quinta-feira, 4 de junho de 2009


Por Wendell Borges

Plano 9 do espaço Sideral
Plan 9 from Outer Space
Gênero: Ficção Científica
Duração: 79 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1958
Estúdio: Reynolds Pictures, Inc.
Distribuição: Distributors Corporation of America Inc.
Direção: Edward D. Wood Jr.
Roteiro: Edward D. Wood Jr.
Produção: Edward D. Wood Jr.

Cotação:
Valor artístico:
Entretenimento:

Por Wendell Borges - Filme visto dia 04/06/2009 -

Comentário
: Pérola trash escrita, roteirizada e dirigida por Ed Wood(1924-1978), considerado um dos piores diretores de cinema de todos os tempos, fato este que ajudou a popularizar seus filmes. Plano 9 é considerado a obra-prima de Wood, o filme é cheio de defeitos especiais, falhas de montagem, atuações tacanhas e mesmo com todos estes ingredientes mal costurados e mal realizados o filme consegue divertir em vários momentos. Indicado apenas aos apreciadores do trash e da cultura pop cinematográfica. Ùltimo filme de Bela Lugosi.

Sinopse: Uma dupla de alienígenas que estava irritada com as "estúpidas mentes" do planeta Terra faz sua base em um cemitério da Califórnia, pois planejavam através do "Plano 9", que se refere a um eletrodo de longa distância que é colocado nas glândulas pineal e pituitária dos mortos, criar um exército de zumbis que marchassem para conquistar as capitais do mundo. O fato de ressuscitarem só três mortos não os desencoraja. Jeff Trent (Gregory Walcott), um piloto de uma linha aérea que vive perto do cemitério precisa salvar Paula (Mona McKinnon), sua mulher, destes seres.

Elenco
Gregory Walcott (1928) - (Capitão Jeff Trent)
Mona McKinnon (Paula Trent)
Duke Moore (Tenente John Harper)
Tom Keene (Coronel Tom Edwards)
Carl Anthony (Patrulheiro Larry)
Paul Marco (Patrulheiro Kelton)
Tor Johnson (1903-1971) - (Inspetor Daniel Clay)
Dudley Manlove (1914-1996) - (Eros)
Joanna Lee (1931 - 2003(Tanna)
Lyle Talbot (General Roberts)
David De Mering (Danny)
Norma McCarthy (Edith)
Bela Lugosi (1882-1956) - [Ghoul Man - Um dos três mortos vivos ressuscitados, a palavra Ghoul em ingês significa demônio e refere-se a uma lenda de um demônio que atacava túmulos]
John Breckinridge
Edward D. Wood Jr.


CURIOSIDADES
  1. - É considerado o pior filme de todos os tempos.
  2. - Plano 9 do Espaço Sideral foi o último filme de Bela Lugosi. O ator morreu logo no início das filmagens de um projeto inacabado de Ed Wood, "Tomb of the Vampire", sendo que o diretor resolveu incluir sua última cena rodada em Plano 9 do Espaço Sideral.
  3. - Os carros e uniformes da polícia utilizados em Plano 9 no Espaço Sideral são autênticos. O filho de um dos atores do elenco era policial na época das filmagens e conseguiu o material para ser utilizado no filme.
  4. - As filmagens de Plano 9 do Espaço Sideral foram encerradas em 1956, sendo que o filme apenas foi comercialmente lançado nos Estados Unidos três anos depois.
  5. - O orçamento de Plano 9 do Espaço Sideral foi de apenas US$ 60 mil.

IMAGENS

O ator Tor Johnson, ex lutador de luta livre com 1m91 cm e Maila Murni (1921-2008), a personagem Vampira interpretando um dos mortos ressuscitados.


TRAILER


Nenhum comentário:

Postar um comentário