornou-se um caso paradigmático de corrupção.


Outros links:


O site oficial do filme: Frost/Nixon [Inglês]
O Escândalo Watergate - [Inglês - Wikipedia]
Linha do Tempo - Caso Watergate Washington Post [Inglês]
O site oficial das entrevistas - Frost/Nixon [ em Inglês]
A peça teatral de Peter Morgan [ Wikipedia - Inglês]
Frost/Nixon (Filme) - [ Wikipedia - Inglês]


Elenco:
com os respectivos links dos atores e dos personagens reais para sites em inglês da Wikipedia
Ficha Técnica: Direção: Ron Howard - Roteiro: Peter Morgan (peça teatral e roteiro) - Gênero: Drama - Origem: Estados Unidos - Duração: 122 minutos.
___________________________________________________________________________________________

8 comentários:

  1. Tadeu N/A2:47 PM

    Mais um que vai para o Oscar, porém sempre tenho um pé atrás com Ron Howard.

    ResponderExcluir
  2. Tadeu, neste aqui o Ron Howard acertou a mão, ele, o elenco e a equipe técnica. O filme é incrível. Acho que o mais indicado a ganhar o oscar de melhor filme.

    ResponderExcluir
  3. Tem cara de ser um filmão mesmo. E pra quem estuda jornalismo então, como pretendo, deve ser um primor...

    Ciao!

    ResponderExcluir
  4. Wally, esse é daqueles obrigatórios!

    ResponderExcluir
  5. Tadeu N/A4:06 PM

    Sério que bom saber, achou esse melhor que o de Fincher e Boyle?
    Eita perguntinha dificil.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. São gêneros bem diferentes, mas digamos que ele leva vantagem pela temática,vou fazer minha lista pessoal para o oscar e ele com certeza será o primeiro.

    ResponderExcluir
  7. Bom, agora que já sairam os indicados, acredito que o prêmio vá para Fincher, não apenas pelo número de indicções, mas também por achar que esse é o filme que atende mais os padrões academicos.
    Mesmo que o filme de Ron Howard seja melhor, (e eu acredito que ele é) vai acabar não levando pois o diretor já levou diretor e filme pelo extremamente academido Uma Mente Brilhante. É esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  8. com certeza deve levar algumas estatueta...estao de parabens, filme brilhante, muio conteudo..

    ResponderExcluir