quarta-feira, 1 de julho de 2009



Ficha Técnica
Jornada nas Estrelas VI: A Terra desconhecida
Título Original: Star Trek VI: The Undiscovered Country
Gênero: Ficção Científica
Duração: 112 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1991
Estúdio: Paramount Pictures
Distribuição: Paramount Pictures / UIP
Direção: Nicholas Meyer
Roteiro: Nicholas Meyer e Denny Martin Flinn, baseado em estória de Leonard Nimoy, Lawrence Konner e Mark Rosenthal
Produção: Steven-Clarles Jaffe
Música: Cliff Eidelman
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic / Mate World Digital


Visto dia: 30/06/2009


Comentário: O último filme com o elenco original de Jornada nas Estrelas e já prestando uma homenagem a Gene Roddenberry (1921-1991), criador da série , que falecera dois dias após assistir a esta 6ª empreitada de sua criação em longa-metragem para cinema.

Já perto da aposentadoria os integrantes da USS Enterprise vão em sua última missão escoltar o cruzador que conduz o chanceler klingon Gorkon (David Warner) até a terra para uma negociação de paz, isto ocorre após a explosão de Praxis, lua de Qo'noS, planeta natal dos Klingons que com a explosão tiveram alteradas as condições atmosféricas de seu planeta e estão com os anos contados. Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Maquiagem. Jornada competiu com o revolucionário O Exterminador do futuro 2 que papou todos os prêmios técnicos como efeitos sonoros e especiais, incluindo também Maquiagem, dos indicados, Exterminador só não levou Montagem e Fotografia, prêmios que ficaram com o JFK (1991) de Oliver Stone.

Jornada nas Estrelas VI pode ser considerado um dos melhores Jornadas com a tripulação original e novamente tivemos Nicholas Meyer na direção, com roteiro do próprio Meyer juntamente com Denny Martin Flinn (1947-2007), baseado em estória de Leonard Nimoy, Lawrence Konner e Mark Rosenthal e os excelentes efeitos da Industrial Light & Magic / Mate World Digital.


Sinopse [ Fonte: Wikipedia ]: A explosão de Praxis, lua de Qo'noS, planeta natal dos klingons, causa efeitos danosos à atmosfera do planeta e força-os a buscar a paz com a Federação. Esta designa a USS Enterprise para escoltar o chanceler klingon até a Terra, para negociações de paz. O oficial comandante daquela nave estelar, capitão James Kirk, desconfia do processo de paz, em especial devido à morte de seu filho nas mãos dos klingons (em Star Trek III: The Search for Spock).

Ao escoltar o cruzador que conduz o chanceler klingon Gorkon, a Enterprise, sem o conhecimento de seu capitão, dispara contra a nave klingon. Duas pessoas em trajes espaciais da Frota Estelar invadem o cruzador klingon e assassinam o chanceler Gorkon. Ante a ameaça de os klingons abrirem fogo contra a Enterprise, Kirk se rende e se transporta para o cruzador klingon, juntamente com o Dr. McCoy, que tenta salvar a vida do chanceler, sem sucesso. Ambos são presos, julgados por um tribunal klingon e enviados à colônia penal de Rura Penthe.

Azetbur, filha do chanceler assassinado, torna-se a nova líder do Império Klingon e concorda em prosseguir nas negociações de paz, desta vez em território neutro cuja localização permanece secreta. Spock, por sua vez, investiga como a Enterprise disparou contra a nave klingon sem autorização do comandante.

Em Rura Penthe, uma metamorfa ajuda Kirk e McCoy a escapar da prisão para em seguida traí-los, mas os dois são transportados para a Enterprise, em órbita, que havia logrado ludibriar o sistema de controle da fronteira klingon.

Kirk e Spock encontram os assassinos a bordo, mortos, e descobrem a identidade do traidor, que se revela ser a Tenente Valeris. Com a ajuda do Capitão Sulu, da USS Excelsior, a tripulação da Enterprise impede uma nova tentativa de assassinato durante a conferência de paz, em Campo Kithomer, e destroem uma Ave-de-Rapina klingon envolvida na conspiração.


