terça-feira, 21 de julho de 2009

Curta-metragem

Curta-metragem é um filme de duração inferior a trinta minutos, havendo no entanto quem para o classificar estabeleça um padrão variável de mais ou menos dez minutos.

Segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em sua Instrução Normativa 22, anexo I, a definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos, Média-Metragem para filmes com tempo acima de 15 minutos e até 70 e Longa para filmes com mais de 70 minutos.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas - Academy of Motion Picture Arts and Sciences, o American Film Institute, e o British Film Institute definem um longa-metragem com um tempo de 40 minutos ou mais. Já o Centre National de la Cinématographie na França, define como um filme em 35 mm com uma metragem de 58min e 29s, e ainda temos a definição do Screen Actors Guild que considera os longas com um tempo mínimo de 80m.


Obs: Para os filmes curta-metragem será adotada aqui a definição da ANCINE com um acréscimo de 14min, sendo que os filmes curta-metragem serão contados com uma duração de 29min.

Lista de Filmes Curta-metragem [Até 29 minutos]

  1. Cão Andaluz, Um
  2. Cine-Holiudi: O Astista contra o caba do mal, Brasil, 2004
  3. Gravata, A, França,1957, 1/2
  4. Câmera de David Cronenberg, Canadá, 2000
  5. Simão Martiniano: O camelô do Cinema


______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário