quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Trovão Tropical (Tropic Thunder,EUA,107 mins)
Minha cotação:
Wendell Borges - 01/01/2008 [1º filme visto em 2009]


Comentário: Não é nenhuma novidade o fato de que a indústria cinematográfica norte-americana, e principalmente os atores e produtores envolvidos com o gênero comédia, gostam de satirizar aqueles produtos que caem no gosto da crítica e do público.

Filmes de guerra como Rambo (1982), Platoon (1986), Nascido para matar (1987) e Apocalypse Now (1979) já foram alvos de sátira em outros filmes e neste Trovão Tropical, Ben Stiller, ator comediante que dirigiu e escreveu o roteiro de Trovão Tropical com Etah Cohen (Madagascar 2) e Justin Theroux se aproveitam de muitos momentos marcantes das obras citadas para criar seu humor, e juntamente com estes momentos fazer uma ácida crítica à própria indústria cinematográfica e aos críticos que analisam as atuações do elenco.

Outra sátira que o filme aborda, além dos filmes de guerra, são os personagens autistas e excepcionais que a indústria americana também gosta de explorar. Filmes como Forrest Gump (1994) e Uma lição de amor (2001) são citados e as personagens com deficiências mentais são exploradas para gerar o efeito cômico ao qual o filme se propõe. Esta linha cômica mais grosseira que parece ser uma tendência de filmes contemporâneos, estilo que passou a ser explorado desde o sucesso de Quem vai ficar com Mary (1998), protagonizado pelo próprio Stiller, tem gerado boas comédias, mesmo não sendo aprovada ou indicada para todo os públicos, mas acredito que a comédia inteligente é aquela que faz rir e ao mesmo tempo provoca o espectador a pensar sobre aquelas situações bizarras ali mostradas, e nisto, Trovão Tropical se sai bem. É uma comédia que faz rir e pensar sobre a indústria e suas explorações ao gosto do público.

Vale destacar no elenco as atuações de Tom Cruise (1962) como o produtor executivo inescrupuloso chamado Less Grossman e Robert Downey Jr. como Kirk Lazarus, um renomado ator que já foi indicado quatro vezes ao oscar. No elenco ainda temos Jack Black no papel de Jeff "Fats" Portnoy, um comediante acima do peso e viciado em cocaína; Jay Baruchel interpretando Kevin Sandusky, um ator desconhecido; Nick Nolte (1941) como 4 folhas Tayback, um veterano de guerra que escreveu o livro no qual o filme é baseado e Ben Stiller vive Tugg Speedman, que pretende se tornar uma estrela após seu relativo sucesso como o exepcional Jack. E vale ressaltar a fotografia de John Toll, duas vezes premiado com o oscar por seu trabalho em Coração Valente (1995) e Lendas da Paixão (1994).

O orçamento do filme foi de US$ 90 milhões e as tentativas de boicotá-lo tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, parecem não ter atrapalhado muito as bilheterias de Trovão Tropical. Quem curte o gênero não deve deixar de conferir.

Sinopse: Tugg Speedman (Ben Stiller), Jeff Portnoy (Jack Black) e Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.) são superastros de Hollywood contratados para protagonizar a superprodução Trovão Tropical, sob a direção do cineasta inglês Damien Cockburn (Steve Coogan). Trata-se da adaptação da autobiografia do veterano 4 Folhas Tayback (Nick Nolte), na qual descreve os horrores pelos quais passou na Guerra do Vietnã. A equipe viaja às locações originais a fim de filmar o drama de guerra, mas os egos dos atores não facilitam muito. Para tentar controlar sua equipe e levar adiante o projeto financiado pelo estúdio de Les Grossman (Tom Cruise), o diretor leva seus atores ao meio da floresta para dar um ar de realidade às filmagens. Mas ele nem imagina os perigos reais que a selva vietnamita pode guardar à equipe.

Elenco: Ben Stiller (Speedman) - Robert Downey Jr. (Kirk Lazarus) - Jack Black (Jeff 'Fats' Portnoy) - Jay Baruchel (Kevin Sandusky) - Brandon T. Jackson (Alpa Chino) - Danny R. McBride (Cody) - Steve Coogan (Damien) - Tom Cruise (Executivo do estúdio).

Ficha Técnica: Título no Brasil: Trovão Tropical - Título Original: Tropic Thunder - País de Origem: EUA / Alemanha - Gênero: Comédia - Classificação etária: 16 anos - Tempo de Duração: 107 minutos - Ano de Lançamento: 2008- Estréia no Brasil: 29/08/2008 - Site Oficial: http://www.tropicthunder.com
_________________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Cara, coincidentemente esse foi o segundo filme que vi em 2009. O primeiro foi Agente 86. Achei esse filme excelente.
    Hilário!

    ResponderExcluir
  2. Dessa vez Stiller conseguiu criar um filme com um humor satírico com aquela crueldade insana das comédias que extrapolam no nonsense e no desrespeito. Aquele tipo de mentira que a ficção quer nos levar a acreditar que seja verdade, filme dentro do filme, universo satírico dentro de um outro. Ou seja, também achei excelente.

    ResponderExcluir
  3. Tadeu N/A1:38 PM

    Tenho os dois pés atrás com esse Ben Stiller, mas fiquei curioso pra ver o filme, pois além da seu texo Robert Downey Jr. e Jack Black sempre são interessantes.

    ResponderExcluir