segunda-feira, 22 de junho de 2009



Star Trek
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Alemanha): 2009
Site Oficial: www.startrekmovie.com
Estúdio: Paramount Pictures / Bad Robot / Spyglass Entertainment
Distribuição: Paramount Pictures / UIP
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: Alex Kurtzman e Roberto Orci, baseado em série de TV criada por Gene Roddenberry

Filme visto dia: 21/06/2009

Por Wendell Borges

Comentário: J. J. Abrams é o mais novo midas da mídia audiovisual e comprova seu talento em meio aos projetos com o qual se envolve, a cada filme e série de TV ele prova ser capaz de dar ao público as tramas mirabolantes e fantasiosas sempre com grande aparato técnico. Este reinício da maior saga de ficção científica já criada, STAR TREK já conta com mais de 40 anos, renova o vigor e dá fôlego novo à marca e economicamente começa a gerar uma nova onda de adeptos e fontes lucrativas para as empresas que financiam o projeto. A série criada por Gene Roddenberry e que foi ao ar pela primeira vez em 1966 já está em seu 11º longa-metragem para cinema e já conta com 726 episódios produzidos juntando todas as temporadas desde a série clássica até a última encerrada em 2005, Star trek: Enterprise. É realmente um universo delirante, apaixonante e rico em detalhes, personagens e uma das franquias que merecem ser exploradas por aqueles que gostam de ficção científica.

O Elenco que encabeça este novo filme não decepciona, Chris Pine na pele de James Kirk e Zachary Quinto como o Sr. Spock conseguem ao mesmo tempo em que dão personalidade distinta aos personagens trazem os cacoetes típicos dos interpretados por William Shatner e Leonard Nimoy. Os outros atores, Karl Urban (Dr. Leonard "Bones" McCoy), Zoe Saldana (Nyota Uhura), Simon Pegg (Scotty), John Cho (Hikaru Sulu) e Anton Yelchin (Pavel Chekov) também conseguem criar grandes personagens e aproveitam bem todos os seus momentos em cena. Os efeitos especiais são um outros show à parte, encabeçados pela Industrial Light & Magic a um custo de US$ 150 milhões de dólares. A trilha sonora assinada por Michael Giacchino (1967) também ajuda a envolver o espectador no alucinante e colorido universo de Jornada, só faltou realmente trazer nem que fosse em um pequeno trecho a música de Jerry Goldsmith (1929-2004) dos créditos finais do primeiro Jornada nas Estrelas, que particularmente acho a mais bela já criada em toda a saga.

Elenco
Chris Pine (James Tiberious Kirk) [1980]
Zachary Quinto (Spock) [1977]
Leonard Nimoy (Spock Prime) [1931]
Eric Bana (Nero) [1969]
Bruce Greenwood (Capitão Christopher Pike) [1956]
Karl Urban (Dr. Leonard "Bones" McCoy)
Zoe Saldana (Nyota Uhura)
Simon Pegg (Scotty)
John Cho (Hikaru Sulu)
Anton Yelchin (Pavel Chekov)
Ben Cross (Sarek)
Winona Ryder (Amanda Grayson)
Chris Hernsworth (George Kirk)
Jennifer Morrison (Winona Kirk)
Rachel Nichols (Gaila)
Faran Tahir (Capitão Robau)
Clifton Collins Jr. (Ayel)
Antonio Elias (Oficial Pitts)
Freda Foh Shen (Kelvin Helmsman)
Jimmy Bennet (James T. Kirk - jovem)
Jacob Kogan (Spock - jovem)
Tyler Perry (Almirante Richard Barnett)
Ben Biswagner (Almirante James Komack)
Akiva Goldsman (Integrante do Conselho Vulcano)



VEJA AS RESENHAS PARA OS OUTROS FILMES DA SÉRIE:


Jornada nas Estrelas - O Filme (1979), Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982), Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas IV - A Volta Para Casa (1986), Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final (1989), Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991), Jornada nas Estrelas - Generations (1994), Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996), Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998) e Nêmesis (2002).

_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário