domingo, 4 de janeiro de 2009

Relíquia Macabra /O Falcão Maltês (The Maltese Falcon, EUA, 1941, 101 mins)

Minha cotação:


Por Wendell Borges - 04/01/2009
[4º filme visto em 2009]

[POSTAGEM AINDA EM EDIÇÃO]

"Nós somos feitos do tecido de que são feitos os sonhos"
William Shakesperare (1564-1616)

Comentário (não leia caso não tenha visto o filme ainda): Estréia na direção de John Hustosn (1906-1987) que também escreve o roteiro, baseado em livro de Dashiell Hammett (1864-1961), em um filme tido por muitos como o primeiro e o mais importante do estilo "Noir" americano. A trama gira em torno do detetive particular Sam Spade, papel de Humphrey Bogart (1899-1957), ele é procurado por uma mulher misteriosa chamada Ruth Wonderly (Mary Astor: 1906-1987), que alega estar sendo ameaçada. O parceiro de Spade, Miles Archer, papel de Jerome Cowan (1897-1972), resolve pegar o caso e proteger Wonderly das ameaças de Floyd Thursby, o homem por quem ela diz estar ameaçada.

Durante a madrugada, Spade é acordado pelo telefone e recebe a notícia de que seu parceiro de escritório foi assassinado. Na sequência dos acontecimentos, Spade conhece dois homens, Kasper Gutman, estréia do ator Sydney Greenstreet (1879-1954) na tela grande e Joel Cairo, papel de Peter Lorre (1904-1964), ambos estão obcecados em busca de uma valiosa relíquia que pode lhes trazer uma imensa fortuna. Spade sentindo atração por Wonderly, que depois revela seu verdadeiro nome, Brigid O'Shaughnessy, acaba se envolvendo em toda a trama ameaçado também por dois policiais, o Sargento Tom Polhaus (Ward Bond:1903-1960) e o tenente Dundy (Barton MacLane:1902-1969) que acreditam que Spade tenha assassinado Miles, por causa de Iva Archer (Gladys George:1900-1954), esposa de Miles que estava tendo um caso com Spade.

A trama cheia de suspense e mistério tem como símbolo mostrar a ganância de seres humanos pela fortuna, perseguindo algo que talvez nem sequer exista. Talvez seja uma metáfora também para a busca de algo que nos torne felizes, algo que seja concreto, com o qual possamos agarrar, o tal Falcão Maltês, pequena estátua de 30cm toda de ouro e folheada de jóias preciosas. No final o que prevalece é a verdade e a razão, quando Spade escuta da boca de Brigid que fora ela a autora do assassinato de seu parceiro, ele resolve, mesmo estando apaixonado por ela, entregá-la à policia.

A fotografia do filme é de Arthur Edeson (1891-1970), também responsável pela fotografia do filme Casablanca (1942). Excelente film Noir, envolvente, com grandes atuações e uma trama que prende a atenção do início ao fim.

A frase final em que Spade responde à pergunta do sargento sobre o que é a estátua do Falcão, "Aquilo de que os sonhos são feitos", frase esta que remete a um pensamento do escrito inglês William Shakespeare (1564-1616) foi uma idéia do ator Humphrey Bogart. O pai do diretor John Huston, Walter Huston (1884-1950), faz uma pequena ponta como o Capitão Jacobi.

No elenco recebem ainda destaque na trama o personagem de Elisha Cook Jr. (1903-1995),o assassino chamado Wilmer Cook, filho adotivo de Kasper Guntman, e a secretária de Spade, Effie Perine, papel da atriz Lee Patrick (1901-1982).



Curiosidade [ A estatura de alguns atores em cena ]

Elisha Cook Jr. (1903-1995) - o assassino Wilmer - 1m 65cm.
Humphrey Bogart (1899-1957) - o detetive Sam Spade - 1m73cm.
Peter Lorre (1904-1964) - Joel Cairo - 1m65cm
Mary Astor (1906-1987) - Brigid O'Shaughnessy/Ruth Wonderly - 1m 68cm.

