sábado, 27 de junho de 2009


Por Wendell Borges

Ficha Técnica
Título Original: Star Trek IV: The Voyage Home
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 119 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1986
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Leonard Nimoy
Roteiro: Steve Meerson, Peter Krikes, Harve Bennett e Nicholas Meyer, baseado em estória de Leonard Nimoy e Harve Bennett e nos personagens criados por Gene Roddenberry

Visto dia: 27/06/2009


Comentário: O fechamento da trilogia iniciada no segundo filme, A ira de Khan (1982) pode ser considerado o melhor filme de toda a saga até o momento. Novamente Leonard Nimoy na direção e um roteiro onde a fantasia e a imaginação extrapolam mais uma vez os limites do impossível. Para salvar a terra o Almirante Kirk juntamente com Spock, Scotty, Uhura, Chekov e Mccoy viajam no tempo para trazer um casal de baleias-jubarte ao século XXIII e impedir que uma sonda destrua a terra. O roteiro mais mirabolante até o momento é conduzido de forma leve, com piadas ingênuas e bom humor, afinal, com uma trama dessas o melhor mesmo é levar na esportiva. Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Trilha Sonora. O diretor de Fotografia Donald Peterman, o mesmo de Cocoon (1985) e Splash (1984) foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, mas quem levou a estatueta foi Chris Menges por seu trabalho no filme A Missão (1986). Os efeitos sonoros foram para Don Sharp por seu trabalho no filme Aliens (1986) e o Melhor Som ficou com a equipe formada por John Wilkinson (I); Richard D. Rogers; Charles Grenzbach (I); Simon Kaye pelo filme Platoon (1986). A trilha sonora assinada pelo já falecido Leonard Roseman (1924- 2008) também foi indicada, mas quem ficou com a estatueta foi Herbie Hancock, que assinou a trilha do filme Round Midnight (1986).


ELENCO
William Shatner (Almirante James T. Kirk)
Leonard Nimoy (Capitão Spock)
DeForest Kelley (Dr. Leonard McCoy)
James Doohan (Capitão Montgomery Scott)
George Takei (Comandante Hikaru Sulu)
Walter Koenig (Comandante Pavel Chekov)
Nichelle Nichols (Comandante Nyota Uhura)
Jane Wyatt (Amanda)
Catherine Hicks (Dra. Gillian Taylor)
Mark Lenard (Embaixador Sarek)
Robin Curtis (Tenente Saavik)
Robert Ellenstein (Presidente do Conselho da Federação)
John Schuck (Embaixador klingon)
Brock Peters (Almirante Cartwright)
Majel Barrett (Dra. Christine Chapel)
Scott DeVenney (Bob Briggs)
Richard Harder (Joe)
Alex Henteloff (Nichols)

Sinopse [Fonte: Wikipedia]: Uma sonda alienígena misteriosa aproxima-se da Terra e começa a evaporar os oceanos, causando um desastre planetário. Também drena a energia de naves e instalações. O Almirante Kirk, retornando de Vulcano a bordo de uma nave "Ave de Rapina" klingon, juntamente com a tripulação da Enterprise, toma conhecimento do fato e decide voltar no tempo para resgatar uma baleia jubarte, pois Spock descobrira que a sonda procurava contactar aqueles cetáceos nos oceanos terrestres, sem se dar conta de que a espécie havia se extinguido dois séculos antes (a ação passa-se no século XXIII). A nave volta no tempo a 1986, pousando em São Francisco, Califórnia. Com a ajuda de uma especialista em cetáceos, a tripulação logra obter um casal de baleias que são, então, transportadas ao século XXIII e comunicam-se com a sonda alienígena. Esta cessa suas atividades e retorna ao espaço sideral. Kirk e a sua tripulação são julgados perante o Conselho da Federação, acusados de apoderar-se da Enterprise e desobedecer ordens (eventos narrados no filme anterior, Star Trek III: The Search for Spock. Todos são inocentados, exceto Kirk, que é rebaixado à patente de capitão mas, pelos serviços prestados ao salvar a Terra, recebe o comando da nova nave Enterprise-A.

Imagens

A mãe de Spock, Amanda Grayson, interpretada pela atriz já falecida Jane Wyatt (1910-2006) na cena acima dá conselhos a Spock sobre os sentimentos humanos.

Curiosidade

O punk interpretado por Kirk r. thatcher que aparece no ônibus perturbando os passageiros com um som extrondante já dirigiu dois filmes feitos para TV com os Muppets, The Muppets Wizard of Oz (2005) e A Muppets Christmas: Letters to Santa (2008).


TRAILER



________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário