sábado, 3 de janeiro de 2009

Paris, Texas (Paris,Texas,França/Alemanha/Inglaterra, 1984, 147 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 03/01/2009 [3º filme visto em 2009]


Comentário: O aclamado filme de Wim Wenders, Paris,Texas, além de ser um daqueles trabalhos de uma beleza visual incrível, traz um elenco em grande sintonia. Hunter Carson (1975), o jovem ator que na época tinha apenas 8 anos; sua mãe adotiva Anne, interpretada por Aurore Clement (1945); a mãe biológica vivida pela bela atriz alemã Nastassja Kinski (1959) e mais dois bons atores em cena, Dean Stockwell (1936) no papel de Walt, pai adotivo de Hunter, e seu irmão Travis, pai biológico de Hunter, papel vivido com bastante intensidade por Harry Dean Stanton (1926).

O filme é a união de boas atuações, direção elegante de um grande diretor, Wim Wenders (1945), fotografia belíssima de Robby Muller e trilha sonora densa e envolvente de Ry Cooder (1947). O roteiro foi escrito por Sam Shepard (1943) e L.M. Kit Carson (1941), baseado em livro de Sam Shepard.

Poderíamos dizer que o filme é uma daquelas viagens intensas em busca de uma luz para almas solitárias. O personagem Travis tenta reencontrar sua persona em meio ao caos que viveu com um grande amor do passado. Se não fosse a ajuda do irmão e da esposa dele, Travis talvez não tivesse reencontrado os grandes amores de sua vida.

Paris,Texas além de ter vencido a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984 também levou o BAFTA de Melhor Diretor para Wenders.

Sinopse: Um homem (Harry Dean Stanton) é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt (Dean Stockwell), que é casado com Anne (Aurore Clément). Com eles vive também Alex (Hunter Carson), filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.




Pequenas anotações para quem já viu o filme
[Wendell-Notes]

1 - Sul do Texas, Terlingua.
2 - Sequine, era o nome de solteira da mãe de Slater e Travis.
3 - Como assim? [ Hunter conversando com sua mãe adotiva]
- Era apenas a imagem dela. Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante.. [55 minutos de filme]

Elenco: Harry Dean Stanton (Travis) - Nastassja Kinski (Jane) - Dean Stockwell (Walt) - Aurore Clément (Anne) - Socorro Valdez (Carmelita) - Bernhard Wicki (Dr. Ulmer) - Hunter Carson (Alex) - Sam Shepard






Ficha Técnica

Título Original: Paris, Texas
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 146 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha Ocidental / França): 1984
Estúdio: 20th Century Fox / Argos Films / Channel Four Films / Pro-ject Filmproduktion / Road Movies Filmproduktion / Westdeutscher Rundfunk
Distribuição: 20th Century Fox Film Productions
Direção: Wim Wenders
Roteiro: Sam Shepard e L.M. Kit Carson, baseado em livro de Sam Shepard
Produção: Anatole Dauman e Don Guest
Música: Ry Cooder
Fotografia: Robby Müller
Desenho de Produção: Kate Altman
Figurino: Birgitta Bjerke
Edição: Peter Przygodda.
_______________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Tadeu N/A1:26 PM

    Do diretor, prefiro Asas do Desejo, na verdade, na verdade preciso rever esse Paris, Texas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um pouco de vergonha, mas nunca vi um filme sequer do Wim Wenders, mesmo tenho aqui "Tão Longe, Tão Perto". Mas este "Paris, Texas" é um dos que mais quero assistir dele, ao lado de "O Hotel de 1 Milhão de Dólares" e "Asas do Desejo".

    ResponderExcluir