domingo, 10 de maio de 2009

Fuga do Passado, Out of the Past, 1947, EUA, 97 min
Direção: Jacques Tourneur
Roteiro: Daniel Mainwaring (romance\roteiro)
Gênero: Drama/Suspense

Por Wendell Borges - Filme visto dia 10/05/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento:

Comentário: Sombras e dúvidas, mistério crescente, alguns momentos de tédio, outros cheios de tensão, direção precisa do francês Jacques Tourneur (1904-1977), trama baseada no romance "Build My Gallows High" de Geoffrey Homes (pseudônimo de Daniel Mainwaring /1902-1977), e roteirizado pelo próprio.

Robert Mitchum (1917-1997) excelente no papel de Jeff Bailey e a bela Jane Greer (1924-2001) esbanja sensualidade e frieza no papel de Kattie Moffat. No elenco ainda temos Kirk Douglas (1916) no papel do gângster Whit Sterling. A fotografia de Nicholas Musuraca (1892-1975) é um destaque à parte, Musuraca recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Fotografia P&B no ano seguinte por seu trabalho no filme A Vida de um sonho (I Remember Mama).


Sinopse: Escrito por Geoffrey Homes (pseudônimo de Daniel Mainwaring), o filme narra a história do reservado dono de um posto de gasolina, Jeff Bailey (Mitchum) em conflito com seu passado. Por meio de um flashback, ficamos sabendo que Jeff trabalhou anos atrás como detetive. O gângster Whit Sterling (Kirk Douglas) o contratara para localizar sua amante Kathie (Jane Greer), que teria fugido com 40 mil dólares, após atirar nele. Jeff a encontra em Acapulco, apaixona-se por ela e acaba envolvido numa história de enganos e crimes.


Veja também:




____________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário