sexta-feira, 31 de julho de 2009


Duplicidade, Duplicity, EUA / Alemanha, 2009, 125 min
Direção:Tony Gilroy
Roteiro: Tony Gilroy
Elenco: Clive Owen, Julia Roberts, Tom Wilkinson, Paul Giamatti, Dan Daily, Oleg Shtefanko, Lisa Roberts Gillan

Filme visto dia 31/07/2009

Cotação
Valor artístico: 1/2
Valor de entretenimento: 1/2

Comentário: O novo trabalho de Tony Gilroy, indicado ao Oscar de melhor diretor pelo filme Conduta de Risco em 2008, incluindo também uma indicação ao melhor roteiro original também escrito por ele, reúne dois grandes atores, Julia Roberts e Clive Owen e um time especial de coadjuvantes, Paul Giamatti e Tom Wilkinson, numa trama cheia de diálogos irônicos e envolventes que narra a disputa entre duas empresas do setor Industrial num jogo de gato e rato com tecnologia e alta espionagem, para ver quem lança no mercado o produto mais bombástico. Neste meio termo vamos acompanhando a relação de Claire Stenwick (Julia Roberts) e Ray Koval (Clive Owen), ambos trabalhando para empresas diferentes acabam se apaixonando em um encontro e planejam vencer as desconfianças mútuas para abocanhar um negócio milionário. Realmente me surpreendi com o filme, logo em seu começo já acompanhamos um hilariante encontro em câmera lenta envolvendo dois chefes executivos Dick Garsik (Giamatti) da Equikrom e Howard Tully (Wilkinson) da Burkett & Randle, numa discussão no aeroporto, talvez o melhor momento do filme incluindo os encontros fortuitos entre Ray e Claire e os diálogos ácidos entre ambos. O filme tem muitos flashbacks e a trama não é simples de se acompanhar, o que pode torcer o nariz dos que não apreciem tramas de espionagem, mas o resultado é agradável e vai além do entretenimento convencional, mostrando um universo de câmeras e desconfianças reinantes no mundo midiático atual, e tudo feito de uma forma sutil e cheia de ironia.



_____________________________________________________

2 comentários:

  1. Anônimo8:11 PM

    Thanks for sharing this link, but unfortunately it seems to be offline... Does anybody have a mirror or another source? Please reply to my post if you do!

    I would appreciate if a staff member here at arquivoxdecinema.blogspot.com could post it.

    Thanks,
    Peter

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:26 PM

    Hi,

    Thanks for sharing the link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at arquivoxdecinema.blogspot.com have a mirror or another source?


    Cheers,
    John

    ResponderExcluir