Anotações para quem já viu o filme [ Wendell Notes ]

1 - Em 1539 os Templários de Malta pagaram tributo a Carlos V da Espanha, enviando-lhe um Falcão em ouro incrustado, do bico às garras, com jóias raras, mas os piratas avistaram a galera que transportava esta peça valiosa e o destino do Falcão Maltês permanece um mistério até hoje.. SAN FRANCJSCO
2 - Webley-Forsby 45 automático, 8 tiros [ a arma do crime ] mataram Miles Archer
3 - Sam beija a esposa de Miles quando ela vem de luto ao seu escritório.
4 - Brigid O'Shaugnessy revela seu verdadeiro nome a Sam Spade
5 - Effie Perine, a eficiente secretária de Sam Spade.
6 - Os detetives Dundy e Polhaus invadem o apartamento de Spade quando ouviram Cairo e Brigid discutirem.
7 - Marmora.[ Brigid revela os segredos do mistério do Falcão, ou pelo menos alguns deles ]
8 - O que sabe sobre a Ordem do Hospital de São João de Jerusalem mais tarde conhecida como Cavaleiros de Rodes e outras coisas?
- São Cruzados, não são?
- Em 1539 estes cruzados persuadiram o Imperador Carlos V a dar-lhes a Ilha de Malta. Ele só pôs uma condição: que lhe pagassem todos os anos um falcão como tributo em reconhecimento que Malta era da Espanha. [ Um pássaro de 30cm todo de ouro folheado com pedras preciosas]
9 - Wilmer derruba Spade que já estava zonzo por causa da droga colocada em sua bebida. Então, Kasper Guntman, Wilmer e Cairo saem do apartamento e deixam Spade lá caído.
10 - O comandante Jacoby, mestre do La Paloma cai morto no escritório de Spade e deixa com ele o Falcão cobiçado.

[ CURIOSIDADE]

11
- [Spade falando ao telefone com os policiais] Jacobi e Thursby foram mortos por um tal de Wilmer Cook. Tem cerca de 20 anos, 1m70cm, veste um sobretudo cinzento. Ele trabalha para um tal de kasper Guntman, é facil reconhecê-lo, pois ele deve pesar uns 135kg. [ Nesta cena Spade diz que Wilmer tem cerca de 1m70cm, mas o ator tem na verdade cinco centímetros a menos, uma forma de fazer com que o público pense que Bogart seja um ator de estatura maior, pois em várias cenas Bogart contracena ao lado de Wilmer parecendo um gigante diante dele, sendo que na verdade Bogart só tem um 1m73cm. ]


Sinopse: Após uma linda mulher lhe oferecer uma pequena fortuna para recuperar uma estátua, um detetive se envolve no mais incrível caso de sua carreira. Dirigido por John Huston (Cassino Royale) e com Humphrey Bogart e Mary Astor no elenco. Recebeu 3 indicações ao Oscar.

Premiações
- Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Sydney Greenstreet) e Melhor Roteiro.

Elenco: Humphrey Bogart (Sam Spade) - Mary Astor (Brigid O'Shaughnessy) - Gladys George (Iva Archer) - Peter Lorre (Joel Cairo) - Barton MacLane (Detetive Dundy) - Lee Patrick (Effie Perine) - Sydney Greenstreet (Kasper Gutman) - Ward Bond (Detetive Tom Polhaus) - Jerome Cowan (Miles Archer) - Elisha Cook Jr. (Wilmer Cook)

Ficha Técnica: Título Original: The Maltese Falcon - Gênero: Suspense - Tempo de Duração: 100 minutos - Ano de Lançamento (EUA): 1941 - Estúdio: Warner Bros. / First National Pictures Inc. - Distribuição: Warner Bros. - Direção: John Huston - Roteiro: John Huston, baseado em livro de Dashiell Hammett - Produção: Henry Blanke e Hal B. Wallis - Música: Adolph Deutsch - Fotografia: Arthur Edeson - Direção de Arte: Robert M. Haas - Figurino: Orry-Kelly - Edição: Thomas Richards.
__________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Viva,

    O Ante-Cinema e o Hotvnews querem celebrar o final de um ano cinematográfico que teve, como não poderia deixar de ser, tanto bons como maus filmes. Assim sendo, queremos que vocês elejam uma lista com os vossos 10 preferidos para os melhores e piores filmes do ano de 2008. Além disto ainda vos pedimos o seguinte:

    - Eleição do Filme Surpresa de 2008
    - Eleição do Filme Desilusão de 2008

    Para saberem como participar vão a:

    http://ante-cinema.blogspot.com/ ou http://hotvnews.com.pt/

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tadeu N/A3:40 PM

    Grande filme, mesmo sendo pequeno.

    ResponderExcluir