segunda-feira, 29 de junho de 2009


Por Wendell Borges


Ficha Técnica
Título Original: Star Trek V: The Final Frontier
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 106 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1989
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: William Shatner (1931)
Roteiro: David Loughery, baseado em estória de William Shatner, Harve Bennett e David Loughery
Efeitos Especiais: Associates & Ferren / Makeup & Effects Laboratories Inc.


Visto dia: 29/06/2009

Atuações: * *
Edição: * * *
Roteiro: * * 1/2
Entretenimento: * * *
Reflexão: * * *
Comentário: Mesmo já sabendo que este era tido como o mais fraco de todos os Jornadas procurei não me influenciar pelos outros comentários e assisti o filme com todo o interesse e boa vontade procurando ver ao máximo seus pontos positivos. Analisando friamente e buscando ver esta estréia de William Shatner na direção de seu primeiro longa-metragem como uma comédia de ficção científica, mesmo assim fica difícil não tachar o filme como o mais fraco dos Jornadas até o momento. Vendo o filme como uma comédia de ficção científica ele soa desengonçado, com piadas ingênuas e bobinhas, como por exemplo o momento em que o engenheiro Scotty bate com a cabeça em um canto da nave após dizer que a conhecia na palma de sua mão e uma ou outra piadinha envolvendo as desavenças entre Spock e McCoy. O roteiro de David Loughery, baseado em estória de William Shatner, Harve Bennett e David Loughery busca explorar as questões que envolvem as crenças das raças em Deus e em um suposto paraíso, para isto ele se utiliza do personagem interpretado por Laurence Luckinbill (1934), o meio-irmão de Spock chamado Sybok, uma espécie de líder espiritual que prega a emoção ao invés da lógica, a idéia não foi tão ruim, apenas acredito que o modo como a narrativa foi desenvolvida é que não foi das melhores.

Curiosidade: O 1º trabalho de Shatner na direção aconteceu nos episódios do seriado Carro comando [T.J. Hooker no original], uma série policial exibida entre os anos de 1982 a 1986. A série teve um total de 92 episódios distribuídos em 05 temporadas. No Brasil foi transmitida pela rede Globo (as duas primeiras) e as demais temporadas pelo SBT.


Vixis, a Klingon interpretada pela dublê musculosa Spice Williams (1952). Ela mede 1m70cm e tem um corpo escultural com braços de halterofilista. No filme Spice interpreta Vixis, a braço-direito no comando da nave de rapina Klingon liderada pelo Capitão Klaa (Todd Bryant).


Premiações: Ganhou 3 Framboesas de Ouro, nas seguintes categorias: Pior Filme, Pior Diretor e Pior Ator (William Shatner). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Pior Filme da Década, Pior Ator Coadjuvante (DeForest Kelley) e Pior Roteiro.

Elenco
William Shatner (Capitão James Tiberius Kirk)
Leonard Nimoy (Capitão Spock)
DeForest Kelley (Leonard McCoy)
James Doorhan (Capitão Montgomery Scott)
Walter Koenig (Comandante Pavel Chekov)
Nichelle Nichols (Comandante Nyota Uhura)
George Takei (Comandante Hikaru Sulu)
David Warner (John Talbot)
Laurence Luckinbill (Sybok)
Charles Cooper (General Korrd)
Cynthia Gouw (Caithlin Dar)
Todd Bryant (Capitão Klaa)
Spice Williams (Vixis)
Rex Holman (Y'onn)
Jonathan Simpson (Jovem Sarek)
Cynthia Blaise (Jovem Amanda)
Bill Quinn (Pai de Leonard McCoy)
George Murdock

IMAGEM

Spock ao lado do meio-irmão Sybok.


TRAILER


_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário