quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Madagascar 2 (Madagascar 2: Escape 2 Africa, EUA, 2008, 89 mins)
Minha cotação: 1/2
Por Wendell Borges - 31/12/2008


Comentário: Bastante divertido e bem melhor que o primeiro filme realizado em 2005, esta continuação traz novamente toda a trupe de animais: o leão Alex, a zebra macho Marty, a hipopótamo Glória e a Girafa macho Melman, incluindo o Rei Julien e seu fiel escudeiro Maurice, além da velhinha humana durona e boa de briga, o quarteto de pinguins [Capitão, Kowalski, Rico e Soldado] e um dos meus personagens preferidos no elenco, o lêmure chamado Mort, a quem Rei Julien tenta escapar por considerá-lo extremamente chato.

Logo no início do filme ficamos sabendo como o leão Alex foi parar no Zoológico de Nova York e também somos apresentados a novos personagens como o pai de Alex chamado Zuba [último trabalho de Bernie Mac que faleceu em 09 de agosto de 2008 aos 51 anos] , o vilão Makunga, um leão que quer tornar-se o rei da floresta e um hilário hipopótamo metido a Don Juan chamado Moto moto. Eu fiquei me perguntando o porquê do nome Moto Moto [Voz de Sérgio Loroza na versão brasileira e de Will .I.Am no original], teria alguma ligação da simpatia de muitas mulheres por homens que pilotam motocicletas? Bom, o filme além de extremamente divertido trabalha de forma sutil a questão da homossexualidade, afinal, quantas vezes a sonoridade da palavra Alex não soou como "Alegay" dita por Makunga, fazendo chacota de Alex por causa de seus dotes de dançaraino, a dança a quem muitos de forma perjorativa e machista associam à homossexualidade, quando esta arte é praticada por pessoas do sexo masculino.

Finalizando este breve comentário volto a dizer que esta é uma daquelas animações que superam em muito o original aproveitando o que há de melhor em cada personagem e criando um universo colorido, cheio de ritmo e bom humor. Espero que o próximo trabalho que já está sendo cogitado para 2010 seja tão bom quanto este.

O animador brasileiro Ennio Torresan, trabalha há nove anos em Los Angeles e participou da concepção do filme trabalhando nos Story Boards.

O roteiro foi escrito novamente por Etan Cohen (que não é o irmão de Joel Coen, Ethan Cohen), ele é o mesmo autor do roteiro de Trovão Tropical, recente comédia de sucesso protagonizada por Ben Stiller.

A direção ficou por conta novamente da mesma dupla do primeiro, Eric Darnell e Tom McGrath. Na versão original americana, quem faz a voz de Moto Moto é o produtor musical Will.I.Am (William James Adam Junior), um famoso produtor musical americano responsável pela criação do grupo Black Eyed Peas e também da canção-tema "Yes We Can" da campanha do presidente norte-americano recém-eleito Barak Obama.


Curiosidade: o ator, cantor e compositor musical carioca chamado Sérgio Loroza faz a voz do personagem Moto Moto em Madagascar. Ele nasceu em 1967, é puxador de samba, rapper e cantor de black music. Ficou conhecido do grande público em razão do personagem Figueirinha, da série de televisão A Diarista e também com o personagem Pancadão de Zorra Total.

Obs: Não deixem de visitar o site oficial do filme. Excelente trabalho de divulgação. Méritos da competente equipe da DreamWorks e da distribuidora Paramount Pictures.

Sinopse: Alex (Ben Stiller), Marty (Chris Rock), Melman (David Schwimmer), Gloria (Jada Pinkett Smith), rei Julien (Sacha Baron Cohen), Maurice (Cedric the Entertainer), os pingüins e os chimpanzés Mason e Phil estão no longínquo litoral de Madagascar. Para deixar o local os pingüins consertam um velho avião de guerra, mas logo em seu 1º vôo ele cai. Isto faz com que os animais do zoológico de Nova York tenham que lidar, pela 1ª vez na vida, com espécies semelhantes a eles, só que habituadas à vida selvagem.

Elenco (Vozes do original) - Ben Stiller (Alex) - Chris Rock (Marty) - David Schwimmer (Melman) - Jada Pinkett Smith (Gloria) - Sacha Baron Cohen (Rei Julien) - Cedric the Entertainer (Maurice) - Andy Richter (Mort) - Bernie Mac (Zuba) - Alec Baldwin (Makunga)
Sherri Shepherd (Mãe de Alex) - Will i Am (Moto Moto) - Elisa Gabrielli (Vovó) - Chris Miller (Kowalski) - Willow Smith (Gloria - bebê) - Thomas Stanley (Marty - bebê) - Zachary Gordon (Melman - bebê)

Elenco da dublagem brasileira

Alexandre Moreno - Alex, o Leão
Felipe Grinnan - Marty, a Zebra
Heloísa Perissé - Glória, a Hipopótamo
Ricardo Juarez - Melman, a Girafa
Guilherme Briggs - Rei Julien, o Lêmure
Sérgio Loroza - Moto Moto

Ficha Técnica: Título Original: Madagascar: Escape 2 Africa - Gênero: Animação - Tempo de Duração: 89 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 2008 - Site Oficial: www.madagascar-themovie.com - Estúdio: DreamWorks Animation / Pacific Data Images - Distribuição: Paramount Pictures / DreamWorks Distribution / UIP - Direção: Eric Darnell e Tom McGrath - Roteiro: Etan Cohen - Produção: Mireille Soria e Mark Swift - Música: Hans Zimmer - Edição: Mark A. Hester.
______________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário