segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009


Adeus Dragon Inn, Bu San, Taiwan, 2003, 82 mins
Direção: Ming-liang Tsai
Roteiro: Ming-liang Tsai

Por Wendell Borges - Visto dia 23/02/2009 [44º filme visto em 2009]

Cotação:

Comentário: Este é um daqueles filmes de narrativa lenta, as imagens quase chegam a congelar-se e o silêncio é profundo, sexto longa-metragem de Tsai Ming-Liang (1957), cineasta malaio que vive em Taiwan e é bastante reconhecido pela crítica internacional tendo vários filmes premiados em Festivais de cinema. Neste Adeus Dragon Inn, ele presta sua homenagem nostálgica aos velhos Cinemas, hoje substituídos por grandes e equipadas salas dentro de Shoppings Centers cada vez maiores.

Somos convidados a acompanhar durante pouco mais de 80 minutos cerca de 8 personagens vagando por um velho cinema de Taipei, uma faxineira manca, alguns homossexuais buscando parceiros, um velho professor com seu filho.

O último filme que será exibido no Cinema Fu-Ho antes que ele feche suas portas é o clássico filme de artes-marciais Dragon Inn (1967) dirigido por King Hu (1931-1997), um dos dois filmes do diretor apontados no Top 10 dos melhores filmes Chineses selecionados pelo Homg Kong Films Award em comemoração aos 100 anos de Cinema.

Adeus Dragon Inn é para ser apreciado com ponderação, exige paciência, mas a recompensa para quem enfrenta este vazio é o prazer de se assistir a um filme que é pura poesia.

OS ÚNICOS DIALOGOS DURANTE OS 82 MINUTOS DE FILME:

— Sabe que este cinema está assombrado?
Este cinema está assombrado.
Fantasmas...
— Sou japonês.
— Sayonara.
— Sayonara.
-------------------------------------------
— Professor Miao?
— Shih Chun!
— Veio ver o filme?
— Já há muito tempo que não venho ver nenhum...
— Já ninguém vem ao cinema. E já ninguém se lembra de nós.
---------------------------------------------------------------------------------------

_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário