quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quem quer ser um milionário? (Slumdog Millionaire, Inglaterra,2008, 120 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 15/01/2009 [16º filme visto em 2009]

Quanto vale um amor verdadeiro?

Comentário: Esta grande homenagem ao famoso cinema indiano, conhecida indústria de Bollywood, ganhou recentemente 4 prêmios (melhor Filme dramático/Melhor diretor - Danny Boyle/Melhor trilha sonora por A.R.Rahman/Melhor roteiro - Simon Beaufoy) no 66º Globo de Ouro realizado dia 12/01/2009 e com certeza irá abocanhar outros prêmios em 2009.

Dirigido pelo inglês Danny Boyle (1956) com a ajuda da diretora indiana Loveleen Tandan; Slumdog Millionaire é um filme ágil, divertido, dramático, com bela trilha sonora, uma excitante história de amor num filme que cresce em profundidade à medida que seu final se aproxima.

É daquelas histórias que misturam uma simplicidade narrativa com um elenco cativante e um ritmo que só quem consegue aplicar são os grandes especialistas do áudiovisual. Como não existe fórmula para se fazer um bom filme, se alguém soubesse a fórmula mágica e a divulgasse não teríamos filmes ruins, logicamente, por isso não é todo dia que filmes como Slumdog são realizados, tudo parece perfeito, o elenco composto por atores indianos, em destaque, Dev Patel, interpretando Jamal Malik (adulto), Anil Kapoor interpretando o inescrupuloso apresentador de um popular programa de TV da India, Freida Pinto no papel de Latika (adulta), a grande paixão de Jamal, e Madhur Mitai, o irmão de Jamal, chamado Salim (adulto).

O filme além de ser uma grande história de amor, é uma severa crítica à ilusão imposta por programas de auditório e as grandes diferenças sócio-econômicas de um país superpopuloso e de grande efervescência cultural chamado India. o roteiro escrito por Simon Beaufoy (1967) foi baseado no best-seller "Sua Resposta Vale um Bilhão (Q & A) ", de Vikas Swarup.





A - sorte B - Amor C - Paixão D - Destino

Obs: Site oficial do Globo de Ouro - Vencedores do 66º evento.[ Inglês]
Site oficial do filme: Slumdog Millionaire


Anotações para quem já viu o filme (Wendell - Notes)

1 - Sargeno Srinivas espanca Jamal no começo do filme para arrancar-lhe um segredo.
2 - Quanto custa um lanche Panipuri na loja Dharisha em Chowpatty,? 15 rúpias desde o Diwali, feriado religioso.
3 - Salim! Jamal! corram! [ nesta cena, a mãe de Jamal leva um golpe no rosto com uma barra de ferro] Se não fosse por Rama e Alá eu ainda teria uma mãe. Jamal respondendo com revolta ao porque de seu conhecimento sobre o que o Deus Rama segura em sua mão direita. Um arco e flecha.
4 - Jamal chama Latika para dentro do vagão do trem onde ele estava com seu irmão Salim se abrigando da chuva.
5 - A canção Darsham Do Ghanshyam foi escrita por qual famoso poeta indiano? [ surdas ]
6 - Punnose, acho que encontrou seu cão.
7 - Salim e Jamal olham admirados o Taj Mahal após o raccord utilizado para o avanço no tempo. Após cairem de um trem em movimento num banco de areia. O Taj Mahal foi finalizado por volta de 1648 pelo trabalho de cerca de 20.000 homens.
8 - Benjamin Franklin é o rosto estampado nas notas de 100 dólares. Em uma nota de 1.000 rúpias está estampadoo rosto de Gandhi.
9 - Há 19 milhões de pessoas nessa cidade Jamal, esqueça-a. [ o irmão de Jamal tenta fazê-lo esquecer de seu amor juvenil por Latika]
10 - Jamal encontra o cego Arvind que diz a ele que o homem que está na nota de 100 dólares é Benjamim Franklin.
11- Maman, o homem que capturou Salim e Jamal quando eram crianças para usá-los ficou com Latika quando Jamal e Salim fugiram no trem.
12 - Quem inventou o revólver? Samuel Colt, responde Jamal. O irmão dele, Salim, atirou na cabeça de Maman quando eles foram resgatar Latika.
13 - Qual jogador marcou mais pontos na história do Críquete de 1ª classe? Ricky Ponting. [letra B, o apresentador escreve no espelho do banheiro, mas a resposta certa era letra D, Jack Hobbs, é nela que Jamal aposta]
14 - Favela de Juhu em Mumbai. [ local de origem de Jamal]
15 - Dev Patel (Jamal adulto) - Tanay Hemant Chheda (jamal adolescente) - Ayush Makesh Khedekar (Jamal Criança)
16 - Freida Pinto (Latika adulta) - Tanvi Ganesh Lonkar (Latika adolescente) - Rubina Ali (Latika criança)
17 - Madhur Mitai (Salim adulto) - Ashutosh Lobo Gajiwala (Salim adolescente) - Azharuddi Mohammed Ismail (Salim Criança)

Sinopse [Fonte: Cinemacomrapadura]: Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos de idade, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?" No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. A questão que paira no ar é: como um rapaz das ruas pode ter tantos conhecimentos. Desesperado para provar sua inocência, Jamal conta a história da sua vida na favela - onde ele e o irmão cresceram -, as aventuras juntos, os enfrentamentos com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota. "Slumdog Millionaire", do diretor Danny Boyle, foi escolhido melhor filme de 2008 pelo Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica. "O filme, com direção brilhante de Danny Boyle e atuações incríveis, conta uma história apaixonante sobre a coragem e determinação de um homem pela mulher que ele ama", comentou Anne Schulhof, presidente do Conselho Nacional de Crítica Cinematográfica. O longa é baseado no best-seller "Sua Resposta Vale um Bilhão", de Vikas Swarup.

Ficha Técnica: Slumdog Millionaire, 2008 - Gênero: Comédia Dramática - Duração: 120 min - Origem: Inglaterra - EUA - Estúdio: 20th Century Fox - Direção: Danny Boyle, Loveleen Tandan - Roteiro: Simon Beaufoy - Produção: Christian Colson.
______________________________________________________________________________________

7 comentários:

  1. Tadeu N/A10:04 AM

    Há muito tempo não crio expectativas para ver um filme como criei para esse, isso as vezes é ruim...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora dele estreiar aqui. Deve ser bom pacas... Danny Boyle é ótimo diretor.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  3. Tadeu N/A1:22 PM

    O filme é ruim.

    ResponderExcluir
  4. Há algo de profundamente errado com o cinema norte-americano quando um filme de nível de sessão da tarde é lauredado como o melhor filme do ano. E pior: os seus concorrentes não eram melhores.

    ResponderExcluir
  5. ah... o filme é perfect... adorei.

    ResponderExcluir
  6. O roteiro é interessante. Os flashbacks dão um ritmo e dinâmica próprios. Sabe o que me lembra? Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. É uma obra com a cara da Índia, mas o oposto das produções de Bollywood. Um filme a se olhar com atenção.

    ResponderExcluir
  7. O roteiro é interessante. Os flashbacks dão um ritmo e dinâmica próprios. Sabe o que me lembra? Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. É uma obra com a cara da Índia, mas o oposto das produções de Bollywood. Um filme a se olhar com atenção.

    ResponderExcluir