sábado, 9 de maio de 2009

Daqui a 100 anos
Things to come, 1936, 100 mins
País: Inglaterra
Direção: William Cameron Menzies
Roteiro: H. G. Wells, baseado em seu livro "The Shape of Things to Come".
Original: Petro e Branco

Por Wendell Borges - filme visto dia 09/05/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Clássico da Ficção Científica baseado na obra "The Shape of things to come" de H.G.Wells (1866-1946), escritor visionário que tentou através desta obra alertar quanto aos perigos da 2ª guerra mundial.

O melhor do filme são os deslumbrantes cenários criados com todos os recursos técnicos e artísticos da época encabeçados pelo diretor e cenógrafo William Cameron Menzies (1896-1957), vencedor do Oscar em 1929, Melhor Direção de arte por seus dois trabalhos nos filmes Mulher cobiçada (1927) e A Tempestade (1928), Menzies era um dos maiores criadores de cenários de Hollywood da época, ele seria o responsável pela realização dos magníficos cenários de ...E o vento levou (1939). A obra é considerada a primeira superprodução de Ficção Científica.

Sinopse: O filme, baseado na obra de H.G. Wells, é dividido em três episódios. No primeiro, vemos no ano de 1936 uma guerra mundial que reduz toda a sociedade à comunidades primitivas. Na segunda parte, em 1966, uma praga obriga os sobreviventes a viverem em cidades subterrâneas. No último episódio, um grupo anti-progresso incita uma revolta em 2035 para impedir que o homem chegue à lua.

Elenco: Raymond Massey (John Cabal / Oswald Cabal), Edward Chapman (Pippa Passworthy / Raymond Passworthy), Ralph Richardson (O Chefe), Margaretta Scott (Roxana / Rowena), Cedric Hardwicke (Theotocopulos), Maurice Braddell (Dr. Harding), Sophie Stewart (Sra. Cabal), Derrick De Marney (Richard Gordon).

__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário