sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

JCVD,[Bélgica/ Luxemburgo/França,2008,97 mins
Direção: Mabrouk El Mechri
Roteiro: Frédéric Bénudis - Mabrouk El Mechri - Christophe Turpin

Por Wendell Borges - Filme visto dia 27/02/2009 [55º filme visto em 2009]

Cotação
Valor artístico: 1/2
Valor de entretenimento: 1/2

Comentário: Chega a ser irônico que um dos melhores filmes do astro belga, Jean Claude Van Damme (1960), já com quase 50 anos, seja um filme onde a ação física e as explosões típicas de seus longas anteriores, quase inexistam. Trata-se de uma comédia dramática dirigida pelo francês Mabrouk El Mechri, com roteiro escrito pelo próprio Mechri com Frédéric Bénudis e Christophe Turpin.

Van Damme interpreta Van Damme numa daquelas misturas de filme dentro do filme, a persona do ator, seu envolvimento com as drogas, os problemas familiares e conjugais são expostos numa espécie de dissecação de seu alter ego. Os melhores momentos ficam por conta das piadas envolvendo outro astro dos filmes de ação, Steven Seagal (1951), um monólogo onde Van Damme narra aparentemente emocionado uma espécie de desabafo com a mídia e consigo mesmo e sua conversa com um fã, papel do ator Karim Belkhadra, que o faz de refém na agência de correios.

A trama segue um dia na vida do ator, um trecho de uma cena de ação com erros de marcação, conversas do ator com um produtor, suas dificuldades financeiras, até o momento em que ele entra numa agência de correio em Bruxelas, na Bélgica e é feito refém por três bandidos que usam sua figura para tentar ludibriar a polícia. A ironia e o bom humor são o ponto alto do filme. Vale a pena dar uma chance a JCVD, mesmo para quem não curta o trabalho do ator.

Elenco: [ Spoilers!!]

1. Zinedine Soualem [1957 - Ator Francês [ no filme ele interpreta o bandido mal com cara de índio que leva um tiro na cabeça]

2. Karim Belkhadra [O vigia que abre a porta para JCVD e depois revela-se um bandido, ele é fã de Van Damme, pede autógrafo, mas no final é baleado e morto pela polícia.


____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário