quarta-feira, 29 de julho de 2009


Harry Potter e a Ordem de Fênix(Harry Potter and the Order of the Phoenix, 2007)
Direção: David Yates
Roteiro: Michael Goldenberg, J.K. Rowling (romance)
Origem: Estados Unidos/Reino Unido
Duração: 138 minutos

Por Wendell Borges - Filme visto dia 29/07/2009

Cotação

Valor artístico:
Valor de entretenimento: 1/2

Comentário: Finalmente cheguei ao 5º filme da franquia Harry Potter, iniciei a jornada de rever os quatro primeiros no dia 24 de Julho, e entre os dias 24 e 28 revi A Pedra Filosofal, A câmera Secreta, O Prisioneiro de Azkaban e O Cálice de Fogo, cujas tramas já estavam quase que totalmente apagadas da minha memória, e este quinto filme que vejo agora pela primeira vez, na época de sua estréia nos cinemas, em 2007, não me animei muito para assistir, e agora com o lançamento do 6º filme resolvi rever todos os que já havia visto e finalmente assistir ao último que me faltava, restando agora somente O Enigma do Príncipe (2009) que verei em breve, talvez na quinta-feira dia 30.

Voltando ao 5º filme, A ordem da Fênix (2007), com novo diretor, David Yates (1963), e agora também novo roteirista, Michael Goldenberg (1965), finalmente retiraram o Steven Kloves (1960) do cargo e deram oportunidade a uma nova cabeça, e já dá para sentir algumas melhoras na fluência da narrativa, penso que este aqui tenha sido o que menos me aborreceu, apesar de ter menos ação que os anteriores, ficando quase tudo para o final com a grande batalha entre Voldemort e Dumbledore. Agora se tem uma coisa que eu não suporto mais é ver Harry Potter com os malas dos tios e o primo ridículo, é uma das partes mais chatas da franquia vê-lo ter que aturar os "trouxas".

Antes de chegar a Howgart para mais um ano de estudos, Harry Potter usa magia no mundo real para espantar dois Dementadores que o atacaram juntamente com seu primo Duda. Ele é levado para julgamento após receber uma carta de expulsão e recebe ajuda de alguns bruxos incluindo o Olho Tonto Moody. Após ser absorvido com ajuda de Alvo Dublendore, eis que surge uma nova ameaça para Harry e os alunos, a nova professora, Dolores Umbridge, papel de Imelda Staunton (1956) de O Segredo de Vera Drake (2004), chega para intervir na escola e acaba perseguindo os demais professores e castigando os alunos, ganhando poder a cada novo decreto ministerial. Ela é sem dúvida a melhor personagem coadjuvante do filme e rouba a cena todas as vezes que surgem em cena, ela e o duelo final entre Dunbledore e Voldemort são o que há de melhor em Harry Potter e a ordem da fênix. Vale destacar aqui também a presença carismática da atriz irlandesa Evanna Lynch (1991) no papel de Luna Lovegood.

Elenco
Daniel Radcliffe
Rupert Grint
Emma Watson
Ralph Fiennes
Michael Gambon
Imelda Staunton
Gary Oldman


Helena Bonham Carter - Bellatrix


Evanna Lynch - Luna Lovegood


Brenda Gleeson - Alastro Olho Tonto Moody

________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário