sábado, 2 de maio de 2009


Presságio
de Alex Proyas, Knowing,EUA,2009, 121 min

Roteiro: Alex Proyas,Stuart Hazeldine
Elenco: Rose Byrne (Diana Wayland), Nicolas Cage (John Koestler), Chandler Canterbury (Caleb Koestler), Ben Mendelsohn (Phil Beckman)

Por Wendell Borges - visto dia 02/05/2009
Cotação
Força estética:

Comentário: Às vezes eu não entendo bem certos comentários extremamente negativos que são feitos de filmes que abordam catástrofes e desastres de proporções apocalípticas. Estes filmes na grande maioria são fantasiosos e misturam possíveis e imagináveis situações com outras que extrapolam o bom senso. O que acontece é que o sujeito parece já entrar no cinema pensando que irá odiar o filme ou talvez buscando explicações racionais para algo que é pura ficção científica e fantasia e com isso parece perder as sensações que aquele universo imaginativo ali criado poderia proporcionar.

Presságios tem pelo menos duas ou três cenas impactantes que já pagam o ingresso por si só, a cena da queda do avião é um dos mais fantásticos efeitos especiais que eu já vi nos cinemas e a trama que mistura diversos clichês dos subgêneros Aliens, Filmes Catástrofe, Thrillers de ficção científica e Sobrenatural consegue amarrar e costurar bem esses clichês prendendo a atenção do espectador até o final.

Nicolas Cage se afasta um pouco das bobagens que vinha fazendo e Alex Proyas [Dark City, Eu, Robô] volta a mostrar seu estilo e dirige com segurança o material que tem em mãos. Eis um filme que eu teria me arrependido se não tivesse visto no cinema.

Sinopse [Fonte: Epipoca: http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=21303]
Quando uma capsula do tempo é aberta na escola do filho, professor (Cage) se depara com um estranho mapa numérico. Decodificado, este mapa mostra profecias assustadoras: são datas de cada uma das maiores catástrofes globais dos últimos 50 anos, como terremotos, incêndios e tsunamis, tudo em perfeita sequência. O problema é que algumas datas estão por vir, e portanto novos desastres para acontecer.

Veja:
1. http://www.rottentomatoes.com/m/knowing/
2. http://cinemaemcena.com.br/Ficha_filme.aspx?id_critica=7440&id_filme=1431&aba=critica



___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário