sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Casamento de Rachel
Rachel Getting Married, EUA, 2008, 114 mins
Direção: Jonathan Demme
Roteiro: Jenny Lumet

Por Wendell Borges - Filme visto dia 27/02/2009 - [54º filme visto em 2009]


Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

[ SPoilers! ]

A oração adotada pelos Alcóolicos e Narcóticos Anônimos que é rezada várias vezes durante O Casamento de Rachel: "Deus, me conceda serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e bom senso para saber a diferença"

[ Em Inglês ] God grant me the serenity to accept the things I cannot change,courage to change the things I can, and wisdom to know the difference.

Comentário: O diretor Johathan Demme (1944), ganhador do oscar de Melhor Diretor em 1989 pelo filme O silêncio dos Inocentes, conduz a narrativa de forma melancólica, onde as inúmeras apresentações musicais, incluindo até um samba com direito a mulatas rebolando, não conseguem tirar o ar de tristeza provocado pelo drama da personagem Kim, papel de Anne Hathaway, indicada ao oscar de Melhor Atriz. Os movimentos de câmera lentos passeiam pelos cenários tentando encontrar o melhor ângulo ou extrair das imagens alguma profundidade maior do que o drama de seus personagens. Retirando algumas cenas desnecessárias, como a troca de tapas entre mãe e filha, os prolongamentos dos números musicais que se tornam enfadonhos em alguns momentos, O Casamento de Rachel é um filme onde duas atrizes brilham em cena, Hathaway, mesmo com alguns exageros consegue passar credibilidade em seu sofrimento, e Rachel, papel de Rosemarie DeWitt (1974), uma psicóloga tentando reagir racionalmente em meio ao turbilhão de emoções e dramas próximos ao seu casamento também convence. Já Tunde Adebimpe parece um tanto deslocado, apesar de compor um par romântico crível junto a Rachel. Um bom drama, poderia ter uns quinze minutos a menos e retirando algumas cenas desnecessárias é um filme que merece ser visto.


Sinopse: Kym (Anne Hathaway) é uma jovem que está tentando largar o uso das drogas, ela recebe alta para visitar sua família devido ao casamento de sua irmã, Rachel (Rosemarie DeWitt), do qual será madrinha. Mas este não é o único drama de sua vida, à medida que os personagens vão sendo apresentados, outros conflitos vão sendo revelados.

Elenco: Anne Hathaway (Kym) - Rosemarie DeWitt (Rachel) - Mather Zickel (Kieran) - Bill Irwin (Paul) - Anna Deavere Smith (Carol) - Anisa George (Emma) - Tunde Adebimpe (Sidney) - Debra Winger (Abby) - Jerome Le Page (Andrew) - Beau Sia (Norman Sklear) -
Dorian Missick (Dorian Lovejoy)

_______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário