quinta-feira, 23 de julho de 2009


O Visitante, The Visitor, EUA, 2007, 103 mins
Direção: Thomas McCarthy
Roteiro: Thomas McCarthy
Gênero: Drama

Cotação:
Valor artístico: 1/2
Valor de entretenimento:

Por Wendell Borges - Filme visto dia 23/07/2009

Comentário: Escrito e dirigido por Thomas McCarthy (1966), este filme tem grande atuação do ator Richard Jenkins no papel do viúvo e solitário professor de economia chamado Walter Vale, ele é forçado a regressar a Nova Iorque para assistir a uma conferência e encontra o seu apartamento de Manhattan ocupado por um jovem casal de imigrantes ilegais, um jovem músico sírio tocador de Djembê chamado Tarek Haaz, papel do ator libanês Haaz Sleiman, e a sua namorada senegalesa, Zainab, papel da atriz zimbabuana, Danai Jekesai Gurira; após explicarem o mal entendido e o porquê de estarem ocupando o apartamento, Vale os convida para permanecer no local até acharem um outro local para ficar, eis que surge então uma improvável amizade que acaba por se desenvolver entre o velho Vale e o jovem Tarek. O filme começa muito bem, mostrando alguns momentos da vida pacata de Vale, sua tentativa de aprender a tocar piano, rápidos momentos de sua solidão, mas acredito que o filme perde um pouco de sua dramaticidade em vários momentos e uma relação previsível entre Vale e Mouna Khalil, a mãe de Tarek, papel da atriz Israelense Hiam Abbass (1960), surge de forma intensa para logo depois mostrar-se incompleta pela narrativa e o filme perde em dramaticidade apesar dos esforços do elenco. Fica então a boa crítica às amistosas relações dos americanos com os imigrantes, principalmente os árabes, algo que parece não justificar-se pela relação das elites árabes com o governo, o que parece ficar claro que o preconceito não é com as diferenças culturais e religiosas, mas com as condições monetárias. Richard Jenkins foi indicado ao oscar de melhor ator, mas perdeu o prêmio para Sean Penn por seu papel no filme Milk.

Elenco
Richard Jenkins como professor Walter Vale
Haaz Sleiman como Tarek
Danai Jekesai Gurira como Zainab
Hiam Abbass como Mouna
Richard Kind como Jacob
Michael Cumpsty como Charles
Marian Seldes como Barbara

CURIOSIDADES E TRILHA SONORA



Felá Kuti - O multi-instrumentalista Fela Kuti (1938-1997) é citado por Tarek em determinado momento do episódio quando ele começa a dar lições de como tocar Djembê. [Veja também]




Glaucia Nasser - A cantora mineira Gláucia Nasser, voz belíssima, tem uma música tocada ao fundo, Lábios de Cetim. Acesse o site da cantora e descubra a qualidade de seu trabalho musical.

____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário