quarta-feira, 29 de julho de 2009


Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, EUA, 139 mins, 2004
Estúdio: Warner Bros. / Heyday Films / 1492 Pictures
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Steven Kloves, baseado em livro de J.K. Rowling


Filme revisto dia 29/07/2009

Cotação
Valor artístico:
Valor de entretenimento: 1/2

Comentário: Terceiro filme da franquia e novamente temos o mesmo problema dos anteriores, ou seja, a fluência da narrativa. É preciso ter uma certa paciência para acompanhar as quase 3 horas de projeção. Com a saída de Chris Columbus, diretor dos dois primeiros e a chegada do mexicano Alfonso Cuarón (1961), tivemos mudanças na estética, antes clara e colorida, agora, sombria e escura, acredito eu também para adequar-se à trama e acompanhar as mudanças mostrando com mais intensidade os aspectos sombrios dos bruxos.

O visual dos filmes, o figurino, a trilha sonora e os detalhes técnicos da franquia Harry Potter são impecáveis, e neste Prisioneiro de Azkaban o filme consegue superar os outros dois, a beleza visual é um dos atrativos que fazem com que a trama não fique tão chata de se acompanhar, destaque para a aparição de BuckBeak (Bicuço), um Hipogrifo criado com extremo realismo pelos efeitos especiais. No elenco surgem novos personagens, o tal de Sirius Black interpretado por Gary Oldman; Emma Thompson, em rápidas aparições como a Professora Sibila Trelawney e David Thewlis, que interpreta o Prof. Lupin, incluindo aqui também a chegada de Michael Gambon para ocupar o lugar do falecido Richar Harris como o Professor Alvo Dumbledore.

Recebeu 2 indicações ao Oscar 2005, nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora perdendo para Homem-Aranha 2 (efeitos) e Em busca da Terra do Nunca (trilha sonora). Para uma superprodução de US$ 130 milhões de dólares a franquia ainda está devendo um filme que seja realmente um grande entretenimento.


Sinopse: O 3º ano de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se aproxima. Porém um grande perigo ronda a escola: o assassino Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas. Para proteger a escola são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.

Elenco
Daniel Radcliffe
Rupert Grint
Emma Watson
Michael Gambon
Gary Oldman
David Thewlis
Timothy Spall
Emma Thompson

O Diretor


Alfonso Cuarón - Nasceu na Cidade do México em 1961. [Veja mais detalhes da vida do diretor na Wikipedia]

Criaturas do Filme


Os sombrios Dementadores



O belo e garboso Hipogrifo Buckbeak.



____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário