terça-feira, 28 de julho de 2009

Bolt, EUA, 2006, 2008
Site Oficial: www.disney.com.br/cinema/Bolt
Estúdio: Walt Disney Pictures
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures / Buena Vista International
Direção: Byron Howard e Chris Williams
Roteiro: Dan Fogelman e Chris Williams

Por Wendell Borges - Filme visto dia 28/07/2009

Cotação
Valor artístico: 1/2
Valor de entretenimento: 1/2

Comentário: Bolt é uma bela animação dos estúdios Disney, sendo este o 47º longa-metragem deste grande estúdio criado por Walt Disney (1901-1966) e seu irmão Roy Disney em 1923. A animação foi dirigida por Chris Williams e Byron Howard a partir da Idéia de Chris Sanders e roteirizada por Chris Williams e Dan Fogelman; mesmo com uma trama sem grandes novidades, os personagens são bem desenvolvidos e acabamos por mergulhar na viagem do cão super-herói. A animação centra-se na busca do cão Bolt (voz de John Travolta no original e Mário Jorge Andrade na versão brasileira) em descobrir a nova realidade que agora se encontra, agora sem efeitos especiais e perdido fora dos estúdios onde foi criado ele tenta reencontrar sua dona, Penny (voz de Miley Cyrus no original e Maria Clara Gueiros na versão brasileira). Bolt recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2009, perdendo para Wall-E, filme feito com parceria da Disney e os estúdios Pixar e também recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original ("I Though I Lost You").

Elenco (Vozes)
John Travolta (Bolt)
Mário Jorge Andrade (Bolt - versão brasileira)
-------------------------------
Miley Cyrus (Penny)
Chloe Moretz (Penny - jovem)
-------------------------------
Susie Essman (Mittens)
Maria Clara Gueiros (Mittens - versão brasileira)
-------------------------------
Mark Walton (Rhino)
Leandro Hassum (Rhino - versão brasileira)
-------------------------------

Curiosidades

1.
Originalmente, o projeto do filme era chamado de American Dog. Com a compra da Pixar pela Disney e tendo John Lasseter, um dos responsáveis pelo sucesso daquela companhia assumido a divisão criativa do departamento de animação da Disney, o projeto mudou seus conceitos originais de Chris Sanders.

2. A Parceria dos estúdios Pixar com a Disney, iniciada com Toy Story em 1995 já rendeu excelentes animações. Após alguns desentendimentos a Disney finalmente acertou um contrato bilionário e comprou a Pixar por um valor estimado em US$ 7,4 bilhões. Jobs tornou-se, assim, o maior acionista individual da Disney. Steve Jobs, criado do estúdio Pixar tornou-se então o maior acionaista dos estúdios Disney com uma fortuna calculada em torno de U$ 5 bilhões de dólares.

* 1995 - Toy Story
* 1998 - Vida de Inseto
* 1999 - Toy Story 2
* 2001 - Monstros S.A.
* 2003 - Procurando Nemo
* 2004 - Os Incríveis
* 2006 - Carros
* 2007 - Ratatouille
* 2008 - Wall-E
* 2009 - Up

3. É o 1º filme de animação da Disney concebido e produzido para o formato 3D. O Galinho e A Família do Futuro, lançados anteriormente neste formato pelo estúdio, foram convertidos para 3D após serem concluídos.

Sinopse [Fonte Wikipedia]: A história é sobre Bolt, um pastor alemão branco que viveu toda a sua vida nos estúdios de um progama de TV no qual interpreta um cão super-herói. Bolt acaba convencido que possui mesmo os super-poderes desse personagem. Acidentalmente, ele perde-se dentro do estúdio e acaba por conhecer uma gata chamada Mittens e um hamster que nunca larga a sua bola de exercícios. Entretanto, Bolt descobre que os seus poderes de facto não existem. Como Gabu Ritter a direção de Bolt (O Super Cão).


TRAILER







__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário