segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Twentynine Palms (França/Alemanha/EUA,2003, 114 mins)
Minha cotação:
Por Wendell Borges - 12/01/2009 [12º filme visto em 2009]

Comentário: Nesta minha primeira experiência com o cinema de Bruno Dumont (1958), filósofo e diretor francês bastante elogiado e cultuado nos Festivais de Cinema pelo mundo afora, resolvi também não ter acesso a nenhuma crítica sobre este filme e nem mesmo cheguei a ler uma sinopse, portanto assisti o filme totalmente no escuro, sem saber do que se tratava.

Apesar da extrema lentidão com que o diretor conduz a narrativa, o filme tem grandes momentos, tanto de beleza visual com o formato panorâmico utilizado quanto de expressividade de seu elenco, Dumont exibe sem pudores toda a animalidade sexual do ser humano e também a inconstância de nossos humores.

O filme é um road movie com final surpreendente, tem cenas de sexo explícito e violência. Os atores Cris (Yekaterina/Katia Golubeva) e David (David Wissak) são os protagonistas da trama, um casal que está viajando pelo Parque Nacional de Joshua Tree. O filme também é classificado como Terror Minimalista e experimental.


Anotações para quem já viu o filme [ Wendell - Borges]

1 - Cenas mais surpreendentes: a cena em que David é estuprado e a cena em que ele sai do quarto com a cabeça raspada gritando e mata Katia com várias facadas



O que é Minimalismo?
[ Dicionário Aurélio]
[Do ingl. minimal, 'mínimo', + ismo.]
S. m.
1. Art. Plást. Corrente surgida por volta de 1965, e que visa a reduzir a pintura e a escultura às mais simples formas, muitas vezes repetidas. Forma e conteúdo se confundem sem qualquer intenção expressiva.
2. Filos. Atitude de rejeição a questões filosóficas (a da verdade, a dos fins últimos, etc.), por considerá-las aquém ou além das exigências teóricas.
3. Mús. Método moderno de composição que tem como característica principal o uso obsedante da repetição, só alterada por pequenas modulações e mudanças dinâmicas ou rítmicas.
4. P. ext. Método, estilo ou técnica cuja característica principal é a pobreza de elemento.


Sinopse retirada do livro Cinema Now [Editora Taschen]:
Este filme de terror minimalista conta com David Wissak e Katia Golubeva no papel de um jovem casal combativo e sensual que viaja de Hummer pelo Parque Nacional de Joshua Tree, onde se depara com un inferno de sadismo.

Ficha Técnica : Twentynine Palms, França/Alemanha/EUA,154 mins, 2003 - Direção e roteiro: Bruno Dumont. Direção de fotografia: Goerges Lechaptois.
_____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário