quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Dúvida
Doubt, EUA, 2008, 104 mins
Direção: John Patrick Shanley
Roteiro: John Patrick Shanley, baseado em peça teatral de John Patrick Shanley

Por Wendell Borges - Filme visto dia 25/02/2009 [ 51º filme visto em 2009]

Cotação:


Comentário:
O título deste filme não poderia ser mais apropriado, é justamente a sensação que ele provoca ao final, uma imensa dúvida com relação à verdade dos acontecimentos. No elenco esplendoroso, dois gigantes em cena, Meryl Streep (1949) e Philip Seymour Hoffman (1967), Streep interpretando a Irmã Aloysius Beauvier, diretora da escola St. Nicholas localizada no Bronx, na Nova York do ano de 1964, um ano após o atentado que culminou na morte do presidente John Fitzgerald Kennedy (1917-1963). Ela tenta manter o colégio com regras rígidas e excessivo moralismo e acaba entrando em confronto com o Padre Flynn, papel de Philip Seymour Hoffman, um padre carismático, excelente orador e que está tentando modificar as rígidas regras impostas por Seymour.

As atuações de Amy Adams (1974), no papel da Irmã James, e Viola Davis (1965), no papel da mãe do garoto David Miller também são dignos de elogios e premiações, fato este que aconteceu com ambas sendo indicadas ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, o que não dá para entender é porquê o prêmio foi dado à Penelope Cruz em seu estriônico papel no filme Vicky Cristina Barcelona, mas infelizmente não levou nenhum dos prêmios.

A direção e o roteiro ficaram a cargo do americano John Patrick Shanley (1950), cuja peça teatral recebeu o prêmio Pulitzer de Drama em 2005. O filme recebeu 5 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams e Viola Davis) e Melhor Roteiro Adaptado.

Elenco
Meryl Streep (Irmã Aloysius Beauvier)
Philip Seymour Hoffman (Padre Brendan Flynn)
Amy Adams (Irmã James)
Viola Davis (Sra. Miller)
Alice Drummond (Irmã Veronica)
Audrie J. Neenan (Irmã Raymond)
Susan Blommaert (Sra. Carson)
Carrie Preston (Christine Hurley)
John Costelloe (Warren Hurley)
Lloyd Clay Brown (Jimmy Hurley)
Joseph Foster (Donald Miller)
Bridget Megan Clark (Noreen Horan)
Mike Roukis (William London)
Frank Shanley (Kevin)
Frank Dolce (Ralph)
Paulie Litt (Tommy Conroy)
Matthew Marvin (Raymond)

____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário