segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona (EUA,2008, 96 mins)
Minha cotação: 1/2
Por Wendell Borges - 05/01/2009 [ 7º filme visto em 2009]

Comentário: Filmar relacionamentos complicados é uma das especialidades de Woody Allen (1935), neste novo trabalho do grande diretor norte-americano, ele reúne personagens que mesmo um tanto esteriotipados conseguem ganhar força e vigor, sustentados aqui por um elenco eficiente.

Entre as personagens temos o artista conquistador, Juan Antonio, vivido por Javier Barden, a personagem Vicky, mais reflexiva e que busca um relacionamento mais estável e seguro, interpretada por Rebecca Hall, e o seu oposto quando o assunto é o amor, Cristina, mais liberal e adepta às experimentações da vida, papel de Scarlett Johansson, e para por um pouco de fogo no cafua, surge a temperamental e explosiva personagem de Penelope Cruz, Maria Elena, ex-esposa de Juan. Está pronto então o sarapatel para Woody desfilar sua reflexões sobre os seres humanos e seus humores instáveis.

Paixões, brigas, vida burguesa, viagens, Barcelona, pintura, arquitetura, Antoni Gaudí (1852-1926), beleza, infantilidade e por aí vai. É Woody Alen, é o que ainda há de melhor no cinema americano atual.

Vale ressaltar a participação de Patricia Clarkson no papel de Judy Nash, amiga de Vicky, e Doug, o noivo de Vicky, interpretado por Chris Messina. Em participação menor temos ainda o marido de Judy, Mark Nash, interpretado por Kevin Dunn (1956). Concluindo o comentário, este é mais um excelente filme na carreira de Woody Allen, este ícone americano que aos 73 anos continua brindando os espectadores com grandes filmes.


Sinopse: Duas amigas em férias em Barcelona conhecem e se aproximam de um sedutor pintor, que teve um relacionamento problemático com sua ex-esposa. Dirigido por Woody Allen (Manhattan) e com Javier Bardem, Scarlett Johansson, Penélope Cruz e Patricia Clarkson no elenco.

Ficha Técnica: Título Original: Vicky Cristina Barcelona - Gênero: Drama - Tempo de Duração: 96 minutos - Ano de Lançamento (EUA / Espanha): 2008 - Site Oficial: www.vickycristina-movie.com - Estúdio: Mediapro / Gravier Productions / Antena 3 Films - Distribuição: The Weinstein Company / MGM / Imagem Filmes - Direção: Woody Allen - Roteiro: Woody Allen - Produção: Letty Aronson, Stephen Tenenbaum e Gareth Wiley - Fotografia: Javier Aguirresarobe - Desenho de Produção: Alain Bainée - Direção de Arte: Iñigo Navarro - Figurino: Sonia Grande - Edição: Alisa Lepselter - Efeitos Especiais: Big Film Design.
____________________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Tadeu N/A4:47 PM

    Não vejo o porque de tanta badalação nesse novo Allen, prefiro o anterios, Sonho de Cassandra, embora ache os dois fracos.

    ResponderExcluir