ELENCO
[Curiosidades, datas de nascimento e morte]



William Shatner (Capitão James T. Kirk) Nasceu em Montrela,Quebec, Canadá em 1931. [Altura: 1m77cm]
------------

Leonard Nimoy (Comandante Spock) Nasceu em 1931. [Altura: 1m 85cm]
------------
+
DeForest Kelley (Tenente H. "Bones" McCoy) 1920-1999 - Faleceu aos 79 anos de câncer no estômago. [Altura: 1m 78cm]
------------
+
James Doohan (Montgomery "Scotty" Scott) Nasceu em Vancouver, Canadá [1920- 2005] Faleceu em 2005 aos 85 anos vítima de pneumonia e Mal de Alzheimer.
------------

George Takei (Tenente-comandante Hikaru Sulu) Nasceu em 1937 em Los Angeles, Califórnia, USA.
------------

Walter Koenig (Tenente-comandante Pavel Andreivitch Chekov) Nasceu em 1936.
------------

Nichelle Nichols (Tenente-comandante Nyota Uhura). Nasceu em 1932.


Kim Cattrall (Tenente Valleris) [1956]

Mark Lenard (Embaixador Sarek)
Grace Lee Whitney (Comandante Janie Rand)
Brock Peters (Almirante Cartwright)
Leon Russom (Chefe do comando)
Kurtwood Smith (Presidente da Federação) [1943]
Christopher Plummer (General Chang) [1929]


Rosanna DeSoto (Azetbur) [1950]


David Warner (Chanceler Gorkon) [1941]

John Schuck (Embaixador Klingon)
Christian Slater (Oficial de Comunicações da Excelsior)


CURIOSIDADES



[Fonte: Editado a partir da postagem da Wikipedia e do site Memory Alpha]
Marc Okrand, o sujeito da foto aí acima foi o criador da língua Klingon e do diálogo na língua Vulcan em Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, Marc chegou a publicar um dicionário Inglês/Klingon - Klingon/Inglês, um guia oficial de frases e palavras em Klingon. Ele é um respeitado linguista e filólogo americano; foi contratado pela Paramount Pictures para desenvolver a língua e instruir os atores de "Star Trek II: The Wrath of Khan”, “Star Trek III: The Search for Spock”, “Star Trek V: The Final Frontier”, “Star Trek VI: The Undiscovered Country” e “Star Trek: The Next Generation”. Seu primeiro trabalho foi dublar, na língua vulcan, diálogos para The Wrath of Khan, mesmo os atores tendo filmado falando em inglês.

Okrand previamente trabalhou com linguas nativas americanas. Em 1977, sua dissertação de doutorado da Universidade da Califórnia foi a gramática de mutsun, um dialeto da família Ohlone, pertencente à extinta língua Utian, falada nas áreas centrais da costa norte da Califórnia.

Okrand lecionou lingüistica na universidade da Califórnia em Santa Barbara de 1975 a 1978. Mais recentemente, Okrand criou a linguagem atlante para o filme da Disney Atlantis: The Lost Empire.

Sobre os Klingons e sua Língua.
1. http://www.kli.org/ [em Inglês]
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Klingons
3. http://memory-alpha.org/en/wiki/The_Klingon_Dictionary

Sobre os Vulcans e sua língua
1. http://www.stogeek.com/wiki/Language_Lesson_1 [em Inglês]
2. http://www.starbase-10.de/vld/

VEJA:
1. http://memory-alpha.org/en/wiki/Star_Trek_VI:_The_Undiscovered_Country


TRAILER



_________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Ótimo filme, a despedida da tripulação clássica (e do elenco q a interpretava) não poderia ter sido mais emocionante, chorei na cena final.

    ResponderExcluir
  2. Também gostei bastante Elizabeth. Obrigado pela visita. :)

    ResponderExcluir